Marli Assis. Uma designer apaixonada pela profissão.

Adriana Di Garcia, 26 anos de design e criatividade
15 de março de 2017
Estilo Gourmet
18 de março de 2017
Marli_Assis2

O estar tem pé direito duplo e é banhado por farta luz natural pela janela de dupla protegida pelas delicadas cortinas. O ambiente é ligado à pequena varanda, formada pelo recuo lateral da casa. Na parede, um painel com mosaico de plantas (A Varanda). No piso, porcelanato Stato Dell Arte (Máxxima Revestimentos).

POR Marcela Millan

 

Escolha apaixonada

Desde cedo, a designer Marli Assis já gostava de decorar as casinhas; a brincadeira virou profissão da qual ela não se arrepende.

 

Uma das mais importantes escolhas que fazemos em nossas vidas gira em torno da profissão. Enquanto para alguns esse é um assunto complexo, para a designer de interiores Marli Assis foi simples e natural. “Na minha infância eu já brincava de colocar e recolocar móveis em espaços que eu montava no quintal de casa”, recorda.

Hoje, com 25 anos de profissão, Marli diz que não se arrepende de suas escolhas. Tão fissurada que era pelo universo do design e da decoração, ela não se conteve em apenas um curso e se formou em várias vertentes – além do design de interiores, ela cursou desenho de mobiliário, história da arte e técnico em desenho de arquitetura. “Profissionalmente, iniciei desenhando móveis na loja onde eu trabalhava”, afirma a designer que hoje comanda seu próprio escritório, composto por uma equipe enxuta de quatro colaboradores.

Com escritório em São Caetano, ela acabou se concentrando no ABC, onde está a maioria de seus trabalhos, dentre residências, projetos comerciais, como clínicas e lojas, e coorporativos. Em todos pode se identificar seu estilo, que define como contemporâneo. Para imprimir a personalidade do cliente,“busco conhecer quem me procura e sentir seus anseios”, enfatiza. De acordo com a sua filosofia, “saber ler as pessoas e entender seu perfil é essencial para o trabalho dessa área, que deve traduzir essas necessidades com excelência, pensando nas melhores soluções em design, espaço e tecnologias”.

Ousada, Marli gosta de recorrer ao aconchego da madeira e à sofisticação do couro e não dispensa uma peça exclusiva para diferenciar suas propostas. A sustentabilidade também é um item, importante que ela não deixa de lado. “Sempre investigo a procedência dos materiais que utilizo e também tento despertar esse interesse nos clientes”, alega.

Esta casa de 680 m² distribuídos em três pavimentos, apresentada em primeira mão para a DECORAR, é um bom exemplo da linha que procura seguir. Situada no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, foi entregue apenas na alvenaria para a designer. Os proprietários são um jovem casal e seus dois filhos que gostam de receber amigos e dar festas. Clientes costumeiros, confiaram o desafio de idealizar a nova morada à Marli – que não teve dificuldade em identificar suas aspirações. “Eles desejavam reunir tudo o que mais gostam em casa, como uma piscina, academia, spa e área gourmet”, revela a profissional, que interferiu no projeto ainda na planta.

Marli também preocupou-se com a sustentabilidade: “O consumo de energia elétrica foi muito bem solucionado com a instalação de aquecedor solar e com um sofisticado projeto de hidráulica onde há uma total eficiência no consumo de água.” A residência ainda recebeu um completo sistema de automação, que controla as cortinas, câmeras, portas, equipamento de imagem e som, luz e ar condicionado.

O design de interiores tirou proveito do pé-direito duplo, utilizando tons neutros e claros para rebater a farta luz.

Marli_Assis

De estilo contemporâneo, a designer Marli Assis adora trabalhar com a madeira em seus projetos. Aqui, detalhe da escada que integra o living ao segundo pavimento. A parede ganha vida com a obra em madeira, do Studio Lopomo.

 

Marli_Assis2

O estar tem pé direito duplo e é banhado por farta luz natural pela janela de dupla protegida pelas delicadas cortinas. O ambiente é ligado à pequena varanda, formada pelo recuo lateral da casa. Na parede, um painel com mosaico de plantas (A Varanda). No piso, porcelanato Stato Dell Arte (Máxxima Revestimentos).

