Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Open House – Casa Cor Paraná
9 de março de 2015
Mostra ‘Tentaculares’ acontece em São Paulo
16 de março de 2015

Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura 

 

Foi divulgada a lista dos vencedores da 2ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura, que comemora os 350 anos da companhia. Além do Prêmio Especial 350, nove projetos foram eleitos por um júri especializado.

O concurso teve 1.056 projetos inscritos, de profissionais e estudantes. Os trabalhos propõem soluções inovadoras, baseadas em conceitos de sustentabilidade aplicados à construção civil brasileira e em sinergia com a matriz de sustentabilidade da empresa.

O melhor projeto da Edição Especial 350 será gratificado com um Citröen C3 Picasso. Já os primeiros colocados de cada modalidade da categoria Profissional serão recompensados com R$ 20 mil, troféu e diploma, e os segundos colocados receberão R$ 10 mil. Na categoria Estudante, o premiado levará um MacBook Pro, troféu e diploma, e o professor orientador receberá um iPad e diploma.

Conheça os projetos vencedores

 

Melhor projeto – Prêmio Edição Especial 350

O vencedor foi Luiz Adriano Trindade de Almeida, da Triptyque Architecture, autor do trabalho RB12. O trabalho visa estimular a reforma de edifícios históricos sem a necessidade de grandes demolições. O projeto se diferenciou dos demais concorrentes por apresentar complexidade de retrofit em conjunto com a aplicação de tecnologias sustentáveis e mais simples nas fachadas.

 

B12

 

Categoria Profissional

Luiz Adriano Trindade de Almeida, da Triptyque Architecture, autor do RB12, também conquistou o primeiro lugar da modalidade Empresarial. A segunda colocação ficou com Maíra Rosauro Zasso, da Uncreated.net, pelo projeto Costa do Ipê Parque Shopping.

Na modalidade Residencial, Patricia de Almeida O’reilly Levy, do Atelier O’reilly Estratégias Sustentáveis, obteve o primeiro lugar com o projeto Casa 88. O projeto resolve com muita adequação diversos aspectos da sustentabilidade, com uma linguagem contemporânea. O segundo lugar ficou com Renato Luiz Arantes de Camargo, do Estúdio Nacional Arquitetura e Design, pelo projeto Casas 3.

O Centro de Eventos e Exposições De Paraty, de Renato Dal Pian e Lilian Dal Pian, da Dal Pian Arquitetos Associados, venceu a modalidade Institucional. O destaque fica para a relevância do projeto arquitetônico e de delicada na inserção na cidade, que não compete com o movimento da paisagem. Em segundo lugar, foi eleito o Centro Olímpico de Sustentabilidade RJ 2016, de autoria de Lourenço Gimenes, Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz, do FGMF Arquitetos.

As vencedoras da modalidade Arquitetura de Interiores foram Moema Falci Loures, Beatriz Elena de Assis Moreira, Julia Rodrigues Pereira e Nathália Pereira Reis Pinto, da Imaginal Arquitetura e Urbanismo, com o Projeto de Reestruturação Física da Santa Casa de Juiz de Fora. À VERT Arquitetura e Consultoria coube o segundo lugar, com o LIVING C, projeto de autoria de Luciana Penha de Carvalho.

 

Categoria Estudante

Na categoria Estudante, o ganhador foi Tiago Tamanini Junior, da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo projeto Escola Pública de Ensino Médio em Período Integral – Blumenau (SC).

 

Escola Blumenau

 

 

Por 
Imagens
Matéria Publicada em Revista Decorar

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!