Desenvolvimento comunitário

O Luxo e o Lixo em São Paulo
28 de março de 2014
Mundo digital
20 de maio de 2014

Desenvolvimento comunitário

 

Maria Amparo Del Moral e Alexandra Pratley foram as fundadoras da Associação Comunitária Pequeno Príncipe, situada em uma área rural a três km do centro de Parelheiros, em São Paulo. A entidade fica dentro da reserva ecológica da área de proteção ambiental Capivari, é 50% coberto pela Mata Atlântica e rigorosamente preservado.

Inicialmente, as pessoas que moravam no local foram voluntárias e com muita criatividade começaram a construir a casa. No projeto da época alguns arquitetos como Paulo Caio, contribuíram realizando o plano arquitetônico da sala, churrasqueira e outros cômodos. A casa principal traz um design diferenciado que encanta a todos que a visitam, pois foi construída com tijolos ecológicos feitos com os próprios componentes do solo local (terra e areia), sem argamassa. Além da forte influência espanhola por meio dos mosaicos, dos azulejos e dos objetos personalizados, todos feitos com materiais recicláveis.

O objetivo da associação é promover condições adequadas ao desenvolvimento físico, mental e social da criança por meio de alimentação sadia, atividades educativas e artísticas. Atualmente, na área estão construídas instalações destinadas às essas atividades, como salas para crianças, bazar, mini biblioteca, casa de música, espaço para leitura, hortas orgânicas e jardins cultivados pelas crianças e educadores.

A entidade se mantém com o apoio de uma amiga espanhola das fundadoras, com a ajuda de algumas fundações do Brasil e, principalmente, com recursos oriundos de arrecadações voluntárias da comunidade. Graças à união de todos, a associação já gerou muitos frutos e, assim, crianças e membros da comunidade passaram a ter consciência social e ecológica, cuidando melhor de suas casas e, sobretudo da natureza. acpequenoprincipe.com.br

01

02

03

04

05