Espaço verde Chico Mendes

mooca
Morar em: Mooca
10 de abril de 2017
Baby_Beef3
Lugar Gastronomia Baby Beef Jardim
24 de abril de 2017

Espaço Verde Chico Mendes

Antiga área que já foi fazenda e concentrou importantes olarias hoje é parque desfrutado pela população de São Caetano do Sul.

 

Com 140 mil m² de área, o parque leva o nome Chico Mendes como homenagem ao ativista ambiental. Localizado em uma antiga zona industrial no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, sua história se iniciou no século 16, com a população de tropeiros que ali vivia. No século seguinte, arrematada pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme, a área foi doada aos padres beneditinos. Formou-se a Fazenda São Caetano, que mantinha uma olaria e forneceu os tijolos usados na construção do Mosteiro de São Bento e do Museu do Ipiranga.

O bairro foi sendo tomado para a fabricação de telhas, tijolos e louças, comandados por imigrantes italianos – daí o nome Cerâmica. Hoje, a área é presenteada com um espaço verde com palmeiras, perobas e jacarandás, pistas e trilhas para caminhada, lago, quadras poliesportivas e quiosques. Na entrada, uma praça com bancos e floreiras exibe um globo que destaca a cidade do ABC paulista no mapa-múndi.

O parque ainda conta com uma área elevada onde fica uma estátua do italiano São Caetano, patrono da providência, e uma passagem subterrânea que o liga ao Parque Catarina Scarparo D’Agostini. O Espaço Verde Chico Mendes recebe eventos organizados pela Prefeitura de São Caetano do Sul, como o projeto Esporte e Saúde. Essa iniciativa da Secretaria de Esporte e Turismo promove atividades físicas para a população, orientadas por profissionais das academias da cidade. Os eventos visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. (11) 4232-5165

 

chicomendes

 

 

Por Aline Tavares
Imagem
Prefeitura Municipal São Caetano do Sul
Matéria Publicada em Revista Decorar 111

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!