Simples e atemporal

Lar com astral moderno
25 de fevereiro de 2015
Vila São Miguel Paulista
4 de março de 2015

Simples e atemporal

Cores neutras e iluminação pontuada conferem leveza e harmonia ao projeto de interiores deste apartamento 

 

Por se tratar de um apartamento novo, com 189 m2, a reforma idealizada pela designer de interiores Audrea Castro, dispensou qualquer intervenção na alvenaria, visto que a planta atendia às necessidades do casal e suas duas filhas. Um dos desafios da profissional foi criar uma proposta atemporal, com mobiliário e materiais de revestimento de qualidade.

Soluções leves e simples transmitiram requinte aos ambientes, assim como desejavam os proprietários. A escolha dos revestimentos de piso e parede também fez a diferença no visual dos espaços. No lugar de porcelanato em dimensões menores, como o especificado no projeto original, a versão adotada, 1,0 x 1,0 m, aumentou a sensação de amplitude em alguns espaços.

A escolha das cores também teve seu peso para o resultado final, ajudando a reforçar o conceito de contemporaneidade do projeto. A proposta sugeriu uma composição dos tons bege, off white, cinza e branco, predominante no living, seja em estampas dos estofados, seja na tonalidade dos revestimentos de piso, paredes, ou ainda de tapetes e cortinas.

Atenção especial também foi dada à iluminação. “Um projeto adequado pode transformar qualquer ambiente e potencializar a sensação de conforto visual”, justifica. Uma das prioridades do projeto luminotécnico, segundo Audrea, foi o uso de lâmpadas LED na maioria dos cômodos, devido aos benefícios proporcionados pela tecnologia, assim como a longa vida útil e o baixo consumo de energia. As dicroicas também aparecem em alguns ambientes, mas somente para efeito decorativo, intercaladas por AR 70, que valorizaram principalmente o revestimento em relevo da parede principal do home theater, além de AR 111 no corredor do living.

Outra missão da designer ao elaborar a proposta foi levar maior amplitude às áreas comuns. Para tanto, a profissional usou de recursos estratégicos como a disposição mais acertada do mobiliário. Graças ao lay out dos móveis no espaço, quando aberta, a varanda se integra ao living trazendo mais conforto aos usuários. Neste espaço, a cor é mais intensa e os móveis tendem para o rústico chic aliando-se perfeitamente à decoração da sala.

Na cozinha, uma composição de pastilhas cerâmicas sobre a parede principal harmoniza-se aos eletrodomésticos escovados, à bancada e aos armários, arrematando o apartamento com design.

Cores neutras predominam no living com estofados da Artville, mesa de centro da Dunelli House e piso da Recesa. No home theater o painel (Celmar) é valorizado pelo mosaico em relevo (Tropo Bella).

 

Cores neutras predominam no living

 

Living

 

Visão geral do living

 

Integrada ao living, a varanda quando aberta amplia o espaço social e reforça a linguagem do projeto

 

Para a varanda, móveis de fibra sintética com um pouco de cor

 

A varanda está integrada ao living

 

A iluminação pontuada da Lustres Irie traz conforto visual ao jantar com mesa laqueada da Sierra e as cadeiras floridas da Dunelli House. Note que o tapete (TS Revestimentos) compõe com as cortinas no mesmo tom. Para a varanda, móveis de fibra sintética com um pouco de cor. Já na cozinha prevalece a contraposição do branco e preto, presente nos móveis planejados (Elgin) e nos revestimentos de piso e paredes.

 

Jantar conta com mesa laqueada da Sierra

 

As cadeiras floridas são da Dunelli House

 

Na cozinha prevalece a contraposição do branco e preto

 

Móveis planejados (Elgin)

 

Ao fundo, a cozinha em preto e branco

 

Audrea Castro, designer de interiores

Caad fotografia_-81

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por
Imagens J. Vilhora
Matéria Publicada em Revista Decorar 86

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!