Design polonês

Herman Miller busca talento do design
1 de outubro de 2014
Produtos com design
28 de outubro de 2014

A 2ª edição da exposição ‘The Spirit of Poland’ será realizada em Brasília

O evento acontece entre os dias 4 e 28 de novembro no Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília. Trata-se de uma iniciativa de designers poloneses, com o objetivo de apresentar ao mundo o valor e o potencial das marcas de design desse país.

A exposição será organizada pela Culture.pl e apresentará produtos de mais de uma dezena de marcas polonesas, que irão mostrar a cultura material da Polônia, sua história e seu desenvolvimento atual.

Alguns poloneses desenvolvem seus produtos exclusivos junto com a indústria, experimentando novos materiais e tecnologias, tais como a Zieta Prozessdesign ou a CSTM. Outros produtos são baseados em habilidades artesanais exclusivas, como no caso de joias de carvão, feitas à mão por escultores e desenvolvidas pelo estúdio bro.Kat. Também serão apresentados os objetos icônicos dos anos 50, criados pelo renomado artista polonês Roman Modzelewski em 1958 e introduzidos no mercado cerca de 50 anos mais tarde pela Vzór. Já um design mais experimental reflete objetos únicos de pequenas marcas poloneses como Pani Jurek, Malafor ou Agnieszka Bar. A exposição vai apresentar muitos exemplos do design polonês contemporâneo, bem como o contexto em que ele foi criado.

Como parte do evento, os organizadores estão planejando uma série de palestras e workshops para o público do museu: o mundo da diplomacia internacional, organizações culturais, design local e comunidade artística, estudantes, bem como outros frequentadores do museu.

Conheça a peça ‘aço em rotação’, da empresa Zieta Prozessdesign:

236076_442858_dsc_8272

236076_442859_dsc_8088

SERVIÇO
The Spirit of Poland – Brasília
Data: Entre 4 e 28 de novembro
Local: Galeria Térreo – Museu Nacional Honestino Guimarães – Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF
Horário: Terça a Domingo, das 9:00 às 18:30
Preço: Entrada gratuita