Apartamento com ares de casa
Fora do comum
Apartamento com ares de casa
O apartamento de 169 m2, em Perdizes, entregue pela construtora, recebeu interferências pontuais e até ousadas, atendendo a uma psiquiatra, descolada, mãe de dois meninos em idade escolar. A proeza foi fruto da criação da designer Carol e a arquiteta Fernanda Lovisaro, que idealizaram uma reforma que durou quatro meses. A proposta, antes de tudo, deu cara de casa ao apartamento com ambientes open space, uma das principais solicitações da proprietária, que anteriormente habitava nesse tipo de moradia. Ela desejava ambientes espaçosos e bem definidos.


Em função do perfil contemporâneo da cliente, a base de cores do projeto é neutra para receber aplicação de cores fortes nos móveis, revestimentos de almofadas e objetos, ou seja, peças fáceis de substituir ou modificar, quando se tornarem cansativas. O living, por exemplo, é pontuado por diversas tonalidade por meio de almofadas, mesas e quadros. “A partir desse conceito conseguimos colorir os espaços para que refletissem a personalidade da médica, tornando a rotina mais alegre”, destaca a dupla.
Uma das intervenções ocorreu entre o estar e o jantar, cujos espaços se tornaram integrados e fluidos graças a eliminação da parede de um dos dormitórios. Em vez de alvenaria a parede principal do living agora é uma estante com nichos, vazados para uma pequena galeria, armazenando livros e objetos de decoração.

A cozinha também passou por modificações. Para imprimir um estilo mais despojado e rústico ao ambiente, a proposta previu a substituição dos revestimentos. No piso, optou-se pelo ladrilho hidráulico. Em uma das paredes, a pintura azul brilhante contrasta com o mobiliário revestido de laminado melamínico em padrão amadeirado e com o acabamento do gabinete que embute a geladeira. Uma despensa surgiu da mundança de função da antiga sala íntima, que em parte foi aproveitada para formar o consultório da médica.


A varanda gourmet é o ponto alto da reforma. Preenchida com peças rústicas, coloridas e achados de brechó, escolhidos de acordo com a personalidade da cliente, o ambiente não se parece com as propostas usuais, cujos mobiliários são padronizados. Até horta para colher ervas fresquinhas, além de um confortável estofado para se jogar e ficar.
Os filhos também foram contemplados pelo projeto de reforma que uniu dois dormitórios para criar um quarto amplo e criativo. Com recursos criativos de marcenaria, o design segmentou área em espaços de dormir, estudar e brincar. Para completar o projeto com criatividade, o hall do elevador recebeu fine art de Arthur de Camargo.

Por Nádia Fischer
Fotos Victor Affaro
Matéria Publicada em Revista Decorar 94
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

