Projeto aposta em cores neutras, sóbrias e revestimentos com acabamento natural para um apê masculino

destaque
A sobriedade e a paleta reduzida, quase monocromática, foram os pilares do conceito neste projeto
25 de setembro de 2017
destaque
Reforma em apê propõe injetar estilo sem exageros, no conceito luxo contemporâneo cheio de personalidade
28 de setembro de 2017
destaque

Clean na medida

Todos os mobiliários foram trocados nesse apartamento para torná-lo sóbrio e encantador

 

 

projeto1

Os 60 m² de área de estar foram divididos em dois ambientes aconchegantes, perfeitos para confraternizações, e dispensaram a sala de jantar. No piso, o taco de madeira original do apartamento foi mantido e acomada tapetes para delimitar os espaços. Cores sóbrias e décor clean serve de base aos poucos quadros na parede que trazem personalidade – como as fotografias emolduradas de Demian Golovaty e a tela branca de Rosana Vaz.

 

Renovar a casa sem precisar de uma grande obra para alterar a planta ou envolver remoções de alvenaria foi a proposta do morador de 65 anos para as arquitetas Tais Perina e Luma Serrachioli, à frente do escritório K Arquitetura. “Apesar de recebermos um imóvel conservado, precisávamos transformá-lo em um refúgio masculino, sofisticado e com um toque de boemia. A solução foi adotar um conceito clean, com cores sóbrias e pouca informação, lançando mão da troca de todo mobiliário, novo projeto luminotécnico e acabamento no piso original”, explica a dupla.

 

Segundo elas, o apartamento de 220 m² localizado no bairro paulistano dos Jardins contava com uma mobília muito antiga, que não valorizava os 60 m² de living, perfeito para criar um ambiente integrado, porém acolhedor, na medida para o proprietário que adora receber amigos para confraternizações.  “Projetada para receber e acolher, seja para aperitivos e drinques ou para curtir um filme no home theater, a sala tem atmosfera casual”, contam. Coração do apartamento, ela é dividida em dois ambientes e, para aproveitar ainda mais o espaço e torná-lo descontraído, a aposta foi dispensar uma mesa de jantar – no lugar dela, mais sofás, pufes, poltronas e mesas baixas compõe os ambientes, fluidos e sem barreiras. “Como o morador não gosta de nada muito fixo, trabalhamos com mobiliário solto, que pudesse ser remodelado de acordo com seu desejo”, expõem. As peças se combinam a marcenaria desenhada pela dupla, como o home theater.

 

“O proprietário queria uma transformação, porém sem alterações na alvenaria”

Tais Perina e Luma Serrachioli, K Arquitetura

 

projeto2

O grande móvel que abriga a TV foi desenhado pelas arquitetas e executado pela Onles Marcenaria. Objetos da LS Selection, Deco 21, Arte Leitura, Codex Home compõe o conjunto de forma sóbria. Confortáveis sofás da Belcolore repousam sobre tapete S&S Rugs.

 

projeto3

O segundo ambiente de estar, com poltronas da L’oeil, luminária Studio, da designer Claudia Troncon, e cortinas em voil de seda cinza.

 

projeto4

O hall de entrada com piso de mármore travertino reformado ganhou companhia (e o aconchego) do revestimento de carvalho nas paredes, porta e forro.

 

Também para acolher e criar uma atmosfera sóbria, os revestimentos e acabamentos seguem cartela de cores neutras e materiais naturais. No piso, por exemplo, as arquitetas mantiveram o taco de madeira e, sobre ele, grandes tapetes delimitam os ambientes. Os tecidos de linhão e veludo foram escolhidos para os sofás, pelo aconchego ao toque. No hall de entrada, por sua vez, a ideia foi apenas reformar o piso de travertino já existente, recuperando algumas imperfeições – para aquecer, forro, portas e parede foram revestidas de carvalho. “O painel do hall e alguns quadros neutros foram estrategicamente colocados a fim de quebrar a monotonia sem desrespeitar o gosto do morador, que não gosta de nada preso à parede”, dizem as profissionais.

 

A iluminação foi um desafio importante. “Para não interferir na altura do pé-direito, sancas laterais e um rebaixo central foram criados, proporcionando iluminação indireta”, explicam. As lâmpadas de LED dimerizáveis se juntam ao sistema de automatização, que, além da iluminação, controla som, home e climatização. Conforto em todas as ocasiões.

 

projeto5

A mesa redonda da Belcolore é ótima para rápidas refeições e foi combinada com delicados pendentes da Lustreco numa composição bem clean.

 

projeto6

O dormitório conta com armários feitos sob medida em carvalho natural pela Onles, com cama e criado-mudo da Elite Marcenaria, com o mesmo acabamento.

 

projeto8

No detalhe: poltrona de couro e obra de arte dão personalidade masculina ao ambiente.

 

projeto9

O lavabo, por sua vez, é rústico, com piso e cuba esculpidos em mármore travertino da Di Mármore. Metais Deca.

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Demian Golovaty
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!