Amarelo Ousadia

Decor Atemporal
23 de março de 2014
Barra Funda
28 de março de 2014

Amarelo Ousadia

A mesa de centro colorida se destaca em meio a cores neutras e suaves, conferindo um ar jovial ao imóvel

Depois de meses procurando a morada ideal, o casal optou por um apartamento “quase perfeito”. Jovens e recém-casados, eles tinham o desejo de ter um espaço que possibilitasse, vez ou outra, a recepção de amigos e, sobretudo, proporcionasse bem-estar a ambos. Logo após a aquisição do imóvel, notaram que para chegar à configuração mais adequada seria preciso garimpar muitas lojas de decoração. Sem tempo nem conhecimento suficiente para isso, preferiram confiar à designer de interiores Graziela Garavati tal missão.

“Mesmo não entendendo de decoração, os moradores não queriam uma residência com cara de showroom”, lembra Graziela. Como sempre faz com todos que chegam ao seu escritório, a designer realizou longa entrevista com o casal para entender um pouco a personalidade de cada um. Localizado em Santo André, o imóvel de 123 m2 teria de manter a planta original: quatro suítes, living, além de copa e cozinha integradas e varanda gourmet.

Acostumada a grandes reformas, a designer confessa que este projeto foi mesmo desafiador, uma vez que teve de chegar à beleza e à praticidade com recursos enxutos. Por isso a aposta em peças-chave de decoração, que no conjunto tornaram-se mais atrativas que os pontos não alterados.

Apesar do projeto não incluir alterações estruturais, a profissional conseguiu tirar o melhor partido de cantos que pareciam perdidos, otimizando cada centímetro disponível com a escolha do mobiliário adequado. Além disso, manteve a maioria dos revestimentos, exceto o home theater, o jantar, a varanda e o lavabo que receberam interferências em algumas paredes.

Outro ponto fundamental foram as pinceladas de cores em alguns cômodos, como o amarelo que aparece na mesa de centro da sala e no bufê adega do jantar. “Apesar de jovens e descolados, eles são adeptos da neutralidade atemporal, por isso utilizei os tons mais vibrantes com parcimônia”, justifica Graziela.

Na cozinha, por exemplo, mantiveram-se os revestimentos de piso e paredes originalmente brancos. A inovação surge nos móveis que alternam vidros vermelhos a revestimentos melamínico amadeirado. Ainda de acordo com o conceito de inserir cores em meio a nuances suaves, a designer convenceu os moradores a uma discreta ousadia no lavabo, revestido com papel de parede vinílico listrado. Quando chegou à suíte principal não teve jeito, o branco absoluto foi eleito para a marcenaria. Mesmo assim, a cores acabaram sendo bem-vindas nos enxovais e nos objetos decorativos.

Mesa de centro colorida confere ar jovial ao projeto

O estar com home theater foi pensado sobre uma base de cores neutras. A pedido dos moradores, alguns materiais rústicos deveriam estar presentes, por isso a opção pela parede revestida com tijolo cerâmico e acabamento caiado (Bella Telha). Para imprimir personalidade e glamour ao espaço, uma mesa laqueada de amarelo da A Especialista.

 

Living foi ambientado para garantir o conforto

Baseada no conceito de integração, a designer ambientou o living que, além de confortável no dia a dia do casal, pode ser usado para receber com muita classe. Como piso manteve-se o laminado existente, enquanto as paredes receberam acabamento de gesso. Os estofados da A Especialista completam o ambiente.

 

Destaque para o pendente sobre a mesa laqueada

Como os proprietários são adeptos de uma decoração básica, a designer apostou nos uso de poucas peças, porém de grande impacto e que chamam a atenção em qualquer ambiente, como o pendente colocado sobre a mesa laqueada. Lâmpadas dicroicas e PAR AR completam o projeto luminotécnico.

 

 Luminaria do Holandes Marcel Wanders

 

Tela de Odamar Versolatto

Além da luminária do holandês Marcel Wanders, o jantar também surpreende pela discreta ousadia. Sobre o aparador bufê que combina acabamento de laca, tela de Odamar Versolatto. Outra solução elegante foi o uso de papel de parede vinílico marrom listrado.

 

Varanda segue linguagem elegante

A varanda segue a mesma linguagem de despojamento elegante. Neste espaço as únicas intervenções aconteceram na área da churrasqueira, cuja parede principal recebeu um painel de madeira, executado pela Resevila, compondo com móveis de fibra.

 

Cozinha combina revestimento amadeirado e vidros vermelhos

Na cozinha, uma combinação bem dosada entre o revestimento amadeirado e os vidros vermelhos tornou o ambiente jovem e alto astral. Já o porcelanato do piso e da parede são originais do projeto, permanecendo em segundo plano na composição geral.

 

Lavabo conta com papel vinilico listrado

Suite apresenta enxovais e objetos coloridos

Para quebrar a monocromia da palheta de cores neutras empregadas na ambientação do apartamento, a profissional lançou a ideia de um lavabo ousado: empregou papel vinílico listrado em todo o ambiente. Já na suíte, manteve a marcenaria branca executada pela Resevila, permeada por enxovais e objetos coloridos.

Graziela Garavati, designer de interiores

Graziela Garavati, designer de interiores

Matéria publicada na edição 83.