Júlio Cesar Dantès garante ar descolado e contemporâneo ao décor deste apartamento

destaque
Funcionalidade e aconchego nesta cozinha criada para a blogueira Bia Manhas encantar seus seguidores
17 de Abril de 2018
destaque
Repaginado, hotel em Seattle se integra à natureza que o cerca
19 de Abril de 2018
destaque

Forever young

Integração, móveis contemporâneos e mistura de revestimentos garantem ar descolado – assim como os moradores.

 

 

 

dantès1

Amplo e bem iluminado, o living tem grande parte do mobiliário desenhado por Dantès – como é o caso da estante e do home-theater com acabamento laqueado. O sofá e poltronas da Lider Interiores compõem o espaço, sobre o tapete by Kamy. Ao fundo, centralizada no painel de madeira de demolição, obra de Botero, adquirida em Portugal.

 

Dinâmico, contemporâneo, cheio de vida – assim deveria ser esse apartamento de 180 m², localizado no bairro de Vila Romana, projetado para um casal jovem e descolado – ele, empresário; ela, publicitária. “Apesar de recém-adquirido, o imóvel não refletia essa personalidade vivaz dos proprietários, que logo perceberam que não conseguiam conviver dentro do apartamento como estava”, confessa o designer Júlio Cesar Dantès, que foi chamado para renovar todo o espaço. “Fiz pequenas reformas, que prezaram pela integração e troca de revestimentos. No mais, apostei no décor”, explica.

 

A ideia era mudar o projeto original, que não valorizava o apê e contava com uma paleta muito escura e mobiliário grande demais, sem adequação ao espaço. Integração foi palavra-chave e, pensando nisso, Dantès nivelou o piso da varanda ao do living, retirando as portas que antes segregavam do espaço. Ali, previu dois ambientes – um de estar, outro para refeições, contando com uma churrasqueira a pedido do proprietário. “A varanda era um espaço morto, que pouco era usado. Com essa mudança, passou a ser o centro da casa, onde são feitas quase todas as refeições diárias”, constata.

 

dantès2

Living e jantar são integrados e o piso de mármore traz unidade ao espaço. No outro extremo do espaço, destaque fica para o papel de parede da Bucalo, que reflete a personalidade quente e viva do casal.

 

dantès3

Repare que o painel ripado, atrás do sofá, permite integração parcial entre living e varanda.

 

dantès4

Diversos objetos decorativos sobre a estante com peças da Baccarat e Grifes&Design.

 

Nos revestimentos, a aposta foi em uma mistura cheia de personalidade – algo que Dantès adora. “Acho que tudo é permitido e minha obrigação, como profissional, é orientar e garantir que os elementos irão ‘conversar’ no espaço, sem exageros ou faltas”, afirma. Assim, uma das paredes recebeu painel de madeira de demolição, enquanto outra foi inteiramente revestida com um papel de temática tropical. Uma grande adega climatizada vai do piso ao teto em um recanto do jantar, convidando a boas conversas regadas a vinho. Tudo harmonizado com uma paleta clara, tanto na parede quanto no piso de mármore. “Fiquei muito à vontade para criar – eu costumo apresentar o projeto em 3D, o mais próximo possível do que pretendo apresentar, então passo segurança para os clientes, que já sabiam o que eu estava propondo”, explica.

 

“O ambiente tornou-se acolhedor, com muitos espaços de estar e perfeito para os momentos com a família. A integração da varanda com a sala levou vida a um espaço que antes era morto e pouco utilizado”.

Júlio Cesar Dantès, designer de interiores

 

dantès5

A sala de jantar foi mobiliada com peças do Estúdio Nada se Leva, adquiridas na Lider Interiores. Ali, o pendente Dimlux confere ar contemporâneo.

 

dantès6

O papel de parede traz tropicalidade e, na parede perpendicular, uma adega de 2,40 x 1,20 m foi feita sob medida para o espaço.

 

O mobiliário segue uma pegada contemporânea, compondo algumas peças que o casal já possuía com móveis projetados pelo próprio profissional ou por nomes como Estúdio Nada se Leva. “São peças funcionais e de muita qualidade, algo que prezo em todos os meus projetos”, conta. Os ambientes ainda possuem sonorização automatizada, para criar o clima desejado. “Na iluminação busquei um projeto limpo, todo em LED e sem rebaixos no teto. Criei caixas para esconder as tubulações, com efeito de luz dentro delas. O destaque fica no lustre do jantar”, afirma. Tudo pensado para viver em clima de “forever young”.

 

dantès7

A varanda, antes obsoleta, ganhou vida com o projeto de integração. Ela foi pensada em dois ambientes para usos diversos – um pequeno espaço de estar e relaxamento e outro, ao fundo, para refeições. O piso é de porcelanato.

 

dantès8

Integração entre varanda e estar.

 

dantès9

A área externa ganhou bancada de mármore e churrasqueira da Bella Telha, para que o proprietário possa receber a família para animados e deliciosos churrascos.

 

 

 

dantès10

 

“Eu detesto me limitar – sou movido por desafios. Se não domino
algo, aprendo e me renovo”.

 

Perfil

Naturalidade: brasileiro
Formação: design de interiores
Onde: INAP – Instituto de Arte e Projeto
Tempo de atividade: 18 anos
Áreas de atuação: onde for chamado, mas tenho predileção por projetos de interiores residenciais
Estilo: sou muito contemporâneo, mas excelentemente barroco
Morar bem é: onde e como você quiser
Bom design é: aquele feito para o gosto do cliente, e não para si mesmo
Sustentabilidade é: completamente necessária. Odeio desperdícios
Luxo é: poder fazer o que se deseja, como deseja e com um estilo próprio
O cliente ideal é: todos
Referências que pautam seus projetos: sou fissurado no estilo high-low e levo isso até mesmo para meu visual, sempre prezando por qualidade
Uma obra de arte: fotografia de Rogério Neves chamada Os Olhos de Medusa, tendo como modelo uma mulher transgênero
Um revestimento: papel de parede
Um mobiliário: os contemporâneos
Uma obra de arquitetura: Capela de São Dimas, em Ibiá (MG), que me conquista por sua simplicidade
A casa brasileira é: cheia de personalidade, do simples ao sofisticado, e extremamente acolhedora

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Phoética Ateliê Fotográfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 129.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!