Sandra Araújo, a lady do decór

Projeto usa panos de vidro no lugar de paredes
18 de março de 2016
Projeto mostra que ambientes aconchegantes e bonitos podem ser funcionais
31 de março de 2016

Uma lady

Antes de dar início a um projeto, a arquiteta conhece o cotidiano dos clientes, seus costumes e necessidades, de forma que agrade os moradores.

 

 

Com 30 anos de profissão, a arquiteta e designer Sandra Araujo, filha de engenheiro, desde menina acompanhava obras com o pai e já fazia maquetes para as bonecas. “Adoro resultados!”, afirma o motivo de ter escolhido a profissão. Independente, começou a trabalhar no segundo ano de faculdade e logo seguiu carreira a solo. Hoje, a profissional que prefere manter uma equipe enxuta faz questão de detalhar a mão seus projetos.

Antes de dar início a um projeto, a arquiteta conhece o cotidiano dos clientes, seus costumes e necessidades, com o intuito de captar a essência que passará aos espaços, de forma que agrade os moradores. “É importante o cliente saber que ele é único, exclusivo”, diz. E o maior desafio para ela é harmonizar seus pedidos dos com funcionalidade e bom gosto”, conclui aquela que também é conhecida como Lady, em referência à Lady Di e a sua classe e elegância.

 

O pórtico de madeira abraça o estar e a sala de jantar e passa aconchego ao espaço de convívio. Ele também acopla a iluminação que tem papel importante nos projetos de Sandra. Os dois ambientes estão separados pelos aparadores embutidos no sofá, tudo da A Especialista. Foto por Levi Mendes Jr. e J. Vilhoa

O pórtico de madeira abraça o estar e a sala de jantar e passa aconchego ao espaço de convívio. Ele também acopla a iluminação que tem papel importante nos projetos de Sandra. Os dois ambientes estão separados pelos aparadores embutidos no sofá.

 

Seguindo as últimas tendências, no estar, os estofados têm detalhes em capitonê. Depois da reforma, o living ficou arejado com grandes vãos acabados com batentes pretos que demarcam a transposição para o hall social e para a varanda gourmet. Um forro de gesso ladeia o pórtico e embute o sistema de som. Na parede da TV, placas espelhadas ampliam o espaço e sob ela, o nicho acomoda a lareira Bella Telha. Foto por Levi Mendes Jr. e J. Vilhora

Seguindo as últimas tendências, no estar, os estofados têm detalhes em capitonê. Depois da reforma, o living ficou arejado com grandes vãos acabados com batentes pretos que demarcam a transposição para o hall social e para a varanda gourmet.

 

Um forro de gesso ladeia o pórtico e embute o sistema de som. Na parede da TV, placas espelhadas ampliam o espaço e sob ela, o nicho acomoda a lareira.

Um forro de gesso ladeia o pórtico e embute o sistema de som. Na parede da TV, placas espelhadas ampliam o espaço e sob ela, o nicho acomoda a lareira.

 

Sandra é adepta dos estilos clássico e contemporâneo e conta que o perfil de seus clientes é arrojado. Em suas obras não faltam nunca ladrilho hidráulico, cores e madeiras, como neste projeto apresentado em primeira mão para a revista DECORAR, onde o pórtico amadeirado integra a área social passando aconchego.

Misturar mobiliário rústico e clássico com equilíbrio e elegância é outra marca registrada de Sandra que é possível conferir neste apartamento de 178 m² no Morumbi com reforma idealizada para um casal jovem conviver e receber amigos e familiares, cuja concepção se baseou em integrar os espaços. “Inspirei-me na liberdade de circulação, buscando um mix de vários estilos”, ressalta.

 

Nesta foto, fica clara a integração da varanda com o social. O piso de ladrilho hidráulico destaca-se sobre o piso de madeira e evidencia a área gourmet. As cortinas rolô da Alamanda filtram a luz e isolam o ambiente do exterior quando necessário. Foto por J. Vilhora

Nesta foto, fica clara a integração da varanda com o social. O piso de ladrilho hidráulico destaca-se sobre o piso de madeira e evidencia a área gourmet. As cortinas rolô da Alamanda filtram a luz e isolam o ambiente do exterior quando necessário.

