Estilo mediterrâneo, com toques de azul e madeira, traz elementos refinados e valoriza a luz natural

destaque
Espaços práticos e masculinos são ponto alto neste projeto de Carolina Mancini
1 de março de 2018
Projeto de casa encravada numa encosta valoriza vista para o mar e prioriza décor minimalista
28 de março de 2018
destaque

Ares do Mediterrâneo

Cores claras para valorizar a luz natural, com toques de azul e madeira, traduzem esse estilo de morar perto do mar.

 

 

 

 

projeto1

A aconchegante varanda é marcada pela combinação de cores claras com a madeira, numa explícita alusão ao Mediterrâneo. O sofá de Francisco Giardini, disposto diante do banco desenhado pelo escritório In House expressa esse conceito.

 

O estilo mediterrâneo na decoração é mais que bem-vindo. Inspirado nas casas localizadas na Costa do Mar Mediterrâneo, traz ambientes cálidos e luminosos, em que a luz natural é fundamental, sempre potencializada pelo branco das paredes. Um toque de azul, amarelo girassol, madeira, ferro forjado em lustres e ladrilhos complementam o visual. Essa foi a ideia de Betina Barcellos e Andrea Bugarib, do escritório In House, para concretizar o desejo do jovem casal proprietário desta casa de veraneio de 350 m², na Praia da Baleia, que tinha em mente uma casa aconchegante para receber os amigos nos finais de semana.

 

O living dá indícios de que o projeto é despojado e refinado ao mesmo tempo, com detalhes rústicos e clássicos. A mesa de centro, feita de madeira de demolição com suas marcas que contam histórias faz par perfeito com o padrão da estampa de ladrilhos do tapete, num visual tipicamente mediterrâneo. Os sofás de tecido natural branco seguem o estilo e contrastam com a madeira escura das poltronas de design. Para arrematar, o toque de amarelo na cômoda.

 

“O uso de tecidos diversos combinado a outros materiais ajudou a compor o estilo praiano”

Betina Barcellos e Andrea Bugarib, escritório In House

 

projeto2

A churrasqueira revestida com madeira de demolição acentua o aconchego do espaço. A mesa já pertencia à família e foi reaproveitada para complementar a estética natural do projeto.

 

“Madeiras naturais, além da resistência, são sinônimo de aconchego e por esse motivo sempre estão em nossos projetos”, explicam as designers responsáveis pela empreitada. A resistência foi, inclusive, um dos cuidados que nortearam as escolhas das profissionais, pois numa casa de praia é preciso que móveis e acabamentos não se deteriorem frente às intempéries. Na sala de TV, por exemplo, foi colocado um móvel feito com madeira de demolição, material resistente, com design da própria In House.

 

projeto3

O tapete by Kamy lembra azulejos, uma boa referência da estética mediterrânea, assim como os sofás brancos da Decameron e da Harmony House. A mesa de centro é da Artefacto B&C, enquanto o banco colorido é da Benedix.

 

projeto4

A beleza dos materiais naturais é reforçada com as poltronas da Dpot.

 

projeto5

O buffet amarelo se torna um ponto de cor no ambiente, solução típica deste estilo de decoração.

 

Na sala de jantar, outros elementos das casas de praia da costa mediterrânea marcam presença, como os tons cálidos da mesa de jantar e das cadeiras, além do lustre de ferro forjado, tendo como protagonista a tela de Isabelle Tuchband. Os mesmos tons voltam na varanda, amparados pelo azul das cadeiras e pela madeira de demolição que reveste a churrasqueira. Além de sofás e poltronas, o ambiente ganhou um banco fixo de madeira – todos projetados pela In House.

 

projeto6

Cadeiras de ferro da Herrero Antiquário dividem espaço no jantar com mesas e cadeiras da Artefacto B&C. Na parede, uma tela da artista Isabelle Tuchband dá um tom vibrante ao ambiente.

 

O destaque do décor dos quartos é o uso de diferentes tecidos, o que criou um visual aconchegante e leve – as almofadas, por exemplo, têm estampas desenhadas especialmente pelo escritório. “O desafio do projeto foi justamente misturar diferentes materiais criando uma composição moderna e ao mesmo tempo harmônica”, contam as profissionais. Um jeito mais que gostoso de passar as estações quentes.

 

projeto7

As portas de correr pintadas de azul turquesa remetem ao mar do mediterrâneo. A A cômoda de bambu da Entreposto dá um toque rústico.

 

projeto8

O rack de madeira de demolição foi desenhado pelo escritório In House para o home theater.

 

projeto9

A cadeira mole, assinada por Sergio Rodrigues para a Dpot, era um desejo dos moradores. A cama da Casa Pronta foi ajeitada com almofadas de Sandra Romanoff, com estampas criadas pela própria In House.

 

 

 

 

Por Victor Hugo Felix
Imagens Evelyn Müller
Matéria Publicada em Revista Decorar 127.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!