Projeto de casa encravada numa encosta valoriza vista para o mar e prioriza décor minimalista

destaque
Estilo mediterrâneo, com toques de azul e madeira, traz elementos refinados e valoriza a luz natural
15 de Março de 2018
Portfólio Denise Barretto
28 de Março de 2018

Na medida do sonho

Esta casa no Rio de Janeiro, encravada numa encosta, recebeu soluções para valorizar as belezas naturais de seu entorno.

 

 

 

projeto1

A vista por si só já é inspiradora, mas o décor contribui – e muito – para o sonho da casa perfeita. A começar pelo banco Sônia (à esquerda), assinado pelo designer Sergio Rodrigues, no canto do living, e mesa e cadeiras da Dedon na varanda.

 

O casal carioca reformou esta casa de 200 m², localizada na praia da Joatinga, na zona Oeste do Rio de Janeiro, para viver o sonho de morar de frente para o mar. O sobrado fica numa encosta, de onde se vê a bela praia, ingredientes perfeitos para a arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana Veirano, sócias do escritório RAP Arquitetura e Interiores, de São Paulo, colocarem em prática ideias para que as belezas naturais da praia invadam o morar.

 

projeto2

O sofá e a mesa de centro, ambos da Interni, investem na proposta minimalista para valorizar a vista para o mar. O abajur Lift, da Lumini, traz um toque de inusitado ao ambiente.

 

projeto3

O piso foi revestido com placas cimentícias da Solarium.

 

projeto4

A escada feita de aço cortén e pisada de madeira cumaru, além de sua função acaba sendo um elemento de decoração.

 

A começar pela entrada, onde uma convidativa porta de madeira de demolição dá as boas-vindas ao lado de uma claraboia que circunda uma árvore que já “morava” no local – simbolizando justamente a proposta do projeto: integrar a casa com a natureza de múltiplas maneiras.

O living impressiona com o guarda-corpo de vidro, por onde se pode ver a praia. “O projeto foi todo pensado para priorizar a vista para o mar. Utilizamos soluções que aproveitam a luz e a ventilação naturais”, relatam as profissionais. A mobília recebeu peças com design minimalista e com cores neutras, uma proposta que dá mais protagonismo à vista.

 

projeto5

A cozinha recebeu armários brancos da Ornare, dialogando com a paleta de cores neutras do projeto.

 

RAP Arquitetura - Casa CB - Foto MCA Studio - Denilson Machado (35)

A porta de entrada com projeto paisagístico da Arqplant.

 

A cozinha integrada ao living tem fácil circulação para a sala de jantar, de onde uma escada dá acesso ao pavimento superior. Para isso, suas paredes foram demolidas para que fosse instalada uma estrutura de aço corten vazada.  “Criamos uma claraboia para que os dois lances da escada recebessem luz”, explicam Ana e Alessandra.

 

“Para a escolha dos revestimentos tomamos o cuidado em selecionar os que são resistentes à maresia, como cimento, luminárias de alumínio, porcelanato, vidro e o próprio aço corten”.

Alessandra Riera e Ana Veirano, RAP Arquitetura e Interiores

 

projeto8

A cama foi desenhada pelo escritório RAP, assim como o armário.

 

projeto9

Repare que o piso de madeira cumaru integra o cômodo com a casa de banho, que tem uma moderna banheira da Doka Bath Works – bem pertinho do mar.

 

As mesas e cadeiras discretas da sala de jantar foram compensadas por um exuberante jardim de inverno, com bromélias, orquídeas e rosa do deserto. “O jardim tem a função de iluminar e ventilar tanto a sala de jantar quanto a lavanderia, que recebeu uma parede de cobogós”, explicam.

No banheiro da suíte máster, uma casa de banho foi instalada, com banheira diante do mar. O cômodo, inclusive, é ponto de integração entre o banheiro e o quarto: as pastilhas das paredes são as mesmas do banheiro, e o piso de madeira cumaru é o mesmo do quarto.

Até o escritório foi projetado para ser também integrado à natureza. Afinal, viver e trabalhar com a natureza tão próxima é um sonho. E, no caso desta família, realizado.

 

projeto10

Até o escritório tem vista para o mar e, para propiciar mais conforto, o recebeu um sofá da Way Design.

 

projeto11

A mesa e a estante de madeira, ambas desenhadas pelo RAP.

 

projeto12

As poltronas Linna assinadas por Jader Almeida, valorizam o living.

 

projeto13

Detalhe da mesa de centro Interni.

 

 

 

 

 

Por Victor Hugo Felix
Imagens Denilson Machado
Matéria Publicada em Revista Decorar 127.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!