Ambientes diferenciados e criativos marcam projeto aconchegante ousado

Funcionalidade e variação de formas e texturas são elementos criativos na estética de projeto
12 de junho de 2017
Radar Sul
12 de junho de 2017

Por Silvana Maria Rosso

 

Contrastes elegantes

Sobre o cinza e o off-white,
o tom marsala marca com criatividade os ambientes deste projeto

 

projeto1

Integrado, o living foi idealizado para receber os amigos. E a marcenaria foi a grande aliada. O painel do home theater feito em réguas de madeira harmoniza-se ao rack pintado. O sofá elegante (Le Design) e o tapete (Sol & Arte) delimitam o estar. O jantar ganhou cadeiras com personalidade que se combinam à mesa com tampo na cor marsala e base em madeira.

 

Com apenas 40 m2, o apartamento no bairro de Itaquera foi adquirido novo por um engenheiro e uma secretária para compartilharem a vida a dois após o casamento. Como o imóvel tem dimensões enxutas e o casal queria que o espaço ficasse amplo e refletisse a personalidade de ambos, contratou o escritório Sesso & Dalanezi para traduzir as suas necessidades. Recém-casados, os clientes planejaram muito a morada. “Queriam um projeto aconchegante e ousado, pois adoram ficar em casa e receber amigos”, contam os arquitetos.

 

projeto2

Na área do jantar, o painel de madeira confronta com a treliça. Sobre a mesa, dois pendentes (Decorlight) arrematam a decoração. No sofá, almofadas em tons mais discretos.

 

A interferência no layout foi o primeiro passo. O projeto integrou os ambientes privilegiando a privacidade da suíte e da restrita área de serviços conectada à cozinha. O living composto de sala de jantar e estar com home theater foi bem aproveitado com mobiliário que comporta várias pessoas. A mesa de refeições, por exemplo, acomoda seis pessoas. Sem paredes para segmentar, a cozinha ficou totalmente ligada ao social sendo separada da área apenas pela farta circulação. A maior parte do mobiliário foi resolvida com marcenaria. “Gostamos muito de designde mobiliário e achamos que desenho exclusivo valoriza o projeto”, destacam os profissionais que também primaram pela racionalização dos espaços. Misturada a peças soltas confortáveis e com traços marcantes, a solução resultou em ambientes diferenciados e criativos.

 

projeto3

A cozinha, executada em marcenaria, foi distribuída em uma parede. Os móveis de baixo são na cor marsala e os de cima de vidro e marcenaria acinzentados. O espelho como revestimento distribui luz e amplia os ambientes.

Revestimentos diferenciados, piso alvo e escolhas de cores
reforçam a personalidade dos proprietários

Uma das solicitações do casal era que os arquitetos ousassem e usassem cores. “Optamos pelo marsala, eleito a cor de 2015 pela Pantone. É um tom de vermelho mais quente mas não muito vibrante”, explicam. A tonalidade foi adotada em diversos locais como no tapete, na marcenaria e na produção dosobjetos. Na cozinha a cor aparece nos armários inferiores. Tudo foi combinado com a elegância do cinza e do off white. A madeira escolhida também teve o seu papel na harmonização dos ambientes. “A apricot grey tem um tom acinzentado”, ressaltam. A proposta do escritório não alterou alvenaria. Mas trocou revestimentos de todo o apartamento, assim como as bancadas e rebaixou o forro com gesso. No projeto original, eram cerâmicas muito simples. A proposta especificou porcelanato em todos os pisos e nas paredes papel, que “veste a casa e deixa os ambientes mais aconchegantes. A colocação é rápida, sem cheiro ou sujeira. Costumamos usar sempre que possível”, defendem. Além disso, como a cozinha seria integrada com a sala, o acabamento da área molhada foi substituído por espelho, transmitindo sofisticação ao setor de convivência.

 

projeto4

A suíte foi otimizada com a marcenaria que executou a cama e o armário em L revestido de espelho.

 

“Adoramos as cores e a amplitude desse projeto.
Ele é vibrante e ao mesmo tempo neutro”

Marcelo Sesso e Débora Dalanezi, arquitetos.

 

projeto5

No detalhe as fotos aplicadas na parede do quarto do MH8. Ao lado, o banheiro recebeu cerâmica com desenho contemporâneo e cuba fosca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *