Saiba como vivem os grandes arquitetos

Decorar com pastilhas
11 de setembro de 2014
Apartamento moderno e confortável
30 de setembro de 2014

Como vivem os arquitetos

Quem nunca quis saber como é casa dos grandes arquitetos? A exposição Where Architetcs Live, que aconteceu no Salone del Mobile, em Milão, exibiu ao público entrevistas com importantes arquitetos da atualidade onde se pode saber o que pensam sobre arquitetura e como vivem, em instalações criadas por eles. E a curadora Francesca Molteni chegou a uma conclusão: “Os arquitetos são, na verdade, impecavelmente organizados. Seus livros ficam ordenadamente arrumados e seus objetos, astutamente exibidos”. Confira.

Mario Bellini

Renomado arquiteto e designer, o italiano Mario Bellini é o autor do Stardust Sofa, estofado modular que brilha no escuro, criado para a Meritalia em 2007 e reeditado em 2011. Com residência fixa em Milão, Bellini habita um edifício do século 19 reformado pelo arquiteto Piero Portaluppi. Sua biblioteca, com incríveis nove metros de altura, guarda milhares de títulos alcançados por escadas metálicas.

5_Mario Bellini 2 - Fotógrafo Davide Pizzigoni 6_Mario Bellini - Fotógrafo Davide Pizzigoni

Fotos: Davide Pizzigoni.

 

Shigueru Ban

Na residência do arquiteto japonês Shigueru Ban, na floresta Hanagi, no Japão, as curvas tão características de sua arquitetura leve, de grandes coberturas de madeira trançada em forma de ondas, aparecem mais tímidas: na redoma de blocos de vidro que abraça a escada e no pé direito-alto, em recortes, levemente inclinado. Neste vão livre, apenas uma solitária cadeira cumpre o papel de mobília.

1_Shigueru Ban - Fotógrafo Hiroyuki Hirai

2_Shigueru Ban - divulgação

Fotos: Hiroyuki Hirai e divulgação.

 

Massimiliano e Doriana

Protagonistas da arquitetura contemporânea, o casal de arquitetos italianos Massimiliano e Doriana Fuksas assinam os pavilhões e a cobertura fluida de vidro que flutua sobre os edifícios do Milan Trade Fair, onde acontece o Salone de Mobile de Milão. Em sua casa em Paris, o estilo despojado e minimalista entra em cena, com áreas de circulação livre e poucos móveis, a maior parte assinada pelo designer Jean Prouvé.

3_Studio Fuksas - Fotógrafo Aki Furudate

4_Studio Fuksas - Fotógrafo Maurizio Marcato

Fotos: Aki Furudate e Maurizio Marcato.

 

Marcio Kogan

Premiado no Brasil e no exterior, o arquiteto paulistano Marcio Kogan, dono do StudioMK27, é conhecido pela bela releitura que faz do modernismo brasileiro, com suas proporções horizontais, formas puras e detalhes limpos. Em sua casa, no 12º andar de um edifício premiado, criado por ele na década de 1980, Kogan coleciona itens que remetem ao cinema e à cultura pop, tais como toy art e souvenirs.

15_Marcio Kogan 2 - Fotógrafo Romulo Fialdini

16_Marcio Kogan - Fotógrafo Romulo Fialdini

Fotos: Romulo Fialdini.

 

Zaha Hadid

O estilo ousado da arquitetura da iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a receber o prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, surge em doses homeopáticas em sua residência londrina. Em um espaço bastante amplo e claro, Zaha distribui objetos de design de traços orgânicos e fluidos sobre os móveis e coleciona obras do artista russo El Lissitzky, que por sua vez preenchem as paredes.

9_Zaha Hadid - Fotógrafo Davide Pizzigoni

10_Zaha Hadid - Fotógrafo Brigitte Lacombe

Fotos: Davide Pizzigoni e Brigitte Lacombe.

 

Daniel Libeskind

Americano de origem polonesa, o premiado arquiteto Daniel Libeskind é autor de diversas obras importantes, entre elas, a reconstrução do novo World Trade Center. Justamente por isso Libeskind se instalou num apartamento em Manhattan. Com grandes janelas, paredes e cortinas claras, sua sala exibe peças de design icônicas, a exemplo das poltronas de couro e da mesa lateral da californiana Zuo Modern.

11_Daniel Libeskind - Fotógrafo Nicola Tranquillino

12_Daniel Libeskind - Fotógrafo Davide Pizzigoni

Fotos: Nicola Tranquillino e Davide Pizzigoni.

 

David Chipperfield

Com uma arquitetura marcada por grandes volumes sólidos, linhas precisas e blocos com aberturas assimétricas, o arquiteto inglês David Chipperfield assina a maior parte de suas obras em Berlim, capital da Alemanha, onde decidiu morar. Por lá escolheu o bairro de Mitte para construir sua morada e um de seus estúdios, num local onde um espaço de convivência ao ar livre centraliza as edificações.

13_David Chipperfield - Fotógrafo Ute Zscharnt

14_David Chipperfield - Fotógrafo Ingrid von Kruse

Fotos: Ute Zscharnt e Ingrid von Kruse.

 

Bijom Jain

Nascido na Índia, o arquiteto Bijoy Jain estudou e viveu por muitos anos nos Estados Unidos até retornar ao seu país e criar um dos principais escritórios de arquitetura da Ásia, o Studio Mumbai. Muito mais do que um mero edifício, o Studio é uma vila, construída por ele e sua equipe, a 30 quilômetros do centro de Mumbai, na Índia. Ali, em casas modulares de madeira, vivem e trabalham sessenta pessoas, entre artesãos e arquitetos.

7_Jain-Studio Mumbai - Fotógrafo Francesca Molteniphoto-12673807085

8_Jain-Studio Mumbai - divulgação

Fotos Francesca Molteni e divulgação.

Matéria publicada na edição 85.