Cidade Center Norte

Elegância em cada detalhe
12 de abril de 2014
Sesc Santana
21 de maio de 2014

Cidade Center Norte

 

Fachada Center NorteA criação do projeto da Cidade Center Norte deu-se há 50 anos, graças ao sonho ousado do engenheiro mecânico Curt Otto Baumgart em construir um shopping na Vila Guilherme. “A expectativa era que o complexo inserisse a região Norte na economia de São Paulo, o que na época não acontecia”, destaca a diretora de marketing, Maria Gloria Baumgart, esposa de Curt.

A região era pouco desenvolvida e se dizia que não apresentava potencial para o comércio e os negócios. O local onde se encontra o empreendimento era um espaço brejeiro, cujo aterramento levou mais de 20 anos para ser finalizado. Foram 18 meses de obra para que, em 1984, fosse inaugurado o Shopping Center Norte. Com 300 mil m², o empreendimento fez sucesso e “logo foi considerado um centro de investimento em uma região até então pouco valorizada”, diz. Atualmente, são 331 lojas complementadas por restaurantes, cinemas e equipamentos de lazer.

Visionária, a família, em 1987, inaugurou o Lar Center, um inédito shopping center da casa, com 150 mil m². “O objetivo era reunir em um só endereço as principais lojas de produtos para construir, reformar e decorar”, explica Glorinha, como é mais conhecida. Hoje, são 120 lojas, entre elas Camicado, Fast Shop, Leroy Merlin, Ponto Frio e C&C, como âncoras.

Em 1993, a família Baumgart finalmente cumpriu com o seu propósito: a região consolidou-se abarcando também o segmento de feiras e congressos, com um novo projeto, o Expo Center Norte. Com 98 mil m² tem capacidade para receber 5,1 mil pessoas.

O movimento gerado pelos três empreendimentos, atraindo visitantes de outros estados, gerou a necessidade de se criar um hotel e, em 2000, nasceu o Novotel Center Norte com 28 mil m² e 363 apartamentos. Para atender à comunidade que reside no entorno do empreendimento, em 2002 o grupo criou o Instituo Center Norte que envolve ações e atividades de educação, cultura e lazer.

Com localização privilegiada, a apenas 4 km do centro da cidade, ao lado das marginais de acesso às principais rodovias, distante 13 km do Aeroporto Internacional de São Paulo e ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê, o complexo deu certo. Hoje, circulam pela Cidade Center Norte, em média, 150 mil pessoas por dia, gerando cerca de 600 empregos diretos e mais de 20 mil empregos indiretos.