 

Marli_Assis3

A área de estar, que ficou confortável com um gostoso sofá (A Especialista), recebeu ao centro o imponente lustre de cristal (Portal ABC), que ocupa a altura do ambiente, assim como as cortinas.. Ao fundo, está a sala de jantar, que ocupa o vão simples, passando mais aconchego nos momentos das refeições. Objetos decorativos são da Lar Deco.

 

Marli_Assis4

O destaque do social é a escada escultórica que se sobressai perante a parede revestida de papel e pelo corrimão transparente de vidro. Entre o estar e o home, uma lareira divide e traz conforto nos dias mais frios.

 

Marli_Assis5

No home theater, o forro de gesso tem função acústica e ainda acopla iluminação e caixas de som. O sofá de seis lugares (A Especialista) compõe com o painel amadeirado da TV, executado pela Stabilita. Na varanda, o painel com plantas cria um pequeno jardim vertical.

 

Marli_Assis62

A mesa de jantar laqueada que faz um jogo de contrastes com as cadeiras (ambas Kartell). O pendente (Portal ABC) sobre a mesa enfatiza a preocupação com design.

 

Marli_Assis7

A varanda gourmet, ligada à piscina, foi inteiramente pensada com móveis da Saccaro. Tem área de estar alegre e colorida formada por sofás impermeáveis. Ao fundo, a churrasqueira servida por bancada de granito (Marmoraria Pedra Julia) e banquetas, e a mesa de refeições em madeira rústica.

 

Projeto priorizou tons neutros e elegância, reservando para os aposentos mais cor e personalidade.

Marli_Assis8

No terceiro pavimento, está a academia e uma brinquedoteca, com piso vinílico em manta (Tarkett). Aqui o forro de gesso foi trabalhado para garantir iluminação eficiete. O mobiliário, executado em marcenaria (Stabilita), chama atenção pelo apelo visual.

 

Marli_Assis9

No quarto da menina, um canto previsto para os estudo, com projeto executado sob medida. Atente-se para a cadeira, com tecido estampado que se repete na roupa de cama. A cortina, manufaturada em microfibra garante a vedação do ambiente.

 

Marli_Assis10

O dormitório do garoto é um verdadeiro playground, graças a marcenaria sob projeto.

 

Marli_Assis11

No banheiro, o projeto abusa dos vidros e espelhos (Alliance Vidros). Com metais e louças da Horus, recebeu bancada de Silestone (Marmoraria Pedra Julia) com incrustações. Os armários foram feitos sob projeto.

 

 

Perfil

“No primeiro contato sempre procuro conhecer meu cliente e sentir seus anseios, traçando seu perfil.”

Marli Assis, designer de interiores

 

Naturalidade: São Caetano do sul, SP

Formação: design de interiores, na ABRA (1992); técnicas em desenho de arquitetura, na Pró Tec (1994); desenho a mão livre, na FAAP (1996); desenho de mobiliário, na Angélica Santi (1997); história da arte, na FAAP (1997)

Tempo de atividade: 25 anos

Áreas de atuação: residências, comerciais, clínicas, lojas e escritórios

Regiões onde mais atua: Grande ABC

Perfil de clientes: não há um definido

Mostras das quais participou: Polo Design, Mostra Veja Riviera, Mostra Veja Campos do Jordao, Mostra Coorporativa D&D, Casa e Corporativos Acessíveis – Projeto e Estilo

Estilo: contemporâneo, caracterizado por inovação, criatividade, exclusividade e estética

Morar bem é: ser feliz em casa

Bom design é: atender função e forma

Luxo é: atender função e forma

Desafios profissionais: saber traduzir o cliente.

Materiais: madeira, couro, entre outros

Cores: vivas e harmônicas, que possibilitem criar ambientes alegres

Um mobiliário: cadeira Mole, do designer Sergio Rodrigues

Um revestimento: feito de PET reciclado

Uma obra de arte: O teto da Capela Sistina, concebido por Michelangelo entre 1508 e 1512

Uma obra de arquitetura: Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi

 

 

Imagens: Carlos Henrique dos Santos e Eder Bruscagin