Projeto Tucuruvi

Projeto Itaim
28 de Março de 2017
Radar Leste
1 de Abril de 2017

Espelho, espelho meu.

Além de eliminar paredes para aumentar a área social, acabamentos ajudam a passar a sensação de amplitude nos ambientes de convívio.

 

Mesa cheia e alegre, ocupada por uma família grande, é habitual na vida das duas irmãs gêmeas, advogadas, que decidiram morar juntas que iriam se mudar para um apartamento novo de 81 m², com dois quartos. Contando com acomodar de seis a oito pessoas, elas precisavam ter um espaço no social que comportasse esse número de usuários.

 

Para solucionar esse quebra-cabeças e gerenciar a obra da reforma, contrataram Syrlene Del Paulicchi, do escritório Elementhos. O principal desafio da designer de interiores foi organizar o espaço para garantir um living confortável o suficiente para o número de ocupantes esperado. As principais soluções do projeto foi eliminar a parede que dividia o jantar e o hall íntimo e integrar a cozinha com o living.

 

projeto

Reforma idealizada pelo escritório Elementhos substitui parede pela marcenaria (???), criando um armário funcional, além de recorrer ao espelho (Pura Art Vidros) para trazer uma sensação de amplitude ao social. No estar, a parede recebeu painel amadeirado com um nicho para os objetos decorativos que também reflete o ambiente.

 

Com a demolição da alvenaria, o espaço do jantar ganhou 17 centímetros em seu comprimento com a instalação de um armário feito sob medida em marcenaria. Esse recurso possibilitou a colocação da mesa de seis lugares, garantindo espaço para a circulação. A faixa espelhada na parede principal também ajuda a ampliar visualmente o ambiente, além de distribuir luz natural para o mesmo. No piso, o porcelanato de grande formato foi outra solução encontrada para levar mais amplitude à área social e praticidade à cozinha.

 

Para atender o sonho deas irmãs, que são bastante atualizadas em relação às tecnologias, possuírem um sistema de home theater na casa nova, o projeto também recorreu à marcenaria. O armário da cozinha invade parte do living, criando um nicho para abrigar os equipamentos.

 

projeto2

Com a nova proposta, o living também conecta-se à cozinha, pelo piso de porcelanato (Mais Revestimentos). A marcenaria resolveu o home theater, deixando um vão para os equipamentos. A área é servida por poltronas complementadas por bancos (ambos da Líder Interiores), conformando um estar que comporta no total seis pessoas.

 

Resolvida a questão de espaço, o design abusou da madeira humanizando os espaços, além de satisfazer o gosto das futuras moradoras com cores claras e linhas retas. O acabamento da maior parte da marcenaria é em laca branca, sempre com o objetivo de passar a sensação de amplitude.

 

“As madeiras em tom médio equilibram a composição”, explicam.

 

Para quebrar a monotonia dos tons neutros, o décor foi pontuado por tonalidades quentes. Na varanda, para disfarçar o vão da churrasqueira, que não agradava às clientes, a solução foi revesti-lo de vidro preto, o que conferiu mais elegância à área e instalar uma porta-painel que veda o espaço de vez quando desejado. O local foi equipado para ter som ambiente, a pedido das proprietárias.

 

projeto3

No lugar da alvenaria, um armário executado em marcenaria (Ideia Móveis) racionalizou o espaço possibilitando a colocação de uma mesa para seis pessoas. Sobre ela, o lustre de cristal (Yamamura) completa o décor.

 

Nas áreas íntimas, a marcenaria também foi aliada para resolver as necessidades das clientes. O acabamento segue a linha projetual contrapondo a madeira à laca. Pensando no conforto térmico e na estética, no piso, foi aplicado revestimento amadeirado.

 

projeto4

Na varanda, um espaço gourmet composto por bancada e banquetas com encosto em fibra (Líder Interiores) e ao fundo a área da churrasqueira que teve seu vão revestido de vidro e agora pode ser fechada pela porta de correr.

 

“A área pequena foi aproveitada de forma inteligente, transformando o imóvel em puro prazer de morar!”

 

 

projeto5

A cozinha, estreita e pequena, foi distribuída nas paredes tendo o espaço racionalizados pela marcenaria. Veja que o armário da direita substitui a alvenaria original. Na área da pia, pastilhas revestem a parede, levando funcionalidade e beleza, combinado-se ao tampo de mármore (Marmoraria Arte Moderna).

 

Por Marcela Millan
Imagens Gustavo Awad
Matéria Publicada Revista Decorar 111

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *