Encontro debate a valorização da arquitetura

Prêmio Decorar 2014.1
23 de outubro de 2014
GCP Arquitetos concorre ao W AWARD
11 de novembro de 2014

A valorização da arquitetura e urbanismo e os desafios atuais no mundo do trabalho serão os principais temas do Encontro Estadual que será promovido pelo SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo. O evento acontece nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade III, no Paraíso, Zona Sul da capital paulista. Poderão participar dessas discussões os profissionais em atividade no setor e os estudantes das faculdades.

O encontro tem como objetivo fazer um amplo debate sobre o contexto geral da categoria em todo o estado. Com base nessas discussões, o SASP quer buscar caminhos para valorizar a profissão em todos os segmentos que os arquitetos e urbanistas atuam na sociedade. Os tópicos de discussão foram cuidadosamente escolhidos com base nos encontros regionais promovidos pela entidade em várias cidades do estado de São Paulo.

A série de conversas foi organizada para saber, de forma local, quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos arquitetos. Tanto os encontros regionais quanto o evento de âmbito estadual fazem parte do intenso trabalho do SASP de se aproximar cada vez mais da categoria, com ações que proporcionem melhorias nas condições de trabalho do arquiteto.

As propostas e as dificuldades obtidas nas etapas regionais serão debatidas com os participantes do Encontro Estadual. A partir de então, a categoria passará a construir alternativas que poderão ser aplicadas como forma de buscar a valorização da profissão.

“Esse é um passo importante para ampliar a representatividade dos arquitetos, principalmente junto aos profissionais do setor de fora da capital paulista”, destaca Maurilio Chiaretti, presidente do SASP. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do evento, entre arquitetos e estudantes de Arquitetura.

belas

Programação

Dia 31 de outubro

19h – Abertura

Das 19h30 às 21h30

Mesa – Valorização da Arquitetura e Urbanismo e os desafios atuais do mundo do trabalho.

Palestrante: Marcio Pochmann, economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas e presidente da Fundação Perseu Abramo.

Dia 01 de novembro

Das 9h30 às 12h – Mesa – Arquitetos e a Ditadura: 50 anos pós golpe, lembrar para não repetir

Das 13h30 às 15h30

Mesa – Arquitetura e a questão de gênero: a mulher, na arquitetura e na cidade.

Mesa – Desafios do Arquiteto e Urbanista no Serviço Público

Das 16h às 17h30

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como autônomo

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como professor

 

Serviço

Encontro Estadual dos Arquitetos do SASP

Quando: dias 31 de outubro e 01 de novembro

Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade III

Endereço: Rua Antônio Coelho, 879, Paraíso, São Paulo – SP

Informações: (11) 3229-7989