Gráfico e cosmopolita

Conceito exclusivo
16 de março de 2014
Peças imprimem estilo próprio
23 de março de 2014

Gráfico e cosmopolita

Imóvel na planta ganha tom urbano em projeto de interiores elaborado por Iris Filomena e Marcos Vaz

O apartamento ainda estava na planta quando a decoradora Iris Filomena e o arquiteto Marcos Vaz foram contratados pela família para personalizá-lo. Com 330 m², o imóvel situado no Jardim Anália Franco deveria privilegiar lazer, pois a dupla de empresários, apesar de possuir uma vida corrida e cheia de compromissos “não abre mão dos momentos com os dois filhos, de três e seis anos”, ressaltam os profissionais. O uso de materiais sofisticados e de fácil manutenção, espaços amplos e a personalização de cada ambiente foram os focos do projeto que atendeu aos pedidos dos clientes por transparências, superfícies brilhantes e grafismos. Todo o apartamento é automatizado (Z-Wave e IONS), da iluminação ao acionamento de cortinas e persianas.

Com um ar cosmopolita, o living generoso permitiu a integração de três ambientes. Peças desenhadas e executadas sob encomenda fazem o diferencial e conferem ao projeto uma personalidade única. Nos móveis, tirou-se partido do brilho da laca em tons de preto e variações de cinza. As transparências dos espelhos nas mesas de centro e do home theater se contrapõem com o conforto dos tecidos aveludados do sofá e das poltronas. O grafismo do tapete complementa e integra os ambientes. A mesa de jantar para 12 pessoas tem tampo de cristal laqueado e as cadeiras são revestidas em couro com detalhes de madeira ebanizada.

A iluminação, planejada pela Empório Luz, cria cenas diferentes. No home theater, a luz suave da luminária de piso traz um ar de aconchego, spots embutidos valorizam móveis e objetos específicos. Na sala de jantar dois pendentes ressaltam a mesa. Acima do aparador fitas de LED dão destaque para o fundo e os objetos.

Idealizada para o lazer da família e seus convidados, a varanda mescla materiais de fácil manutenção como o granito com a nobreza do mármore usado na mesa redonda. Churrasqueira, frigobar e cooktop tornam as tarefas mais simples na hora de receber para um churrasco ou uma pizza. Painéis em madeira rústica são a base para um confortável sofá e poltronas em fibra natural. Embutidos com lâmpadas frias mesclados com halógenas e LED propiciam a execução das tarefas. Na área social, arandelas levam aconchego.

A brinquedoteca é o ponto de encontro da família. “Aqui, tudo foi planejado para proporcionar essa união”, explicam. O futton no lugar de um sofá comum convida à brincadeira. Uma TV com sistema de home theater para os programas favoritos e o jogo de vídeo game. Armários, gavetões e nichos para que os brinquedos fiquem sempre de fácil acesso e organizados.

 

01

01. Brilhos nos móveis laqueados da Breton, grafismo no tapete e transparência das cortinas da Wallcovering: o projeto atendeu ao desejo dos clientes.

 

02

03

02. e 03. O bufê laqueado faz divisória entre estar e home theater que recebeu móvel desenhado pelos profissionais e executado pela Arte Móbile. As duas poltronas azuis da Breton saltam aos olhos sobre o fundo neutro. Repare na simetria do design que conjuga com os estofados, o par de bancos e as mesas laterais.

 

04

05

04. e 05. O sofá com chaise da Breton complementado pelas mesas de centro da Brentwood criam um canto confortável para os momentos de lazer proporcionados pelo home theater da Cocuroci Home. Apoiado sobre o móvel espelhado, os quadros levam mais elementos gráficos ao ambiente.

 

06

06. A sala de jantar destaca-se pelo papel de parede que compõe com a pintura azul. Mais brilhos, na cristaleira planejada pelo escritório e o espelho bisotado da Sumaré Vidros. Este cria um efeito ótico e faz jogo com a bancada. O par de pendentes da Empório Luz, a mesa de jantar e a porta da cozinha criam reflexos, segundo o desejo dos proprietários.

 

07

08

07. e 08. A varanda gourmet ganhou traços rústicos com a parede revestida de madeira e os móveis de fibra da Varanda’s In&Out. Para proteger do excesso de luz, persiana da Marengo Decor. No canto da churrasqueira, parede acabada com revestimento da Bollpi e móvel da Florense. Mesa de jantar da Breton para os encontros gastronômicos entre amigos. Objetos decorativos da Grifes & Design e Via Classic.

 

009

09. Em traços sixties e tons constrantes, a brinquedoteca ficou organizada com os móveis planejados da Florense e os nichos executados pela Arte Móbile. Futon da Futon Company e cortinas da Marengo Decor.

 

100

111

10. e 11. O hall de entrada recebe com refinamento. O lavabo recebeu bancada de Marmoglass e cuba (Bollpi). Parede gráfica com papel da Marengo Decor.

Iris Filomena e Marcos Vazz

Iris Filomena, decoradora, e Marcos Vaz, arquiteto

 

Matéria publicada na edição 83.