Reforma valoriza os 55 m² de apartamento com ambientes claros, integrados e funcionais

Projeto funcional destaca painéis de madeira e integração de ambientes
12 de junho de 2017
destaque

Apartamento.33

Pequeno gigante

Reforma valoriza 55 m² de apartamento, que se tornou funcional e confortável para um casal

 

 

 

Apartamento

Integração entre estar, jantar, cozinha e varanda tornou o espaço amplo e bem distribuído, onde a cozinha com ilha ganhou bancada em granito preto, equipada com cooktop. O design aparece na poltrona Felipe e banquetas estofadas, de Fernando Jaeger. Espelhos refletem o ambiente e trazem sensação de amplitude.

 

A casa parecia grande e vazia demais após a saída dos filhos desse casal – ele, aposentado; ela, advogada – em busca de independência. Para se adequar à nova configuração familiar e diminuir gastos desnecessários, surgiu a ideia de mudar-se para um lar mais enxuto, que comportasse melhor o novo estilo de vida, com conforto e funcionalidade. Assim, surgiu este apartamento de 55 m² no mesmo bairro que já habitavam, a Bela Vista.

 

“Com a integração dos espaços, padronização de cores e acabamentos, o apê de 55m² parece muito maior”

Márcio Campos, arquiteto

 

apartamento2

sala de estar recebeu um sofá retrátil da Breton, em tom neutro que conversa com o móvel sob a televisão, com acabamento laqueado executado pela Marcenaria Decoralto. O tapete geométrico da Naturalli delimita o espaço.

 

apartamento3

A mesa de jantar redonda de madeira é pequena, mas perfeita para o casal, composta com cadeiras de Fernando Jaeger. Ao fundo, bar com acabamento de laca cinza acomoda livros e objetos decorativos, além de possuir gavetas e armários para organização.

 

apartamento4

Solução compacta de área de serviço, alocada na varanda.

 

“Foi nessa busca por um novo lar que os clientes me encontraram – eles visitaram um apartamento que eu havia feito a obra e se identificaram com o estilo do meu escritório. Antes de comprar um novo imóvel, pediram minha avaliação e logo iniciamos o projeto”, conta o arquiteto Márcio Campos, que indicou um lugar compacto, mas com tudo que necessitavam – como grandes armários, bar, cozinha com ilha e sala de estar integrada ao jantar e à varanda.

 

“Desde o inicio, o casal pediu ambientes claros para dar a sensação de amplitude, e a integração serviu para melhor aproveitar a metragem”, explica. Além disso, a remoção da alvenaria que antes dividia sala e suíte permitiu que se instalasse um armário 15 cm maior na área íntima. “Diminuímos cerca de 50 cm da sala para poder ganhar mais guarda-roupa”, explica. Outra mudança se deu na varanda – ao retirar sua porta balcão, foi possível ampliar a cozinha e instalar uma ilha a pedido dos clientes. Como o apartamento possuía dois banheiros pequenos, Márcio também os reformou – o banheiro social ganhou função de lavabo e seu antigo box passou a atender à suíte. O box da suíte, por sua vez, tornou-se uma espécie de depósito.

 

apartamento5

Na suíte, a cama contou com cabeceira estofada pela Silvia Serra Ateliê. Ao lado dela, espelhos vão do piso ao teto, refletindo o ambiente. O criado mudo foi executado pela Marcenaria Decoralto.

 

apartamento6

A pedido dos clientes, o quarto contou com diversos armários para organizar –projeto executado por marcenaria para abrigar todos os pertences do casal.

 

Praticidade foi palavra-chave, então, como revestimento, o porcelanato foi eleito. “Na cozinha, no lugar do tradicional azulejo, optamos pelo espelho – assim, quem estiver lavando louça continua participando da conversa com quem está na ilha. Eles adoram ficar sempre juntos!”, conta. No mobiliário, a ideia foi buscar conforto e base neutra. Um sofá retrátil torna-se cama, para acomodar os filhos em dias de visita, e algumas banquetas e cadeiras ganharam nuances verdes, cor favorita do casal. Um  novo jeito de morar, mas com muito aproveitamento de espaço.

 

apartamento7

O banheiro foi revestido de porcelanato marmorizado da Portobello na parede do box e piso; sua bancada de aglostone ganhou cuba esculpida.

 

apartamento8

O lavabo, por sua vez, é vibrante: tem papel de parede com tema de folhagens, que conversa com a porta do armário, na cor favorita dos proprietários.

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Mariana Orsi
Matéria Publicada em Revista Decorar 124.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!