A primavera chega aos ambientes

Design e armazenamento de vinhos
30 de setembro de 2014
Prêmio Decorar
14 de outubro de 2014

Do lavabo ao quarto, as flores vêm ganhando cada vez mais espaço nas residências

Aos poucos, muitas cores começam a invadir as cidades. Ipês e azaleias imperam pelas metrópoles e deixam as ruas mais simpáticas. Mas a beleza das flores também pode complementar o décor do lar. Em diferentes ambientes, elas levam vida e toque único.

“Quem prioriza o aconchego não pode abrir mão de flores em casa.  Elas remetem ao bem-estar e à harmonia e trazem charme e delicadeza a qualquer espaço”, conta o designer de interiores Marco Dias Reis. O profissional participa da mostra Morar Mais Por Menos 2014 e utilizou em seu ambiente, o Quarto do Casal, algumas flores para imprimir a sensação de acolhimento.

Marco explica como fez uso das flores no espaço: “Elas foram acopladas nos skyplanters, um tipo de vaso que fica de cabeça para baixo. O sistema de irrigação se parece com uma vela de filtro. Basta molhar a planta para que a raiz fique sempre úmida e a flor sempre bonita”. Para quem gosta da ideia de ter flores ou plantas no quarto, o designer sugere as samambaias, as orquídeas e os antúrios como boas opções para compor o ambiente.

A cozinha também pode contar com a beleza e simpatia das flores, principalmente na estação mais florida do ano. “Considerando que a cozinha é tida como uma das áreas mais frias da casa, as flores conferem mais alegria e menos rigidez. O uso de flores demostra carinho, vida que se instala nesse lugar, despertando e aguçando sentidos, como o olfato”, destaca a designer de interiores Fabiana Visacro.

Outro espaço do lar que pode receber plantas e flores é o lavabo. “Um ambiente delicado, mesmo com pequenas dimensões, como o lavabo, pode se tornar imponente e cheio de destaque com as flores e com o frescor da primavera. Elas são uma excelente aposta para trazer mais frescor e charme a esse cantinho da casa”, salienta a designer de interiores Laura Santos. 

Fotos: Kleber Schmidt, Henrique Queiroga e Osvaldo Castro.

No projeto do designer Marco Dias Reis, as flores foram acopladas nos skyplanters e sua irrigação e manutenção são simples.

Neste projeto, as flores foram acopladas nos skyplanters

Na cozinha projetada por Fabiana Visacro, o espaço ganha graça e leveza com plantas cultivadas em xícaras.

O espaço ganha graça e leveza com plantas cultivadas em xícaras

Detalhe da decoração com flores

Para Laura Santos, o papel de parede floral pode dar um toque delicado ao lavabo.

Papel de parede floral confere toque especial ao lavabo