Tabriz promove Compra do Bem
11 de novembro de 2014
Eleição CAU/BR
13 de janeiro de 2015

Arquitetura contra criminalidade

 

Profissionais de arquitetura oferecem a sua contribuição a sociedade por meio de projetos urbanísticos que consistem em construir locais de lazer para a população em áreas abandonadas ou ocupadas pela criminalidade. “Os projetos urbanísticos têm um papel fundamental na redução da criminalidade, pois estimulam a ocupação e possibilitam que os usuários permaneçam por mais tempo nas áreas públicas, isso as tornam mais vigiadas e seguras. Além disso, uma área bem projetada faz com que esses frequentadores se sintam donos do espaço e o mantenham protegido e bem cuidado”, ponderam as arquitetas da Óbvio Arquitetura, Nathália Otoni e Luciana Araújo.

Na visão das profissionais: “o ideal é propor equipamentos urbanos que beneficiem os usuários da região; planejar um paisagismo capaz de tornar o espaço mais convidativo; projetar uma iluminação pública que torne o local mais seguro e criar um tratamento da área que dê uma identidade e agrade aos espectadores”.

Para que a revitalização do espaço seja eficaz, é preciso entender o entorno do local. Isso faz toda a diferença no que diz respeito à funcionalidade. “Se a área for comercial, espaços de descanso e contemplação são bem-vindos. Caso seja residencial, playgrounds e equipamentos de ginástica podem e devem ser propostos”, sugerem. O fundamental é permitir a maior variedade de usuários possível, durante a maior parte do tempo. Caso contrário, os espaços ficarão desocupados e ermos, propiciando a prática de crimes e delitos.

A revitalização de um local deserto próximo a uma área residencial resultou nessa praça, onde os moradores podem se exercitar na academia ao ar livre e contemplar a natureza:

 

Praça

 

Projeto estimula o convívio

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!