Tons neutros clareiam o ambiente e direcionam o foco para mobiliário e obras de arte

destaque
Ricardo Rossi propõe aconchego em projeto de estilo contemporâneo
7 de julho de 2017
destaque
Projeto de Spa propõe ser um oásis urbano
13 de julho de 2017
destaque

Por Marcela Millan

 

Ousado, mas na medida

Projeto de estilo contemporâneo pega carona na personalidade dos moradores e faz boa combinação com móveis clássicos e cores fortes.

 

projeto1

Em primeiro plano, a charmosa La Chaise, design da dupla Charles e Ray Eames, de acrílico, dá um toque clássico ao amplo living, que conta com sofá, da loja A Especialista, em contraste com as cores das poltronas executadas por Adriana Tapeçaria. Ao centro, a mesa de vidro, d’A Especialista, recebeu objetos decorativos dos moradores. Todo mobiliário é amparado por um longo tapete de algodão, da By Kamy. A parede com pintura que lembra cimento queimado acomoda quadro chinês adquirido em museu de Beijing.

 

Viva os noivos! Com a perspectiva de juntar as escovas de dentes, o jovem casal  de estilo descolado e moderno  decidiu reformar o apartamento do proprietário, profissional do mercado financeiro, para adaptá-lo à vida a dois. Localizado no Panamby, o imóvel de 210 m² ainda novo – o noivo foi seu primeiro morador e havia mantido o apartamento exatamente como recebeu da construtora – precisava de personalidade própria. Para ajudar nessa nova fase, ele procurou a arquiteta e amiga pessoal Camila Rosa.

 

“Ele sempre sonhou com uma sala integrada, para receber amigos e ter a casa cheia” conta a profissional. Para atender esse desejo, ela removeu a alvenaria que envolvia as portas de vidro da varanda, refez a soleira no espaço que antes existia o trilho da esquadria e, por fim, nivelou o piso. Assim, living e área externa foram unidos, formando um espaço de aproximadamente 60 m² que deveria ter boa circulação. “Optamos por não dividir os ambientes com sofás. A circulação deveria ser livre e o espaço, amplo”, explica.

 

 

projeto2

Living, jantar e varanda parecem um ambiente único, em que a disposição do mobiliário foi pensada para não prejudicar a circulação. Aqui, o forro de gesso recebeu iluminação de spots.

 

projeto3

Um dos destaques do projeto, o quadro do turco Ali Gulec expõe a personalidade dos moradores. Ele foi combinado com um aparador-bar de madeira laqueada desenhado pela arquiteta e executado pela Marcenaria Drumelo. Repare no contraste de estilos com a dupla de cadeiras clássicas revestidas de veludo.

 

Em toda a área social, a ousadia desponta nos revestimentos, nos toques do décor e nas pinceladas de cor que enchem o espaço de energia. “Jovens e modernos, os proprietários gostam de tons fortes e impactantes. Por isso, segui um projeto contemporâneo, mas com alguns objetos clássicos, como as poltronas de veludo”, exemplifica. O mobiliário existente recebeu tecidos personalizados escolhidos pelos moradores – como o estampado azul vibrante que mudou a cara das poltronas retas – que se conectam harmoniosamente com a marcenaria desenhada pela arquiteta, a exemplo do aparador que também faz as vezes de bar em tom marcante de bordeaux. A seleção de peças de design assinado arremata o mix – a peça La Chaise, da dupla Charles e Ray Eames se esparrama elegantemente no living.

 

No piso, o padrão madeirado foi escolhido para aquecer o ambiente e, por vezes, é recoberto por tapetes. Como era desejo do cliente, as paredes da entrada e do fundo da sala receberam pintura que remete ao cimento queimado, um toque moderno no projeto. Sobre elas, os quadros são impactantes e coloridos, como a caveira reestilizada com ar divertido – destacada pelo projeto luminotécnico, que mescla spots de embutir, lâmpadas dicroicas e AR70 com focos específicos, o que possibilita diversas cenas de iluminação.

 

“Desenvolvi um projeto com espaço de circulação amplo, elegante, jovem e leve.”

Camila Rosa, arquiteta

 

 

projeto4

Extensão do living, a área externa tem deck de madeira e sofá em L, executado pela Marcenaria Drumello, com almofadas de tecido do Armazém Paludetto. O espaço de relax conta ainda com TV 60 polegadas Samsung, vasos da L’oeil e paisagismo pensado pelo próprio morador.

 

projeto5

Nesse canto da varanda, um pequeno espaço gourmet conta com churrasqueira Estilo Grill instalada na parede revestida de madeira de demolição para criar um clima rústico, que também está nos armários executados pela Marcenaria Chaves. A mesa de refeições de mármore travertino desenhada pela arquiteta é composta com cadeiras de acrílico, design de Philippe Starck.

 

projeto6

A sala de jantar, unida ao living, tem mesa laqueada e pendente clássico, da Lustreco. Uma das paredes foi inteiramente revestida de espelho para refletir o ambiente e criar sensação de amplitude.

 

 

Imagens Mariana Orsi