Mosteiro de São Bento, 400 anos de destaque na paisagem paulista

Eu quero uma casa no campo!
29 de janeiro de 2016
Upik: arquitetura móvel em São Paulo
4 de fevereiro de 2016

Mosteiro de São Bento

400 anos de destaque na paisagem paulista

 

O Mosteiro de São Bento foi fundado no fim do século XVI no mesmo local onde estava a taba do cacique Tibiriçá, em terras no alto da elevação entre as águas do Anhangabaú e do Tamanduateí. Erguida no período de 1910 a 1922, esta é a terceira edificação da ordem beneditina no local. Inspirada na tradição eclética germânica, a arquitetura tem projeto do arquiteto Richard Bernd.

 

mosteiro

 

A decoração interna, os afrescos e murais são de autoria do monge beneditino holandês D. Adelbert Gresnicht, que veio ao Brasil em 1913, especificamente para a execução do trabalho. Gresnicht era discípulo da tradicional Escola de Arte de Beuron, de Praga (República Tcheca).

O relógio externo tornou-se um ícone local, além de ser considerado o mais preciso de São Paulo. A edificação conta também com um carrilhão e sinos afinados, que tocam nas horas cheias e nas frações. O órgão da Basílica, também alemão, é afamado entre os especialistas. Contém quatro teclados manuais e pedaleira, 77 registros reais e seis mil tubos.

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO – SÃO PAULO (SP) – 22.11.2010 – GERAL – MOSTEIRO DE SÃO BENTO, LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL, É UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURISTICOS DA CIDADE.

 

Relógio do Mosteiro 2

O mosteiro, que abrigou o Papa Bento XVI e atualmente abriga 45 monges enclausurados, possui também um teatro, no qual são realizados concertos musicais e eventos em geral. Porém, são duas as grandes atrações: as missas com cantos gregorianos e a loja de pães, bolos, doces, biscoitos e geleias. Tudo preparado artesanalmente pelos próprios monges, a partir de receitas seculares. Bem localizado, o mosteiro fica no coração da cidade, em frente à estação de metrô homônima.

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO – SÃO PAULO (SP) – 09.11.2013 – VISTA DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO. FOTO: JOSE CORDEIRO/SPTURIS

 

 

 

Por Nádia Fischer e Silvana Rosso
Matéria Publicada em Revista Decorar 90

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!