A simplicidade clássica e requintada no modo de projetar de Silvia Bitelli

destaque
O hotel Casa Quatro Oito, em Florianópolis, busca proporcionar experiência requintada e exclusiva
31 de março de 2018
Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
A criatividade marca presença no projeto deste apê de 47 m² com décor industrial
5 de abril de 2018

Luxo minimalista

Estilo da arquiteta ressalta o jeito de morar clean neste apartamento de 280 m².

 

 

 

Projeto1

Cores claras e linhas retas revelam o estilo da arquiteta, que prima pelo minimalismo. Na sala de estar, sofás, poltronas e banco, da Artefacto; mesas, da Breton.

 

A arquiteta Silvia Bitelli já esboçava o gosto pelos traços da arquitetura e do design ainda criança, quando brincava de casinha no bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo, com suas primas que admiravam seu jeito especial de dispor xícaras e móveis de brinquedo. Sem saber, ela elaborava ali o seu estilo que, hoje, vai ao encontro das lições do mestre do minimalismo, o arquiteto alemão Mies van der Rohe, como mostra o projeto deste apartamento de 280 m², em Santana.

 

Projeto8

O home theater se integra ao estar e ao terraço. O piso de porcelanato em todos os espaços colabora para a sensação de amplitude.

 

Projeto2

Madeira sempre pontua os projetos de Silvia. Acima, no terraço gourmet, o desenho ousado da arquiteta executado pela Pirâmide Marcenaria.

 

Assim como o mestre alemão, Silvia gosta do estilo de arquitetura e décor característico do século XX: muita luz natural, simplicidade, aço, madeira e vidro, além de espaços abertos e integrados. E, claro, uma boa pitada de luxo. Ingredientes perfeitos para a proprietária deste apê, que contratou Silvia por indicação de outro cliente da arquiteta. Separada, a empresária mora com um filho que faz faculdade de medicina e desejava um espaço não somente para os dois, mas para receber outros filhos casados e netos. Enfim, uma casa integrada com bastante vida. Sem esquecer, é claro, suas preferências: ela adora cores claras e materiais naturais. Um grato presente, já que combina com o estilo de Silvia. “Porém, não adianta eu ser totalmente clean se tenho um cliente clássico. Então acabo me adequando em alguns casos, já que a casa deve ser a cara do morador”, relata Silvia sobre seu trabalho como um todo.

 

“Eu gosto de acompanhar desde a criação até a finalização”.

Silvia Bitelli, arquiteta

 

Projeto4

A suíte máster, assim como todos os quartos, receberam piso de madeira para dar aconchego, assim como a cabeceira de tecido e papel de parede.

 

Projeto5)

A sala de banho com mármore piguês, da Top Mármores, atende o desejo da moradora por cores claras.

 

A profissional gosta da arquitetura completa – ir ao terreno, pisar na lama da construção, ver as paredes subindo… Uma forma de garantir que tudo saia conforme planejou. No caso deste projeto, cujo imóvel era novo, algumas alterações foram feitas ainda na planta – distribuída em hall de entrada, living, terraço gourmet, uma suíte máster, duas suítes comuns, cozinha com sala de refeições, área de serviço e dependência de empregados. Uma das intervenções foi a integração do living – que engloba estar e home – ao terraço. Como a ideia era dar amplitude, Silvia revestiu porcelanato claro em todo o espaço para alcançar esse objetivo. “Ampliamos também a suíte máster criando um closet amplo, além de aumentar o closet da suíte do filho”, conta.

 

Projeto6

A cozinha com local para refeições rápidas, ganha pontos de cor, mas a base neutra marca presença, como o piso de granito.

 

Os materiais seguem a linha clean defendida pela arquiteta. A começar pela cuidadosa escolha das pedras para os revestimentos, entre elas mármore piguês branco nos banheiros, de acordo com o pedido de cores claras da moradora; mármore romano bruto no lavabo; e granito no piso da cozinha. Já os quartos receberam piso de madeira para dar aconchego, assim como tecido na cabeceira e papel nas paredes.

Depois da arquitetura pronta, Silvia faz questão de voltar para cuidar do décor, do desenho da marcenaria ao detalhe do quadro. Simples assim.

 

 

Projeto10

 

PERFIL

Naturalidade: São Paulo
Formação: arquitetura e Urbanismo
Onde: UnG
Tempo de atividade: 18 anos
Áreas de atuação: projetos arquitetônicos e interiores
Mostras que participou: Breton 2012; Segatto 2012; Artefacto B&C 2014 e 2017
Estilo: contemporâneo
Morar bem é: conforto
Bom design é: arquitetura que agrada
Sustentabilidade é: fundamental
Luxo é: ser feliz
O cliente ideal é: todos aqueles que me escolheram
Referências que pautam seus projetos: luxo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Rosana Ferreira
Imagens Celina Germer e Phoética Ateliê Fotográfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 128.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!