Entre o novo e o antigo, projeto equilibra moderno e retrô

destaque
Ricardo Rossi propõe aconchego em projeto de estilo contemporâneo
7 de julho de 2017
destaque
Projeto de Spa propõe ser um oásis urbano
13 de julho de 2017
destaque

Por Marcela Millan

 

Boa mistura

Marcenaria bem pensada, texturas e objetos pessoais dão personalidade à projeto de apê em Santo André.

 

projeto

Amplo, o living recebeu sofá confortável Salabella e cadeiras de madeira Tok&Stok, posicionados de maneira clássica. Uma estante – que também faz as vezes de divisória – foi desenhada pelas arquitetas e produzida pela Blanco Design, em MDF com acabamento de laca acetinada. A peça abriga objetos pessoais e decorativos Lardeco em seus nichos. O ambiente é integrado com a varanda, que recebeu persianas Amorim para controlar a luz solar.

 

Imagine qual foi a surpresa quando a dupla de arquitetas Luciana Corrêa e Elaine Delegredo, à frente do escritório Decor Arquitetura, recebeu um telefonema de sua ex-professora da faculdade, que ministrava as aulas de urbanismo. “Ela conhecia nosso trabalho pelas redes sociais e nos convidou para fazer o projeto de reforma e ambientação de seu novo apartamento. Nem buscou outros profissionais”, relata a dupla com orgulho. Solteira, a professora é amante de livros e peças clássicas com história ou apelo emocional, campo fértil para as profissionais colocar fazer um mix de estilos e materiais.

 

O apartamento de 110 m², localizado na Vila Gilda, em Santo André, era novo, recém-entregue pela construtora. Sua planta original agradava a proprietária, por isso a única mudança realizada pela dupla de arquitetas foi a retirada dos caixilhos, que antes segregavam sala e varanda, a fim de integrar os ambientes e torná-los mais amplos. Um cantinho para a biblioteca e um escritório são itens essenciais para a moradora, já que ela realiza muitos trabalhos em casa.

 

“Esse projeto tem um equilíbrio entre o moderno e o antigo, o que traz muita personalidade ao apartamento. Buscamos usar alguns materiais naturais, como tijolo aparente e madeira, para tornar o espaço mais acolhedor.”

Luciana Corrêa e Elaine Delegredo, arquitetas

 

 

projeto2

Desse ângulo, note a integração entre living e área externa, que se torna uma extensão da área de estar. A parede de tijolo de barro traz frescor para o ambiente e foi combinada com o piso cerâmico Portinari, que remete à tapeçaria. Um longo banco de madeira Tok&Stok convida a conversas, junto com a confortável cadeira do acervo pessoal da moradora.

 

projeto3

Isolado da sala de estar pela estante divisória desenhada pelas arquitetas, o escritório recebeu uma mesa em MDF com acabamento laqueado em tom de verde, que comporta o computador da proprietária.

 

A marcenaria, portanto, foi a melhor escolha para atender as necessidades da professora. Para aproveitar o espaço do living e ainda garantir privacidade, as arquitetas desenharam uma estante que também funciona como divisória, separando o pequeno escritório da área de estar. O móvel, que comporta vários nichos para receber os objetos de valor sentimental da moradora, mas não separa com paredes os espaços, foi mesclado com peças cheias de personalidade. “Uma exigência foi utilizar o móvel de madeira feito pela avô da professora no Liceu de Artes e Ofícios, no começo do século passado. Além de ser uma peça de família, compôs bem com o ambiente, dando um contraste entre moderno e retrô”, resumem.

 

Nos revestimentos, surgem toques de ousadia: foi sugestão de Luciana e Elaine fugir do branco e, por isso, algumas paredes receberam tons vibrantes e texturas. O tradicional tijolo aparente, por exemplo, aquece a área externa, enquanto o banheiro recebeu um suave papel de parede estampado. “Na varanda, o revestimento cerâmico HD faz as vezes de tapeçaria”, apontam ainda as profissionais, cujo foco não é apenas atender os desejos de quem vai morar no imóvel, mas também usar a expertise da profissão para agregar ideias e soluções ao projeto. E, segundo a professora, tiraram dez com louvor!

 

 

projeto4

Em primeiro plano, a área externa recebeu mesa para refeições (Tok&Stok). Na área da churrasqueira, o revestimento Romance Matte, da Portinari traz textura para a parede. No living, ao fundo na parede branca, repare o mobiliário feito pela avó da proprietária, de madeira com portas de palhinha.

 

projeto5

, reclusa em um dos cômodos que têm porta para o living, a biblioteca foi exigência da moradora para abrigar seus livros e conta com toque divertido: um adesivo brinca com a ideia de mancebo.

 

projeto6

no lavabo, o papel de parede floral foi combinado com espelho escultural de forma orgânica, da Quatro Arte em Parede. Cuba e metais Deca; acessórios Maxi Banho.

 

 

Imagens J.Vilhora