Projeto em apartamento traz discreta personalidade aos tons neutros, com móveis de design e obras de arte

destaque
Reforma propõe integração e décor arrojado, com peças de design e objetos pessoais
11 de Abril de 2018
destaque
Farol Santander nasce como símbolo contemporâneo, preservando referências do passado em prédio histórico de São Paulo
16 de Abril de 2018
destaque

Sem exageros

Prezando pela integração, apartamento tem base neutra sem perder a personalidade.

 

 

 

projeto1

Integrar a varanda gourmet ao espaço social foi a solução de Toninho Noronha para transformar esse apartamento em um lar de anfitrião. O piso único de porcelanato -nivelado – também traz a sensação de integração e amplitude.

 

Um apartamento contemporâneo e perfeito para receber amigos – era isso que o jovem casal desejava para seu novo lar de 130 m² localizado em Santana. Comprado na planta, tinha pouca personalidade e, por isso, intervenções, inclusive de alvenaria, foram pensadas pelo arquiteto Toninho Noronha, que contou com colaboração do arquiteto Renato Andrade.

 

Para adequá-lo ao uso da família, que adora ser anfitriã de encontros descontraídos, Toninho unificou a cozinha com o terraço gourmet, derrubando paredes e nivelando o piso de todos os ambientes em busca de uma integração física e visual. Assim, a área social tornou-se mais ampla e fluida. “Os caixilhos do terraço também foram removidos e, depois, feito o fechamento”, explica. A cozinha recebeu ilha central com uma bancada acoplada, convidando os comensais a participarem dos preparos do “chef da hora”. Recostado em uma das paredes, um bar – com desenhado de Noronha – brinda as noites.

 

projeto2

O living ganhou sofás da Micasa, onde as almofadas decorativas da Codex traçam pontos de cor, assim como o tapete by Kamy, e “conversam” com as fotografias de Cristiano Xavier. A madeira freijó da marcenaria aquece o espaço e faz contraponto com a base neutra.

 

projeto3

Detalhe do bar desenhado por Toninho Noronha e executado em freijó pela marcenaria Pison. Sobre ele, peças da LS Selection, tendo como testemunha o grafite na parede de Binho Ribeiro.

 

Home theater e living ocupam o mesmo espaço, e a disposição do mobiliário delimita suas funções. Para a mesma sensação de continuidade, todo o piso da área social recebeu porcelanato, que compôs com paredes pintadas de cinza – uma paleta sóbria e perfeita para receber pontos de cor. “A iluminação foi criada de forma a também delimitar cada ambiente”, conta o profissional. E, com a ajuda de grandes janelas envidraçadas, o apartamento ainda é banhado com muita luz natural.

 

No décor, móveis de design dividem espaço com a marcenaria desenhada por Toninho Noronha e executada de madeira freijó clareada, com acabamento laqueado. Esse material aquece os ambientes com seu aconchego e quebra a paleta predominantemente branca e cinza. E, para alcançar a personalidade desejada, uma das paredes ganhou um moderno grafite de Binho Ribeiro, que conversa com as obras de arte que se espalham pelo apartamento – como fotografias de Cristiano Xavier e Rudo Sebastian.

 

projeto4

A cozinha tem marcenaria também desenhada sob medida pelo arquiteto, seguindo a mesma linha do bar, com tampos de silestone, da Top Mármore. Acoplada à ilha central, a mesa de jantar se estende até a varanda integrada rodeada por cadeiras da Dunelli Casa.

 

projeto5

Repare nas chaises da mesma loja, que compõem um canto para relaxar.

 

Resguardado, o quarto do casal preza pelo aconchego das texturas – tanto que recebeu um tapete de fios longos e cabeceira estofada, executada de linho – e segue a mesma linha de cores neutras. Enfim, muita personalidade, mas sem exageros.

 

“Marcenaria executada de madeira freijó aquece os ambientes e quebra a paleta de cinza e branco”.

Toninho Noronha, arquiteto

 

projeto6

O lavabo revestido de papel, da Orlean, tem bancada de metal com acabamento preto, executada pela Movelaria Pison, e tampos de mármore nero marquina, da Top Mármore, e espelho da Vidroart.

 

projeto7

Objetos decorativos dividem espaço com o verde, que traz frescor aos ambientes.

 

projeto8

Mix de texturas aconchegantes marca o quarto, como o tapete felpudo da by Kamy, e a cabeceira de linho, da Empório Beraldin. Pendentes Lumini dão o toque minimalista, assim como as cortinas Uniflex, que ajudam a controlar a entrada de luz.

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Kiko Masuda
Matéria Publicada em Revista Decorar 128.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!