Tons neutros deixam o projeto iluminado e conferem destaque para peças de design

Viagens da proprietária inspiram pinceladas de cor no projeto da Itten Design
26 de junho de 2017
Painéis trazem texturas e elegância aos ambientes do projeto
28 de junho de 2017
destaque

Elegância italiana

Projeto aposta em móveis de design importados, ressaltados pela base clara do apartamento

 

projeto1

Living e varanda são integrados, com piso nivelado – no estar, de Silestone e, na área externa, deck de cumaru. Na área externa, a dupla de poltronas Crinoline (B&B Itália), de Patrícia Urquiola, são quase esculturas. Elas dividem espaço com o sofá modular sem encosto (Casual). A mesa de centro foi desenhada pelos arquitetos e executada pela Laude Marcenaria. Note ainda a luminária de mesa Taccia, com design de Achille Castiglioni e Pier Giacomo Castiglioni.

 

Quando recebeu a proposta de reformar esse novo apartamento de 500 m², localizado em Higienópolis e recém-entregue da construtora, a dupla de arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni teve o desafio de projetar um espaço com muito design italiano para um jovem casal e seus dois filhos, que amam viajar e ser anfitriões de jantares com amigos e encontros familiares. Criar uma Itália de bolso, com o que há de mais qualidade e personalidade, era a ideia principal, mantendo uma decoração atual e uma paleta de cores claras.

O projeto seguiu uma linha sóbria quando se pensa em revestimentos – com silestone no piso e tinta na parede – e as grandes janelas, que propiciam muita luz solar, garantiram mais claridade e aconchego, exatamente como o desejado. Nas áreas comuns, os espaços integrados são perfeitos para receber bem, mas ainda contaram com uma solução inteligente e que propicia privacidade quando desejado – a sala de almoço pode ser unida com a de jantar, para abrigar vários convidados, mas quando a família está sozinha, uma porta de correr de espelho tem a capacidade de segregá-las, dividindo o salão em dois. “Se a casa estiver cheia de convidados, a porta de espelho se abre e todos podem se acomodar em ambas mesas e ficarem próximos”, explicam os profissionais, que também se preocuparam muito com a funcionalidade de cada ambiente.

Os tons neutros deixam o apartamento iluminado
e conferem destaque para as peças de design.

 

projeto2

O design italiano esta em peso nos mobiliários do living, composto por dois sofás Andersen Slim da Minotti, dispostos frente a frente. Ao centro, a mesa de vidro 269 MEX, com base preta, é da Cassina. Note ainda a luminária Melampo, com design de Adrien Gardere, ao lado de um dos sofás.

 

projeto3

Integrada ao living, a sala de jantar mais uma vez recebeu móveis com design de Patricia Urquiola – como as cadeiras Husk, com estrutura de alumínio pintado e enchimento das almofadas em fibra de poliéster. A vasta mesa Uves (Andreu World) acomoda facilmente doze pessoas.

 

projeto4

Aqui, uma solução inteligente: uma porta de correr de vidro pode integrar ou não a sala de jantar com a sala de almoço, formando um grande salão para receber amigos. O destaque são as cadeiras Papillo, dispostas ao redor de uma mesa circular, que foi escolhida por ter um bom formato para que todos se vejam ao conversar. O pendente duplo da Puntoluce fecha o decor.

 

Para garantir que a sala de jantar também tivesse um bom tamanho, a dupla eliminou uma varanda lateral previamente existente, nivelando o piso e a integrando ao cômodo.

Esses dois ambientes ainda se conectam com o living e home theater, mobiliados com peças de design importadas da Itália. Uma grande lareira feita em réguas de mármore foi projetada exclusivamente para o home, que recebeu um mobiliário para expor artefatos das viagens da família.

A varanda de 50 m², por sua vez, é extensão da área interna e foi nivelada na mesma altura do living, ampliando ainda mais a área social. “Cobrimos o piso existente, antes cerâmico, com um deck de cumaru (RB Pisos) o que conferiu uma atmosfera de área externa para a varanda”, expõe. Com um ar mais despojado, a área externa também recebeu móveis de design, para seguir a mesma linguagem de todo o apartamento. A exemplo o sofá Brend, assinado por Patrícia Urquiola, ou as poltronas Crinoline, de desenho dramático. Ali, o paisagismo ainda aparece para humanizar o apartamento, com vasos vietnamitas que acomodam espécimes como murta e buchinho. “A mesa de centro tem nichos para receber plantas e foi, a pedido da cliente, desenhada pelo escritório”.

 

projeto5

Com muito design, o apartamento de espaços sociais integrados recebeu base clara, para deixar as peças brilharem.

 

projeto6

Os objetos decorativos, todos da Marché Art de Vie, trazem graça e personalidade.

 

 

projeto7

 

 

 

 

“Apostamos em um apartamento atual com mobiliários italianos e paleta de cores claras”
Gilberto Cioni e Olegário de Sá, arquitetos

 

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens
 Lufe Gomes

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!