Projeto traz revestimentos em foco

destaque
Pautado pela sustentabilidade e por um cardápio saudável, restaurante ganha configuração cool
23 de julho de 2017
DESTAQUE
Boas idéias para aproveitar os espaços e adaptar ambientes
27 de julho de 2017
DESTAQUE

Elegância masculina

Projeto aposta em tons sóbrios e texturas para dar personalidade a apê de solteiro

 

 

projeto1

O living, que foi ampliado no novo projeto, tem base clara que contrasta com peças marcantes de tons sóbrios – como a dupla de bancos com tecido de linho estampado, da Bolis, adquirido no Ateliê Petrópolis, e a mesa de centro de madeira Malcon. A marcenaria aparece no painel laqueado e home de espelho e madeira, desenhado pela dupla e executado pela AWN Móveis. Para aquecer o piso de porcelanato, tapete Prisma, da Santa Monica.

 

Apesar de ser um homem que viaja o mundo e pouco fica em casa, o jovem trabalhador do mercado de importação tinha o desejo de modificar o estilo de seu apartamento de 170 m², localizado em Campo Belo, para aproveitar o conforto do lar nos momentos de pausa. O layout original – pouco funcional e compartimentado, com fraca iluminação de plafons e mobiliário antigo e desgastado – não combinava com seu perfil mais dinâmico e sofisticado. “Alinhar ambientes confortáveis com elegância e funcionalidade era o maior desejo do morador que, por conta de sua rotina, deixou todas as escolhas e definições em nossas mãos” conta a designer de interiores Roberta Saes e a arquiteta Flávia Nobre, dupla que comanda o escritório do Meet Arquitetura e Interiores.

 

Com base em um briefing que fizeram em uma entrevista com o proprietário, as profissionais optaram por remover um dos quartos da planta original do apartamento, usando seu espaço para ampliar o living. A despensa também foi reduzida para que, assim, a sala de jantar pudesse crescer. “Uma mudança de destaque foi a troca da localização da porta do hall, que antes era alinhada com a porta do lavabo. Mudando-a de posição, a alinhamos com a ampla sala de estar integrada ao jantar”, explicam.

 

projeto2

Integrada ao living, a sala de jantar tem mesa para até oito pessoas da Essenza, adquirida no Ateliê Petrópolis, e pendentes da Iriê. As cadeiras Itapuã, da Sier, tem estrutura de madeira e encosto e assento estofados. Apesar de neutro, o cimentício Paris, da Castelatto, parece um quebra-cabeça montado na parede. Cortina de linho do Ateliê Costurare.

 

projeto3

A geometria do revestimento de parede Ampla Design, da Portobello, deixou a área externa bem descolada. Ali, uma bancada de granito preto São Gabriel (Marmoraria Absoluto Mármores) é do mesmo material da mesa com vão para abrigar as banquetas Iron, da Rivatti.

 

Os revestimentos de tons sóbrios e escuros são os destaques do projeto, que ganhou personalidade com estampas geométricas e texturas. Nesse contexto, a madeira é uma aliada em busca do conforto desejado pelo rapaz. “Alinhamos o uso da laca à madeira, a cor escura a tecidos na cor cinza e quebramos a sobriedade com revestimentos geométricos”, descrevem. Mármore e vidro ainda aparecem em algumas paredes, que remetem a um ar nobre e sofisticado, e a marcenaria desponta como peça-chave para algumas soluções inteligentes – por exemplo, o painel que serve como divisória entre a sala de jantar e a cozinha; quando fechado, deixa a passagem discreta e quase imperceptível.

 

O mobiliário foi escolhido com cuidado e segue as mesmas cores e padronagens do apartamento, com tecidos sóbrios e eventuais estampas. As persianas da varanda automatizadas dão conforto e praticidade total. No novo projeto luminotécnico, os paflons cederam lugar a lâmpadas com tonalidade amarela para aquecer os ambientes. “Buscamos equipamentos que trazem iluminação indireta, como os rebatedores, para que mais uma vez reforce o sentido do aconchego”, comentam as arquitetas. Uma boa razão para voltar para casa, afinal, para muitos, essa é uma das melhores partes da viagem.

 

“Conforto e sofisticação foram atingidos com revestimentos especiais, além de estampas geométricas”

Roberta Saes e Flávia Nobre, arquitetas do Meet Arquitetura e Interiores

 

 

projeto4

Mais clean e montada com tons de bege e branco, a cozinha tem bancada de Silestone branco, da Absoluto Mármores, e armários de MDF, desenhados pelo escritório e executados por marcenaria. Na parede, revestimento cerâmico inspirado nos metrôs de Londres e NY (Portobello) dão tom moderno. Monocomando Deca, cuba Franke e eletrodomésticos Brastemp Gourmand.

 

projeto5

No quarto, o piso de cumaru foi escolhido para quebrar a frieza do revestimento Noir St Laurent, da Portobello, na parede. Tanto o criado-mudo quanto a mesa para momentos de trabalho foram desenhados pela dupla do escritório Meet. Ao fundo, a poltrona com design de Charles Eames repousa sobre o tapete Bahamas, da Santa Monica. Cama Casalechi.

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Gustavo Awad
Matéria Publicada em Revista Decorar 119.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!