Jardim de luxo

Suporte para coleções
21 de dezembro de 2013
Áreas externas
10 de março de 2014

Jardim de luxo

Paisagismo e design entram
em verdadeira simbiose em
prol de conforto total e dos
desejos dos moradores

 

1 J.Vilhora_0566

O paisagismo é o ponto alto desta área externa. Espécies como phormium, ixora e geonoma são emolduradas por pedriscos, pelo piso e deck de resíduo de concreto da linha Madeyra Vecchia (Castelatto) e pela forração verde, criando um espaço com desenho diferenciado.

max 1

Sobre o deck, futon
(Bahse Futon) e pufe, revestidos com tecidos Sunbrella (Regatta) com estampas personalizadas
da Unique Mood. Ao fundo,
o spa protegido pelo pergolado é complementado pelas poltronas em fibra translúcida (Estar Móveis).
No muro, o painel em Madeyra Vecchia sustenta
as arandelas.

 

 

 

 

 

 O desejo de uma verdadeira casa dos sonhos com ampla área externa para receber os amigos. Essa foi a premissa que guiou a designer Maximira Durigan e sua equipe para conceber a arquitetura e o design de interiores desta residência em um terreno no Parque dos Pássaros, em São Bernardo do Campo, para um casal com três filhos vindos do interior. O projeto também deveria contemplar facilidade de manutenção, materiais nobres e soluções sustentáveis. O resultado foi uma residência de 480 m2, em dois pavimentos, de contornos limpos e contemporâneos que privilegiam o convívio, graças aos espaços sociais que se conectam entre si por aberturas e através de panos de vidro. “Criei um lugar para se morar bem, mas sem ostentação”, diz a designer, que vê no verde farto do projeto o que há de mais sofisticado nele.
Planejada para propiciar relax por meio de confortáveis móveis e do spa, a área externa é o orgulho da casa. Dividido em estar, jantar e bar, o living integrado é solar e super iluminado não só por causa das esquadrias, mas também pelo pé-direito duplo e do jardim de inverno envidraçado que permite a claridade penetrar sem obstáculos. O estar também funciona como home theater, recebendo o rack de laca com painel de TV, da Art Design, atendendo às duas funções. Escultórica e elegante, a escada quase que flutua e marca o espaço com seu desenho leve e sofisticado. Esse elemento cumpre a circulação vertical e compõe com o volume jardinado.

pág inteira 1

O estar/home theater, recebeu mobiliário confortável tanto para os momentos de convívio quanto
para as sessões de cinema e TV. Conectado ao living, o bar é formado por aparador
em madeira de demolição e por cadeiras em couro, ambos da A Especialista.
Para controlar a luz, persianas Luxaflex, da Beare Decor.

5_J.Vilhora_0377

Elemento marcante do living, a escada que tem estrutura de concreto com degraus em mármore branco piguês
e corrimão de vidro e aço inox compõe com a caixa do jardim de inverno.
O aparador que contorna o sofá e os gardens seats (Archiforma) racionaliza o espaço com flexibilidade.
Composto por móveis da A Especialista, o jantar destaca-se pela obra em fios de cobre de Josiani Durigan e as cadeiras roxas que contrastam com o discreto papel (Beare).

pág inteira 2

O piso de porcelanato integra os espaços e serve de base para ressaltar o design, visto a bancada em Silestone.

A cozinha separa-se do social pelo balcão em Silestone que apoia a sala de jantar, serve para pequenas refeições no dia a dia e faz papel de bar em dias de festa. O contraste entre o preto e o branco dos acabamentos é evidenciado sobre os tons neutros da mobília, passando sofisticação e modernidade ao espaço. Arrematando o conjunto com arte, o projeto previu a instalação da artista plástica Josiani Durigan em fios de cobre e o mosaico degradê com pastilhas de vidro, assinado por Yara Rioto.
Para aquecer o design, no qual prevalecem elementos mais frios, o projeto previu tecidos aconchegantes, como o ultrasuede, e projeto luminotécnico mais quente com AR 111, dicroicas e minidicroicas embutidas no gesso. Móveis com desenhos elegantes ambientam com personalidade. A funcionalidade foi outra preocupação da designer: “beleza sem praticidade não funciona”, diz. Com esse pensamento, aplicou o porcelanato da Mais Revestimentos em todo o piso da casa, inclusive no pavimento superior onde estão as quatro suítes. Por fim, a família encontrou o tão desejado lar doce lar.

finalOs armários em
MDF laminado
(Art Design) da
cozinha se destacam
sobre o branco.
O mosaico de Yara
Brito e o aço escovado
dos eletrodomésticos
e da coifa (Amasf) dão sofisticação ao espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(matéria publicada na Revista Decorar 80, em Dezembro de 2013)

FOTOS J. Vilhora