O clima e a arquitetura europeia fazem de Paranapiacaba um pedaço da Inglaterra

Apartamento gourmet
8 de junho de 2016
Projeto assinado por Leo Shehtman valoriza peças criativas que remetem ao clima praiano
15 de junho de 2016

Um pouco de história!

O clima e a arquitetura europeia fazem de Paranapiacaba um pedaço da Inglaterra

 

A vila do século XIX é parte de Santo André, sua história e natureza trazem muitas opções de passeios ecológicos e culturais. Nasceu da obra da primeira linha férrea em 1867, que ligava o planalto paulista a Santos, onde residiam os operários da companhia inglesa São Paulo Railway. Em 1874 foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, que receberia o nome Paranapiacaba, que em tupi-guarani significa lugar de onde se vê o mar.

Até então a vila era pouco urbanizada, casas de pau a pique cobertas com folhas de palmeira lhe davam um ar de acampamento. Em 1901, com a duplicação da linha, os ingleses ampliaram e urbanizaram a vila para a chegada dos novos ferroviários. Construíram casas de madeira usando materiais da Europa. Seus tamanhos corespondiam aos cargos: engenheiros moravam em casas de vários cômodos, confortáveis e com paredes duplas para proteger do frio, já o engenheiro chefe residia no topo da montanha, de onde vigiava o que acontecia na vila. Apelidada de Castelinho, é uma das atrações de Paranapiacaba, expõe móveis e artigos da época.

_MG_9322

 

 

Além do tempo úmido e frio, a torre do relógio, a estação e os trilhos que divididem a vila lembram um ambiente britânico. Possui pontos históricos como o clube Lyra Serrano, onde são realizados bailes e festas, o antigo mercado, que realiza diversos festivais culturais, o museu ferroviário, que expõe engrenagens usadas no sistema funicular e o centro de arquitetura e urbanismo exibe maquetes e objetos das obras.

 

Antigo Mercadoa_Foto Norberto da Silva_2011PMSA

 

Clube ULS por A Pedro PSA

 

 

Por Mauricio Campos
Imagens PSA
Matéria Publicada em Revista Decorar 98

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!