Casa de praia tem projeto inspirado em Frank Lloyd Wright, exaltando localização e arquitetura orgânica

destaque
Projeto preza por reforma com décor de linhas contemporâneas e muita integração
18 de janeiro de 2018
destaque
Espaços práticos e masculinos são ponto alto neste projeto de Carolina Mancini
1 de março de 2018
destaque

Único e individual

Projeto inspirado em Frank Lloyd Wright exalta a localização e a finalidade desta casa aberta para o exterior.

 

 

praia2

escadaria é de aço corten e corrimão

 

Com um entorno tão agradável, cercada pelo verde do condomínio Tijucopava e pelo mar da praia do Guarujá, no litoral paulista, essa casa esbanja estilo em um terreno de 3.200 m². Imponente, tem projeto de arquitetura assinado por Itamar Berezin, que traz como destaque as pedras e as enormes portas de correr de vidro e aço, que permitem que a residência se abra para o exterior. Seguindo essa linguagem, Cristina Barbara assumiu o projeto de interiores. O norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959), um dos grandes arquitetos do século 20, foi sua grande inspiração, com a filosofia de que cada projeto deve ser individual, pensado e feito de acordo com sua localização e finalidade, em uma arquitetura orgânica.

 

“Nós estudamos muito o projeto com o cliente desde o início, buscando concebê- -lo de acordo com suas necessidades”, explica. A convivência é uma das grandes finalidades do casal com três filhos na faixa de 20 anos. Ou seja, uma casa aconchegante para aproveitar as férias e os finais de semanas com muitos amigos e família, numa fuga da correria da capital paulista. No projeto, linhas retas, materiais atemporais e ambientes amplos – integrados, mas ainda assim muito funcionais – foram a máxima.

 

 

“O mote do projeto é ter a mesma ‘pele’: um revestimento único para dar amplitude sem muitas interferências”.  Cristina Barbara, designer de interiores

 

 

praia3

Living conta com dois sofás de três lugares, de Paschoal Ambrósio, amparados por diferentes mesas laterais. Ao fundo, a escadaria é de aço corten e corrimão de vidro. O guardacorpo também de vidro permite integração com o andar superior.

 

praia1

Um caminho conduz os moradores para a praia do Guarujá, convidando-os a colocar os pés na areia.

 

praia4

A entrada da casa pela rua dá boas vindas com muitas plantas.

 

A iluminação natural também se destaca no conjunto, com as grandes aberturas por toda a casa, criando um “diálogo” com o exterior. A esta boa luz da natureza, soma-se o projeto do lighting designer Guinter Parschalk, que valoriza o décor, em grande parte concebido com peças que a família já possuía em sua outra residência, dispostos de maneira a receber bem. Com dois pavimentos – as áreas comuns distribuem-se no térreo e as áreas íntimas ficam resguardadas no superior – a casa ganhou uma delicada escadaria de aço corten e corrimões de vidro, uma dupla de sucesso.

 

O mármore é o principal revestimento, combinado com a madeira perobinha para aquecer. “É um projeto amplo com um pé-direito imponente, cujo paisagismo está integrado com a área interna da casa”, resume Cristina. O verde que vem da área externa e invade a casa foi projetado pelo paisagista Gilberto Elkis, harmonizando com o projeto repleto de elementos naturais.

 

praia5

Para relaxar em frente à TV – repousada em uma parede amadeirada – o sofá é superconfortável, amparado por poltronas da Woods. No centro, o tapete da Clatt aquece o piso de mármore.

 

praia6

O ângulo permite ver a integração do interior com a vista do mar através das portas de correr de vidro.

 

praia7

Predominantemente clara, a cozinha ganhou uma ilha central com cooktop e coifa da Falmec. A marcenaria da Cozitec conta com gaveteiros e prateleiras para organização. Persianas de alumínio da Windows Company.

 

E como uma boa casa de praia pensada para o conforto e relaxamento, Cristina deu atenção especial para o espaço de lazer, composto por spa com sauna, piscina e gazebo com churrasqueira – uma área integrada, que pode acomodar até 16 pessoas. Um bom motivo para festejar a vida e finalizar com a frase do mestre Frank Lloyd Wright, a inspiração da casa: “Quanto mais eu vivo, mais bonita a vida se torna”.

 

praia8

Mantendo a linha de um revestimento único, o banheiro ganhou mármore travertino bruto em sua bancada, piso e parte da parede – que também é revestida com espelhos MRM.

 

praia9

No detalhe, a banheira foi alocada perto da janela, para mais conforto e vista da área externa. Acessórios Vallvé.

 

praia10

Spa revestido com mármore travertino romano, da Gran Brasil, é ideal para as horas de relaxamento e conta com sauna e espreguiçadeiras Woods. Ao lado, o rack da Cozitec suporta a TV e seus auxiliares.

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Rodrigo Erib
Matéria Publicada em Revista Decorar 127.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!