Elegância em 500 metros quadrados

Rua Oscar Freire
2 de outubro de 2014
Charme em cores e materiais
9 de outubro de 2014

Atmosfera elegante

Cores sóbrias no mobiliário e revestimentos revelam o gosto formal dos proprietários deste apartamento de 500 metros quadrados

Quando começou a idealizar a reforma deste apartamento de 500 metros quadrados em Santana, a designer de interiores Marcia Brunello tinha dois objetivos principais: estabelecer uma atmosfera elegante e que refletisse a personalidade dos moradores – um casal com dois filhos de 10 e 13 anos – e, ao mesmo tempo, elaborar ambientes espaçosos e confortáveis, não só ao convívio familiar como também propícios às visitas constantes dos amigos.  Graças às dimensões generosas do imóvel, foi possível prever todas as solicitações dos moradores. A primeira era a ampliação do living com a criação de um home theater integrado, pois o proprietário é apaixonado por cinema e música. Para tanto, Marcia reverteu um antigo escritório neste ambiente. Enquanto a segunda era a criação de um home family. Uma espécie de home theater, ‘menos formal’ e mais despojado, visto que este espaço é usado pelas crianças para jogar vídeo game. Neste caso, a solução foi eliminar uma das suítes. Além de explorar o conceito de amplitude e boa infraestrutura para áudio e vídeo em todo o imóvel, outra preocupação da designer se referiu aos acabamentos.

“Os proprietários são contemporâneos, porém muito sóbrios, pois não gostam de cores nem modismos”, lembra a profissional, que baseou suas escolhas em tons neutros. A madeira canela, por exemplo, permeia quase todos os cômodos, uma forma de torná-los mais aconchegantes. Enquanto os tecidos seguem uma escala de tons que vai do bege ao marrom, variando entre linho, seda e veludo presentes nos estofados, poltronas e almofadas.  Já os móveis, como mesas, cadeiras e aparadores, alternam laca chocolate e espelho, deixando o colorido para alguns poucos objetos de decoração. Para a designer este foi daqueles projetos motivadores. Talvez pelo astral de família, que participou do início ao fim da obra, interagindo em cada detalhe. “Nenhuma escolha foi aleatória, desde o piso até a madeira dos painéis”, destaca. Outro ponto de contemplação é a varanda. Por sua amplitude, abriga um convidativo espaço gourmet e uma área de estar com poltronas e tapete. Depois do home family é o local mais frequentado da casa, onde a descontração é revelada pela combinação entre as cores azul e branca de alguns objetos e adornos. A suíte do casal é também outro charme à parte. Ampla o bastante para comportar o terceiro home theater, bem como duas poltronas de design, o ambiente prima pelos detalhes, a exemplo da cabeceira da cama concebida em couro chocolate junto ao papel de parede com listras horizontais. Tudo em “ton sur ton”, extremamente elegantes e harmoniosos. Para a designer este foi um daqueles projetos motivadores. Talvez pelo astral de família, que participou do início ao fim da obra, interagindo em cada detalhe. “Nenhuma escolha foi aleatória, desde o piso até a madeira dos painéis”, destaca.

Fotos: Fabiana Stig.

A pedido do casal, o living se tornou mais amplo após incorporar o antigo escritório. A simetria na disposição dos móveis e as cores neutras e sóbrias dos revestimentos revelam uma preferência por composições mais formais.  Ao centro, mesas espelhadas junto de sofás e recamiers da Artefacto criam um tom sobre tom com o elegante tapete. As obras de arte são da Arte Aplicada.

O living se tornou mais amplo ao incorporar o antigo escritório

O estar integra-se ao home theater, construído no lugar do antigo escritório. Com grandes dimensões, um painel foi desenhado pela arquiteta e executado por marcenaria própria. Este ambiente tem ainda tela embutida no forro, acionada automaticamente. Em posição oposta, o jantar acomoda confortavelmente dez pessoas no conjunto de mesa e cadeiras.

O estar integra-se ao home theater, que tem automação da Xtron

O jantar acomoda até dez pessoas

Ampla, a varanda divide-se em espaço gourmet e estar com estofados Artefacto e tapete da Vitrine. Para complementar, algumas pinceladas de cores nos vasos da L’oeil. Despojado, o home family é o ambiente preferido, usado para as partidas de vídeo game. Já a suíte do casal prima pelo bom gosto com cabeceira e criados mudos também da Artefacto.

A varanda divide-se em espaço gourmet e estar

O home family é o espaço preferido dos clientes

Suíte do casa prima pelo bom gosto

 

Matéria publicada na edição 85.