Vivências dos moradores vão se materializando no décor deste projeto, que prima pelo aconchego e atemporalidade

destaque
Imovél ganha projeto funcional e prático, com bases neutras para ressaltar móveis, revestimentos e objetos
2 de outubro de 2017
destaque
Bem-estar, estabilidade e mudanças sociais expressam as cores eleitas para 2018
15 de outubro de 2017
destaque

As paredes do ambiente, a fundo, são revestidas com painéis em freijó ripado e paginado, desenho da designer e execução da SS Marcenaria.

Design afetivo

Em seus projetos, a designer Andrezza Alencar coloca a emoção e as vivências dos moradores à frente de modismos

 

 

 

destaque

As paredes do ambiente, a fundo, são revestidas com painéis em freijó ripado e paginado, desenho da designer e execução da SS Marcenaria.

 

Com estilo contemporâneo e atemporal, a designer Andrezza Alencar tem em mente que cada projeto é definido sempre pelo cliente, por isso cada um é único e bem personalizado. Segundo ela, o feedback sempre evoca muito aconchego e o fato de os projetos não envelhecerem. “Não sigo modismos, gosto de projetos duradouros”, define. Mas o que realmente chama atenção nesta profissional é sua veia emocional impressa em cada detalhe.

 

“Meus projetos têm a alma e as características de quem habita. Digo sempre que um bom projeto deve revelar quem mora ali, contar a história dessa pessoa ou da família.”

Andrezza Alencar, designer de interiores

 

 

projeto2

Repare que na base da estante foi instalada uma lareira de biofluido, da Ecofireplaces, em nicho de mármore travertino navona bruto. Uma tela de projeção embutida e um lift com projetor integrado e caixas de som embutidas no forro transformam o ambiente de conversa em um verdadeiro cinema em casa. Sofás e mesa de centro, da Breton, e tapete, Vitrine By Casa Fortaleza.

 

projeto3

A copa em estilo bistrô com toque provençal realizou o sonho da moradora, com armários Bontempo.

 

projeto4

Boas misturas de texturas fazem a diferença, como a grande mesa de jantar, da Brentwood, e o buffet de madeira com gavetas revestidas de camurça, da Interni, sob quadro da Urban Arts.

 

O projeto deste apartamento de 270 m², na Vila São Francisco, começou com a entrega das chaves. A obra demorou seis meses, mas o processo todo levou cerca de dois anos e meio para o casal sem filhos – ela é médica; ele, profissional da área de manutenção de aviões – que queria um canto acolhedor, com clima de casa, sem ostentação e que pudesse abrigar a família mineira sempre que necessário. Por isso, o apê conta com quatro suítes, sendo uma do casal, duas de hóspedes e um escritório.

 

As referências de madeira e materiais naturais que o casal levava às reuniões com Andrezza foram interpretadas pela designer em misturas bem elaboradas, como a estante de freijó natural com lareira de travertino navona bruto no living e, para completar o mix de texturas, um tapete de sisal e chenille. E seguiu com essa proposta em cada ambiente.

 

projeto5

Na suíte do casal, cores suaves acalmam o ambiente decorado com cama e criados da Quartos Etc. Roupa de cama, MMartan.

 

Na sala de TV, a luminária desenhada por Andrezza Alencar com base de tronco guardado há 50 anos pela família da moradora, foi executada por Monica Cintra. Mesinha da Lider Interiores.

 

As poltronas da Interni seguiram o conceito de mistura de materiais, aqui com madeira, linho e tiras de couro.

 

Outras referências captadas por Andrezza vão se materializando no projeto, como a copa em estilo bistrô com toque provençal – um sonho da moradora – e o terraço dividido em duas áreas, uma de estar e outra gourmet, que conta com churrasqueira, cervejeira, bancada de apoio com cuba e uma confortável mesa para refeições. Afinal, família mineira adora se reunir em torno de uma mesa com boa comida e conversa.

 

Como os moradores gostam de colocar suas vivências no décor, seja lembranças de viagens ou objetos de família, Andrezza aproveitou um pedaço de tronco de árvore que o pai da moradora encontrou na fazenda da família guardado há 50 anos para se transformar na base de uma luminária desenhada por ela e executada pela designer Monica Cintra, especializada em criar peças com madeira descartada pela natureza. Detalhes que fazem a diferença. “Projetar uma casa é entender, vivenciar e conhecer o jeito de viver de cada cliente, por isso, até o final do projeto, a maioria passa a ser amigo”, comemora Andrezza.

 

projeto8

A cozinha tem um toque clean e atemporal com armários no tom cinza, da Bontempo, quebrado pela divertida lousa ao fundo e pelo e piso da linha Rio Retrô Mix, da Portobello Shop.

 

Thiago Travesso_01092017_02

Varanda Gourmet.

 

 

projeto9PERFIL

Naturalidade: Piracicaba (SP)

Formação: design de interiores na Escola Panamericana de Artes, administração de empresas na UNIMEP e interior design no Instituto Marangoni, em Milão

Tempo de atividade: 9 anos

Áreas de atuação: residencial, comercial e corporativo

Mostras que participou: Quartos Etc, (seis anos seguidos), Artefacto Beach & Country e VEJA Riviera de São Lourenço

Estilo: contemporâneo e atemporal

Morar bem é:  ter a nossa casa como refúgio, onde guardamos e mostramos nossa história de vida, onde relaxamos e encontramos a paz…

Bom design é: aquele que atende as necessidades e funcionalidades de forma inteligente e elegante.

Sustentabilidade é: o uso correto e consciente dos materiais em tudo o que fazemos.

Luxo é: muito particular… Para mim, pode ser ter uma tela que me remete a uma lembrança de infância; para outro, a compra de um carro ou uma joia. O verdadeiro luxo é ter algo que nos faz feliz!

O cliente ideal é: aquele que confia no profissional que escolhe e deixa claras as suas necessidades e desejos.

Uma obra de arte: as de Ana Nitzan e Claudio Solferini

Um revestimento: mármore travertino navona

Um mobiliário: de linhas retas e design autoral

Uma obra de arquitetura:  Bosco Verticale, em Milão. Amo ver aquela floresta flutuante!

A casa brasileira é: cheia de vida e leveza!

 

 

 

Por Rosana Ferreira
Imagens Thiago Travesso e Phoética Atelie Fotográfico

Matéria Publicada em Revista Decorar 123.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!