Reforma em apê propõe injetar estilo sem exageros, no conceito luxo contemporâneo cheio de personalidade

destaque
Projeto aposta em cores neutras, sóbrias e revestimentos com acabamento natural para um apê masculino
26 de setembro de 2017
destaque
Reforma em cozinha torna o ambiente ideal para pais e filhos compartilharem momentos
2 de outubro de 2017
destaque

Minimalismo cinza

Reforma em apê na capital gaúcha valoriza linhas retas e cores sóbrias para expressar a jovialidade e a sofisticação do morador

 

 

apê

O revestimento de porcelanato Portobello foi utilizado em todo o ambiente, proporcionando maior integração entres os cômodos. O painel da TV recebeu o mesmo material, porém aplicado no sentido horizontal.

 

Um jovem piloto, solteiro e bem-sucedido sonhava em morar em um ambiente aconchegante, com ares contemporâneos. No entanto, o seu apartamento de 130 m², no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, era um imóvel dos anos 1980 que não se encaixava nos seus anseios. Assim, o rapaz encarregou a arquiteta Bibiana Menegaz de repaginar o décor e transformar o apê em um espaço moderno, marcado pelo lifestyle urbano. “O conceito almejado era o luxo contemporâneo, uma atmosfera minimalista. A proposta foi, portanto, injetar estilo sem exageros, com muita personalidade”, explica a profissional.

 

O proprietário deu liberdade para Bibiana criar o projeto e fazer as modificações necessárias no apartamento. Como o rapaz queria espaço amplo para receber os amigos, uma das primeiras ações foi derrubar a parede da cozinha, de modo a integrá-la ao living e à sala de jantar. Sem divisória, a cozinha ganhou uma ilha, um forro de gesso e um projeto luminotécnico para setorizar os espaços. A ilha e o painel atrás da cozinha ganharam cor escura e textura rústica, que dialogam com a estética urbana do projeto, e as banquetas, com tecido cinza, suavizam o espaço, uma vez que a cor mais clara suaviza o visual.

 

 

Apê3

Na cozinha, os armários Dell Anno de cor escura são contrabalanceados pelos tons suaves das banquetas Gama Concept – composição que captura uma atmosfera equilibrada e acolhedora.

 

Apê4

A ilha, com bancada Corian Deep Mink, é ideal para que a cozinha esteja integrada com os demais ambientes, sem perder funcionalidade.

 

No living, sofás, poltronas e tapete apresentam diferentes tonalidades de cinza, para que o espaço não pareça carregado e continue acolhedor. O rack preto é completado pelo painel da TV feito com porcelanato que imita madeira – mesmo material utilizado para revestir todo o piso do apartamento, mas para quebrar o padrão visual, o da parede foi aplicado no sentido horizontal.

 

Na sala de jantar, os tons de cinza se mantêm, especialmente nos quadros do artista Marcio Pontes, dispostos em uma das paredes de maneira bem informal – apoiados diretamente no chão, sem a necessidade de perfurar a alvenaria. No teto, um pendente cloche bouquet dá um charme especial, graças ao seu design moderno e arrojado que está em alta.

 

O conceito almejado era o luxo contemporâneo, uma atmosfera minimalista”

Bibiana Menegaz, arquiteta

 

apê2

Um dos destaques da sala de jantar é o pendente cloche bouquet, da New Line, uma peça de design moderno que dialoga com o espírito jovial de todo o projeto.

 

Na suíte bem iluminada, o décor trabalhado com um armário espelhado garante amplitude ao ambiente. O material se repete no armário do banheiro da suíte, assim como a combinação de madeira, preto e cinza – detalhes que seguem o padrão do restante do apartamento.

 

Uma bancada branca dá um tom clássico ao banheiro social, que ganhou paredes com revestimento de porcelanato cinza. Para quebrar a hegemonia da cor neutra, o boxe remete ao aconchego com material que imita madeira.

 

O quarto de hóspedes com home-office ganhou armários cinzas lisos, que contrastam com as paredes revestidas de uma cor mais suave. Assim, o ambiente se torna ideal para trabalhar e também acolher os convidados.

 

Apê5

O armário da suíte leva espelhos para dar amplitude ao cômodo.

 

Apê7

No quarto de hóspedes integrado com o home office, mesa e cama são criações da arquiteta. As peças tornam o cômodo aconchegante e prático para as atividades diárias.

 

Apê6

A bancada Donadello traz um tom moderno e elegante ao banheiro, ambos projetados por Bibiana Menegaz e executados pela Dell Anno.

 

 

 

Por Victor Hugo Felix
Imagens Marcelo Donadussi
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!