Contemporâneo e estiloso, apartamento traz projeto modernizado

destaque
Ambientes integrados e revestimentos de fácil manutenção são praticidade pura neste projeto
3 de julho de 2017
destaque
Ricardo Rossi propõe aconchego em projeto de estilo contemporâneo
7 de julho de 2017
destaque

De cara nova

Repaginação total transforma apê dos anos 1980 em lar contemporâneo e estiloso

 

 

projeto1

Na ampla cobertura, o home theater é bastante iluminado e conta com um grande sofá e uma deliciosa poltrona, ambos da Breton. O tapete, da Vitrine, delimita o espaço e aquece o porcelanato da Portobello. Para controlar a luz, persianas Hunter Douglas. Note o jardim vertical no espaço que antes era um corredor.

 

Apesar de bastante espaçosa, a cobertura de 500 m2 localizada no bairro da Aclimação tinha uma planta muito antiga, do início da década de 1980. Escuro e compartimentado, o apartamento ainda contava a história de revestimentos e acabamentos desgastados – afinal ficou fechado e sem morador por 18 anos. Para dar uma repaginada total, os inquilinos – um casal de empresários com dois filhos adultos, que adora receber amigos e confraternizar – buscaram a arquiteta Samia Sarayedine Testa. Eles já conheciam e admiravam seu trabalho, e deram a ela carta branca para mudar toda a atmosfera do que seria o novo lar.

 

“O projeto e o layout foram cuidadosamente estudados para criar ambientes confortáveis, com uma linguagem contemporânea para viver bem e receber a família e os amigos”, expõe a profissional, que oferece um “atendimento butique” para seus clientes. Assim, ela foi a fundo no estilo de vida dos moradores para conceber um espaço que realmente fosse ao encontro de suas necessidades, mudando toda a disposição dos cômodos. Com isso, o primeiro desejo que surgiu foi “descompartimentar”. No pavimento inferior, a arquiteta integrou o quarto de casal com o quarto de serviço para compor um ambiente único, que funciona como suíte máster e closet. No segundo andar, por sua vez, a eliminação da copa e de um lavabo permitiu aumentar a área do home theater e criar uma academia, para os momentos de malhação em família.

 

 

“Criei ambientes confortáveis com uma linguagem contemporânea para viver bem e receber família e amigos”
Samia Sarayedine Testa, arquiteta

 

 

projeto2

Living e sala de jantar se separam por um pequeno degrau, mas se comunicam por não haver portas. No jantar, a mesa redonda, da Breton, foi escolhida para deixar todos mais próximos, e o delicado pendente em forma de dobradura, da Lumini, traz graça ao ambiente.

 

projeto3

No living, a base neutra é quebrada pelo quadro abstrato de Fabiano Brito. O sofá e a poltrona seguem a mesma linguagem clara e sofisticada, ambos da Breton, assim comoo piso de mármore travertino navona, da Pantanal.

 

Como a ideia era receber bem, o projeto contou ainda com espaço gourmet e piscina na cobertura, tudo pensado para descontração. “Queríamos um projeto contemporâneo, funcional e prático, focado na qualidade de vida, no conforto e na elegância”, afirma Samia. Para trazer frescor e aproveitar melhor os espaços, ela ainda transformou um corredor estreito, ao lado do home theater, em uma deliciosa parede verde, integrada ao espaço com um vidro transparente. “Fez toda a diferença, trazendo bem-estar e vida para o ambiente”, conclui.

 

projeto4

Na cobertura, a área externa conta com um deck de madeira que leva a um spa, da Jacuzzi, perfeito para relaxar e aproveitar a vista da capital paulistana. Um guarda-corpo de vidro protege e não compromete a visão panorâmica.

 

projeto5

Integrada ao spa, a piscina com prainha é revestida de pastilha cerâmica. Espreguiçadeiras da Breton completam o espaço, perfeitas para banho de sol.

 

projeto6

No mesmo ambiente, mas na parte baixa do desnível, a área gourmet conta com frigobar, adega e churrasqueira. Para controlar a insolação, telas solares foram instaladas no teto e laterais do pergolado e madeira.

 

projeto7

Uma grande mesa de madeira de demolição, da Breton, é combinada com o pendente da La Lampe. Ali, uma bancada de porcelanato Portobello foi projetada para o preparo dos alimentos.

 

O projeto apresenta também com uma diversidade de materiais nobres – como seda, linho, vidro, madeira e mármore – combinados com harmonia, para conferir elegância e riqueza de detalhes.“Optei por base de tons neutro sem paredes, cortinas e tapetes, mas com texturas aconchegantes”, explica. Para mais conforto, foi prevista automação total, que controla luz, som, persianas, segurança e climatização. A iluminação, por sua vez, utiliza LED – para economia de energia – AR70, arandelas e abajures, o que permite criar diversos cenários para cada momento da família.

 

projeto8

Recluso e perto do acesso à cobertura, o confortável canto tem par de poltronas E2, da Latoog Design, com estrutura de madeira maciça e encosto de palhinha natural, adquiridas na Breton. Atrás delas, escultura de metal, do Studio Lopomo.

 

 

Por Marcela Millan
Imagens João Ribeiro

Matéria publicada em Revista Decorar 118

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!