 

Na sala de jantar, mesa para dez pessoas atendida pelo bufê. Os dois pendentes (Lustres Irie) deixam a área mais aconchegante. Foto por J. Vilhora

Na sala de jantar, mesa para dez pessoas atendida pelo bufê. Os dois pendentes deixam a área mais aconchegante.

 

O projeto assinado pela arquiteta conectou o terraço gourmet com home theater e a sala de jantar, ampliando os espaços de convívio. “Foram retiradas as portas da varanda e nivelou-se o piso dando a integração das áreas sociais”, descreve a proposta que também ampliou a cozinha e a suíte e banho do casal. A copa surgiu do antigo dormitório de empregada e o closet ganhou mais espaço com o espaço de um dos antigos quartos.

“A Iluminação é a vida de uma residência”, explica Sandra sobre as escolhas dos lustres que foram inseridos para criar ambientes aconchegantes “mesmo onde havia necessidade de iluminação central”.  Os spots embutidos foram colocados em pontos estratégicos de maneira que cumprissem duas funções, iluminar e valorizar a decoração. Mas o intuito maior é que os moradores se sintam a vontade e felizes na nova casa.

 

Para quebrar com o jogo preto, branco e tons amadeirados da composição, o projeto incluiu armários amarelos, executados pela Blanco. Conectada ao balcão revestido de pastilha de vidro, a mesa de madeira é servida por cadeiras de fibra. Ao fundo a churrasqueira da Bella Telha.

Para quebrar com o jogo preto, branco e tons amadeirados da composição, o projeto incluiu armários amarelos, executados pela Blanco. Conectada ao balcão revestido de pastilha de vidro, a mesa de madeira é servida por cadeiras de fibra.

 

Ampla e bem distribuída, a cozinha ganhou ilha de granito para o cook top. Uma das paredes das áreas molhadas foi revestida de pastilha de vidro. Nichos revestidos na mesma pedra embutem os eletrodomésticos.

Ampla e bem distribuída, a cozinha ganhou ilha de granito para o cook top. Uma das paredes das áreas molhadas foi revestida de pastilha de vidro. Nichos revestidos na mesma pedra embutem os eletrodomésticos.

 

No quarto do casal, a madeira reveste as paredes destacando a cabeceira estofada que compõe com os criados de vidro e madeira. Sobre eles, dois pendentes delicados iluminam a cama.

No quarto do casal, a madeira reveste as paredes destacando a cabeceira estofada que compõe com os criados de vidro e madeira. Sobre eles, dois pendentes delicados iluminam a cama.

 

Ligado ao quarto, o closet com pia dupla, bancada e armário que formam um pequeno home office.

Ligado ao quarto, o closet com pia dupla, bancada e armário que formam um pequeno home office.

 

A arquiteta e designer Sandra Araujo é também conhecida como lady, não só por se assemelhar-se à Lady Di, como pela delicadeza de seus traços. Foto por Levi Mendes Jr. e J. Vilhora

A arquiteta e designer Sandra Araujo é também conhecida como lady, não só por se assemelhar-se à Lady Di, como pela delicadeza de seus traços.

Perfil

 

Naturalidade: paulistana
Formação: arquitetura, Universidade Mogi das Cruzes (1986), e design de interiores, na Escola Panamericana de Artes
Áreas de atuação: arquitetura e design de Interiores
Mostras de que participou: Casa & Arte, Polo Design Show
Prêmios: revista Decorar e Polo Design Center
Estilo: contemporâneo, rústico e elegante
Morar bem é: sentir se a vontade naquele lugar!
Bom design é: conforto e harmonia
Luxo é:  sofisticação
O cliente ideal é: aquele que te permite ser arquiteto
Referências que pautam seus projetos: Frank O. Gehry, Oscar Niemeyer, Frank Lloyd Wright
Desafios de um arquiteto: harmonizar pedidos dos clientes com funcionalidade e bom gosto. Surpreender
Um mobiliário: do designer Sergio Rodrigues
Uma obra de arte: quadros do pintor Leonid Afremov
Um revestimento: ladrilho hidráulico
Uma obra de arquitetura: Museu de Arte Contemporânea MAC de Niterói, do arquiteto Oscar Niemeyer

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Silvana Maria Rosso
Fotos Levi Mendes Jr. e J. Vilhora
Matéria Publicada em Revista Decorar 95

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!