A sobriedade e a paleta reduzida, quase monocromática, foram os pilares do conceito neste projeto

DESTAQUE
Tendências do décor na Mostra Artefacto Beach & Country
20 de setembro de 2017
destaque
Projeto aposta em cores neutras, sóbrias e revestimentos com acabamento natural para um apê masculino
26 de setembro de 2017
destaque

Tons e tramas

Em Miami, Myrna Porcaro aposta em paleta de cores reduzida e nas texturas para compor um décor essencialmente sofisticado

 

 

Myrna1

 

Na aquisição da nova residência – a quinta da família –, o proprietário designou a arquiteta Myrna Porcaro para repaginar o décor. A composição antiga não valorizava os espaços, por isso os proprietários esperavam que o imóvel se tornasse elegante, sofisticado e muito funcional. O apartamento de 250 m², localizado em Sunny Island, em Miami, ganhou um visual sóbrio, com paleta de cores bastante reduzida. Para compensar, a profissional diversificou o uso de texturas, para valorizar os ambientes com sofisticação.

 

Um exemplo disso está logo no hall dos elevadores. “Incluímos painéis de carvalho tonalizado revestindo paredes e portas, e um imenso espelho antigo na principal parede”, explica Myrna, que, além de um escritório em Belo Horizonte, onde nasceu, comanda mais dois, um em São Paulo e outro em Miami. Mais adiante, o foyer surpreende por trazer um pórtico de ônix com iluminação ledlight por trás. Já nas paredes, a principal recebeu chapas de ônix com iluminação interna, enquanto as demais ganharam painéis de carvalho tonalizado – que vêm do hall dos elevadores e se estendem por todo pavimento, seguindo pelo living até as portas de vidro da varanda. O foyer conta ainda com uma imponente escultura de bronze assinada por Leopoldo Martins.

 

Myrna2

 

Myrna3

 

O living ressalta a sofisticação esperada pelos proprietários. A estonteante estética clean, marcada pelos tons de cinza no revestimento das paredes, no estofado das poltronas e no tapete, fazem com que o ambiente se revele aconchegante e ao mesmo tempo refinado. Além do cômodo propiciar momentos relaxantes com vista para o mar, há ainda um espaço designado para o home office e bar, com uma bancada de ônix iluminada internamente. Uma calha oculta, que serve para dar suporte a laptops e impressora, está inclusa no local e, na parte inferior, um armário oculta adegas climatizadas – bom exemplo da funcionalidade desejada pelos proprietários.

 

“Investimos num dramático mix de texturas e superposições de estruturas que se valorizam mutuamente”

Myrna Porcaro, arquiteta

 

Myrna4

 

Myrna5

 

A sala de jantar foi decorada com cuidado, uma vez que não há um espaço amplo. Optou-se por utilizar uma mesa redonda de base de acrílico e tampo de cristal, enquanto as cadeiras têm estofado em couro fendi. Para garantir a unidade visual do projeto, as suítes foram decoradas com a mesma paleta de cores sóbrias – dos painéis estofados de couro a móveis e roupas de cama em tons que vão do nude ao pérola.

“Na varanda social, móveis pensados para resistirem ao tempo se integram ao conceito do apartamento”, explica a arquiteta. Tons de cinza e bege dão um toque elegante ao ambiente, e os cachepots de mármore botticino grego acentuam a estética clássica e refinada do projeto.

 

Myrna6

 

Myrna7

 

 

 

Por Victor Hugo Felix
Imagens Divulgação
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!