Want To Buy Minoxidil 60ml In Canada Order Zovirax Buy Flibanserin No Precription Where To Purchase Vaniqa Online In Uk Where Can I Buy Cialis Online Safely Buy Generic Erlotinib Online With Mastercard

A mescla perfeita

Em grande estilo
4 de junho de 2014
Espaço gourmet
24 de junho de 2014

A mescla perfeita

Após reforma, dúplex equilibra
elementos de design vintage a outros
exclusivamente contemporâneos

Quando o arquiteto Marcos Biarari e o designer de interiores Márcio Rodrigues assumiram a reforma deste dúplex, localizado em Perdizes, a única determinação dos proprietários (um executivo e uma designer) era de que eles incluíssem itens vintage em toda a ambientação. Com 180 m2, o imóvel tinha bom estado de conservação, por isso não foram necessárias interferências estruturais. Bastou a troca dos revestimentos de pisos e paredes, e outras pequenas intervenções, como a substituição dos sistemas de iluminação e ar-condicionado.

A referência ao design de 1960 aparece em alguns móveis da sala de jantar – cores fortes e pés palito – e também nas estampas do papel de parede, almofadas, pufe e na poltrona de leitura. “Tivemos um cuidado extremo no uso dessas peças, para não tornar o projeto temático. Em contrapartida, utilizamos elementos contemporâneos, como o sofá reclinável de linhas retas e a estante em laca na sala de estar”, justificam os profissionais. No mesmo espaço, além de elegante, o tapete de pelos altos trouxe conforto à família e aos dois gatinhos persas, que adoram deitar em companhia dos donos. Já as lâmpadas em trilho são funcionais e reforçam o caráter atual do ambiente.

Apesar de ter confiado aos profissionais a reforma do apartamento, o casal fez questão de acompanhar de perto cada detalhe do projeto. Antenados e cosmopolitas, queriam que o hall de entrada, por exemplo, fugisse dos padrões mais convencionais e revelasse um pouco o estilo da morada. Entre as escolhas, uma gravura, nas cores preta e amarela, como referência à cultura pop.

Outro espaço personalizado é a cozinha. Para quebrar a monocromia do preto, cor favorita do morador – um apaixonado pela arte gourmet – e seguir o aspecto retrô do restante do projeto, apenas alguns objetos vermelhos e azulejos brancos. A escada de acesso ao piso superior também chama a atenção. Ali, o guarda-corpo de alvenaria deu lugar ao modelo em vidro cristal, capaz de ampliar a visão entre os pisos e tornar o ambiente leve.

Mesmo separados entre os dois andares, os setores privativo e social mantêm a identidade contemporânea da linguagem. Um dos destaques é a suíte master, onde há o predomínio de uma atmosfera neutra com móveis revestidos em tons de branco e amêndoa – uma preferência do casal. Para um melhor aproveitamento do espaço, ao lado da cama, a cômoda com espelho faz às vezes da penteadeira. No mais, tudo pensado para o conforto e intensidade de uso.

1_J.Vilhora_1707

Uma das paredes do social foi eleita para receber o papel com estampa de época (Atrativa Decor). A estante (Marcenaria Chaves) é outro destaque no ambiente, além de apoio aos equipamentos de áudio e vídeo, acopla o pufe (Atelier Petrópolis). Repare na iluminação fixada no trilho.

2_J.Vilhora_1727

Para compor o espaço de estar, o sofá retrátil, ideal para assistir filmes ou relaxar, e as duas poltronas, ambos do Atelier Petrópolis, para convívio. Já a escolha do tapete com pelos longos (Casa Fortaleza) traz mais conforto ao toque. Ao fundo, a cortina de tecido leve (Atrativa Decor).

3_J.Vilhora_1721


No detalhe da estante laqueada, foco para os nichos que acomodam objetos, livros e recordações de viagens.

4_J.Vilhora_1743

No canto reservado à leitura, a poltrona com estampa vintage ganhou ainda mais personalidade ao compor com peças de desenho contemporâneo, como a mesa em padrão nogueira e o tapete de pelo longo.

5_J.Vilhora_1753

Na sala de jantar, a mescla de estilos: mesa com formato orgânico, sobre esta, luminária retrô (Portal ABC Decorações), cadeiras com pés palito – típicos dos anos 1960 –, bufê de linhas retas e um móvel de apoio laqueado que também serve de bar.

7_J.Vilhora_1866

6_J.Vilhora_1819

A varanda tem móveis em madeira ipê, que além de resistir ao tempo, possui linda coloração. O escritório também foi responsável pelo paisagismo, cujo destaque são os vasos com suculentas. Na cozinha, a bancada serve para refeições rápidas e como apoio ao preparo dos alimentos. A cor preta foi uma escolha do proprietário, que adora cozinhar. Os revestimentos de piso e das paredes são da Casa do Porcelanato.

9_J.Vilhora_1903

8_J.Vilhora_1897

Para aproveitar melhor o espaço, o quarto do casal recebeu móveis sob medida, cujos revestimentos em tom branco e amêndoa trazem leveza e neutralidade ao ambiente. Ao lado da cama, próximo ao banheiro da suíte, uma cômoda com espelho serve também como penteadeira.

11_J.Vilhora_1798

10_J.Vilhora_1872

Na escada de acesso ao piso superior, o guarda-corpo de alvenaria foi removido e, no lugar, foi instalado a versão em vidro cristal, que proporcionou amplitude e leveza ao espaço. Já o hall de entrada retrata o estilo da residência e o perfil dos proprietários com uma gravura que remete à cultura pop.

Marcos Biarari, arquiteto e Márcio Rodrigues, designer de Interiores