Elegância em cada detalhe

Design com foco no equilíbrio
11 de abril de 2014
Mares do Sul
12 de maio de 2014

Elegância em cada detalhe

Com linhas limpas, áreas modernizadas e planos abertos, este apartamento alia o estilo clean ao aconchego

Quando compraram este imóvel de 300 m², os moradores – um casal com duas filhas de 20 anos, sabiam que seria necessário encarar uma boa reforma para modernizar os espaços. “O apartamento, antigo, precisava de um retrofit completo, tanto em termos de divisões ultrapassadas quanto acabamentos antiquados”, explica o arquiteto Marcelo Rosset, responsável pelo projeto. “A ideia principal foi ampliar os espaços e tentar integrá-los ao máximo, para conquistar um visual mais leve”, diz ele.

Com relação à planta, o arquiteto também enfrentou alguns desafios, muitos deles ligados a recursos arquitetônicos comuns 30 anos atrás, data da construção. “Como o apartamento tinha degraus, algumas áreas tinham o pé direito baixo. Em função disso, criamos sancas com o entorno rebaixado e o centro mais alto, desenho que confere maior amplitude”, explica Marcelo. Apenas na área íntima, com pé direito maior, o rebaixo com gesso foi uniforme. Já os ambientes com divisões comuns à época, como copa e cozinha, foram integrados e ampliados. “Aumentamos o espaço original da cozinha e da sala de jantar, por exemplo. O imóvel, que antes era muito datado, foi completamente modernizado e atualizado para as necessidades atuais”, diz o profissional.

Como os clientes queriam claridade, fácil manutenção e apelo estético, o arquiteto lançou mão de cores tranquilas e revestimentos clássicos. “Trabalhei dentro dos tons neutros, dos beges às cores naturais. Na área social instalamos um piso de travertino Navona com rodapés laqueados de branco e incluímos painéis de madeira freijó para esquentar o ambiente”, detalha o arquiteto. Já na área íntima, a escolha foi pela madeira tauari em tacos palito no piso e painéis de freijó no home-theater e na suíte do casal.

Outro fator importante que foi considerado foi a automatização e conectividade, já que a moradora precisava ficar em contato com sua empresa 100% do tempo. “Criamos um sistema de rede de internet wireless com duas operadoras para uma suprir a outra em caso de falha”, conta Marcelo. E toda a iluminação dos ambientes foi automatizada, de acordo com o conceito inicial, que previa soluções modernas para suprir as necessidades dos moradores. “Conseguimos aliar a parte estética com o conforto. Os ambientes foram criados de tal maneira que proporcionassem beleza e funcionalidade para os usuários”, acredita. Em um projeto em que o foco principal foi voltado para as soluções de planejamento do espaço, a escolha de revestimentos ideais, de uma marcenaria inteligente de recursos de iluminação e arquitetura para ampliar os espaços foi providencial.

1. Apartamento alia o estilo clean ao aconchego

2. A calma cromática é quebrada com o vermelho intenso dos vasos (LS Selection)

O ar minimalista é ressaltado pelas linhas retas dos móveis, rasgos no teto e pela paleta de brancos e crus presentes no travertino do piso, no tapete (Casamatriz) e no linho (Empório Beraldin) dos sofás. A calma cromática é quebrada apenas com o vermelho intenso da tela (Galeria Fernanda Mil Homens) e dos vasos (LS Selection).

 

3. O ar minimalista é ressaltado pelas linhas retas dos móveis

4. Duas poltronas giratórias (Sergio Fahrer) completam o living

 

Duas poltronas giratórias (Sergio Fahrer) completam o living integrado com mesas de centro de vidro (Vermeil), sofás e namoradeira (Artefacto). A iluminação central (Lab Luz) é garantida com LEDs embutidos no forro. Um nível acima está o jantar com painel de freijó trabalhado e armários laterais (Marcenaria Beldan) que serve de bufê.

 

 

 

5. A sala de jantar com luz natural filtrada por persianas (Silhouette Hunter Douglas, da DMS)

6. Os tons naturais dos revestimentos pincelam este projeto com travertino e painéis de freijó em diversos ambientes

A sala de jantar com luz natural filtrada por persianas (Silhouette Hunter Douglas, da DMS), dois rasgos no teto complementam a iluminação suave promovida pelos pendentes (Lumini). E a mesa com tampo claro (Brentwood) vem acompanhada de cadeiras com encosto de palhinha.

 

7. Encapado por painéis de freijó o home-theater conta com um confortável sofá e um pufe

8. O sistema de áudio e vídeo (Troianos) fica discreto no móvel de madeira com iluminação oculta

Encapado por painéis de freijó o home-theater conta com um confortável sofá e um pufe com acabamento capitonê para as sessões de cinema em casa. O sistema de áudio e vídeo (Troianos) fica discreto no móvel de madeira com iluminação oculta.

 

9. A suíte do casal tem painéis laterais de freijó ripado e placas centrais revestidas de couro

10. hall de entrada com porta pivotante e placas iluminadas por fitas de LED

Acompanhando o madeiramento do restante do apartamento, a suíte do casal tem painéis laterais de freijó ripado e placas centrais revestidas de couro, que delimitam uma cabeceira, e criados-mudos claros (Madeira Bonita). O hall de entrada com porta pivotante e placas iluminadas por fitas de LED.

 

IMG_6372.alta

“A maior influência neste projeto foram os próprios moradores, moldei o apartamento para eles”

Marcelo Rosset, arquiteto

 

Matéria publicada na edição 84.