Para estar na varanda

Elegância em 500 metros quadrados
7 de outubro de 2014
Anteparo para arte
9 de Fevereiro de 2015

Depois de fechada por vidro, a varanda integrou-se à sala ampliando a área social do imóvel de dimensões reduzidas

Quando o jovem publicitário decidiu investir em seu próprio imóvel pensou que este deveria ser em grande estilo. O escolhido foi um apartamento de 37 m2. Apesar das dimensões reduzidas, fazia questão de muito conforto, elegância e extrema funcionalidade. Sem experiência devida para adequar o mobiliário ao espaço, decidiu contratar os arquitetos Marcelo Sesso e Débora Dalanezi para auxiliá-lo.

A solução sugerida pelos profissionais foi criar uma atmosfera que remetesse aos estúdios e lofts nova-iorquinos. Para tal, cada canto foi minuciosamente aproveitado com a marcenaria bem planejada e recursos como o fechamento da varanda por vidro, transformando-a em uma extensão do estar. Com ar jovial, o espaço ficou contemporâneo, tanto pela combinação de cores – o branco e o amarelo –, quanto pelo design de linhas retas.

Em função das próprias dimensões do imóvel, não foram necessárias intervenções estruturais. Porém, para personalizar os ambientes, investiu-se na substituição de todos os revestimentos de pisos e paredes, realizada durante a reforma de três meses. “Tivemos muita liberdade na hora de indicar as melhores soluções”, destacam os profissionais.

Uma alteração significativa aconteceu na cozinha. O design industrial dos lofts nova-iorquinos é retratado pelo revestimento da parede principal, em tijolo rústico, e pela disposição das luminárias sobre a bancada de refeições. Já os armários seguem um perfil mais retrô acentuando o ar de aconchego.

Para propiciar maior amplitude e, ao mesmo tempo, garantir a delimitação dos espaços, empregaram-se soluções aparentemente simples, mas que surtiram grande efeito. Entre o dormitório e o living há um pequeno rack suspenso por estrutura em aço inox giratória, onde foi instalada a TV, que serve a ambos os ambientes. Um armário com fechamento em vidro serigrafado, ao lado da cama, serve à função propriamente dita, além de trazer privacidade.

De acordo com os profissionais, a iluminação foi especialmente desenvolvida em cada espaço. Sancas e rasgos em gesso percorrem todo o apartamento, acomodando trilhos e spots pretos com iluminação halógena.  Assim como nos demais ambientes, no banheiro primou-se pela amplitude, conseguida pela disposição da bancada em diagonal e pela combinação entre o espelho junto ao vidro serigrafado do box. Ao final, o apartamento ficou como o jovem imaginava: contemporâneo e com ambientes integrados, porém setorizados. 

Imagens: Bruno Cocozza

A varanda fechada por vidro pode ser integrada ao living. Graças à presença do sofá e poltrona (Bonamaison), ora funciona como estar, ora como sala de TV. Para um melhor aproveitamento do espaço, uma estante com bancada para quadro (SS Móveis e Decorações) foi executada sob projeto. O nicho em laca amarela e a iluminação embutida no mesmo tom acompanham a cor das almofadas e banquetas.

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

O projeto privilegiou a integração dos ambientes para racionalizar os espaços, onde a grande aliada foi a marcenaria.

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

A parede que integra cozinha e jantar foi revestida com tijolo rústico e o piso em porcelanato. A luminária sobre a mesa de refeições (Produção Especial), composta por vários pendentes, foi cuidadosamente escolhida completando a atmosfera cool do ambiente. Os armários da cozinha seguem um design retrô, graças aos detalhes arredondados.

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

 

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

A solução para trazer privacidade ao dormitório foi a instalação de um armário com portas de vidro serigrafado. Para o conforto e o aproveitamento de espaço, um rack giratório acomoda a TV, que serve tanto ao quarto quanto ao living. Neste espaço, o projeto apostou nos tons sóbrios como o bege e o uva, presentes em revestimentos, almofadas e enxovais, de acordo com a solicitação do proprietário.

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

 

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

Assim como os demais ambientes, o banheiro tinha dimensões restritas; por conta disso, o projeto privilegiou um layout onde tudo foi muito bem aproveitado. Sobre a parede um espelho com grandes dimensões traz amplitude, a bancada apoia a cuba e acopla o armário. O fechamento do box é feito de vidro serigrafado (Vidroserv).

Stand e Decorado You Now, Sta Cecília

“O apartamento reflete a cidade de São Paulo: é arrojado, dinâmico e muito sofisticado”

Marcello Sesso e Débora Dalanezi, arquitetos da Sesso & Dalanezi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *