Decor Atemporal

Dicas Leste
17 de março de 2014
O deck ideal
24 de março de 2014

Decor Atemporal

Praticidade e beleza se encontram neste projeto que une a decoração contemporânea aos itens clássicos

Concebido para um casal de meia idade – mas que servisse posteriormente como moradia para seu filho e um sobrinho, este apartamento de 197 m² no bairro dos Jardins passou por uma reforma estrutural, mas sem que nenhuma parede fosse derrubada. “Foi preciso fazer apenas a troca das redes elétrica e hidráulica, além da modernização dos ambientes, afinada com o gosto dos moradores”, conta a arquiteta Claudia Macedo. “Eles também pediram que o imóvel ficasse atrativo para uma futura venda, caso resolvessem comercializá-lo”, complementa a arquiteta. Por isso, a escolha por uma decoração contemporânea com singelos toques clássicos determinou a escolha da profissional, que optou por revestimentos tradicionais para o piso, como o porcelanato e a madeira, pela marcenaria de linhas limpas para os ambientes e por uma iluminação suave, embutida no forro rebaixado. A ousadia surge apenas em alguns detalhes que não comprometem a identidade elegante e atemporal do projeto, a exemplo do turquesa que cobre a porta de correr que separa o home office do estar. “Mesmo as cores seguem uma paleta discreta; de azuis, verdes e lilases. Todas foram decididas em conjunto, entre as minhas sugestões e as dos clientes, chegamos a estes matizes”, conta Claudia.

Sempre atenta ao conceito do projeto, que deveria resultar em uma decoração contemporânea sem excessos, Claudia conseguiu fazer um interessante mix de móveis de desenho limpo combinados a peças assinadas, como a poltrona Mole com pufe, desenhados por Sergio Rodrigues, que servem para uma gostosa leitura no home office. Além disso, este, como os demais ambientes, possuem uma característica em comum: contam com persianas ou cortinas para filtrar a luz natural e possuem iluminação artificial suave ou indireta. “O projeto luminotécnico foi criado pelo escritório e executado por profissionais especializados. O apartamento tem LEDs e dicroicas embutidas e também pendentes e abajures com luz amarelada para compor a iluminação, quase sempre indireta”, explica a arquiteta. Outro ponto que unifica o conjunto é a inserção de tons pastel nos cômodos, em harmonia com a proposta contemporânea e clássica na medida certa. “Os moradores não queriam que tudo fosse neutro, por isso entrei com outras cores na decoração, a exemplo do lilás na sala de jantar e do verde-água na suíte do casal”, diz Claudia. “A reforma resultou num apartamento espaçoso, confortável e prático para os atuais moradores ou para quem vier a morar nele”, conclui a arquiteta.

Apt Peixoto Gomide

Integrado ao estar, o home-theater de 50 m² exibe pranchas de madeira que preenchem uma das paredes de ponta a ponta, enquanto um painel central acomoda a TV e esconde a fiação. A estrutura encanta com seus anéis de ferro, dispostos aleatoriamente. Os tons suaves aplicados aos estofados vão bem com a madeira do banco (Dpot) e do pufe.

 

Apt Peixoto Gomide

Desenhada por Claudia e executada pela Marcenaria Blanco Design, a estante do home theater exibe diversos anéis de ferro. Essas estruturas, além de decorativas, funcionam como suporte para as pranchas e apoio para livros, caso os moradores queiram preenchê-la dessa forma. Os objetos (Archiforma) são destacados por minidicroicas.

 

Apt Peixoto Gomide

Complementando o home theater, as cadeiras Panttoosh (Lattoog Design) fazem bonito e se harmonizam com os tons suaves do espaço. Ao lado delas, mesa laqueada com abajur turquesa. Tapete com florais da Pazyryk.

 

Apt Peixoto Gomide

Uma imponente porta de correr azul-turquesa separa o home office do living integrado ao home theater, que tem sofá neutro com almofadas que replicam em outras nuances o tom da porta, mesma função dos Muranos sobre a mesa escura. O tapete setoriza o ambiente de TV.

 

Apt Peixoto Gomide

Próxima ao home office, uma charmosa mesa (Breton) foi agraciada com quatro cadeiras Marta, assinadas por Aristeu Pires. O pendente ilumina a área e dá destaque ao conjunto. Para vestir todas as janelas da sala a arquiteta optou pelo clássico e delicado voil branco (Alamanda).

 

Apt Peixoto Gomide

Reservado pela porta de correr, o escritório de 13,86 m² tem as superfícies revestidas com papel de parede com aspecto de couro (Alamanda) e marcenaria sob medida (Blanco Design), em ambos os lados. Soberana, a poltrona Mole, do designer Sergio Rodrigues, reina no espaço.

 

Apt Peixoto Gomide

A sala de jantar ganhou um tom de lilás específico, escolhido para compor com o turquesa que pincela o living. O ambiente é formado por uma mesa com tampo de vidro para dez lugares, cadeiras estofadas e uma delicada luminária.

 

Apt Peixoto Gomide

A suíte do casal foi toda reformada: o ambiente recebeu piso de madeira e um sereno papel de parede (Alamanda). A cama, com cabeceira estofada e detalhes de madeira trabalhada (Madeira Bonita), segue o estilo provençal e se combina aos criados espelhados e abajures com cúpulas brancas.

 

Arquiteta Claudia Macedo

Arquiteta Cláudia Macedo

Matéria publicada na edição 83.