Dror Benshetrit é o Designer do Ano do BOOMSPDESIGN

destaque
Fuori Salone – Instalações surpreendentes em Milão
21 de julho de 2017
Presença brasileira – Salão do Móvel de Milão
25 de julho de 2017

Legado em construção

 

 

O designer israelense Dror Benshetrit é o Designer do Ano do BOOMSPDESIGN, evento que acontecerá entre os dias 7 e 9 de agosto, em São Paulo. Sua formação passa pela Design Academy Eindhoven, atualmente um dos grandes celeiros criativos do planeta, onde figuram nomes como Maarten Baas, Tord Boontje e Floris Hovers, entre outros.

 

Dror é hoje um misto de designer polivalente, que cria projetos incríveis, como o sistema construtivo QuaDror e, recentemente, o desenvolvimento do house plant. Além de projetos de planejamento urbano inovadores, como o que criou para Istambul, o Park Ormand, e o Montreal Expo, em formato de domo com vegetação que transforma o ambiente em uma grande biosfera e comemora os 50 anos da Expo 67 realizada na cidade – estes ainda em fase experimental.  Dia 9 de agosto é a sua vez de assistir pessoalmente à palestra do designer no BOOMSPDESIGN.

 

 

 

A poltrona Peacock, desenhada para a italiana Capellinni, é seu projeto mais icônico, produzida basicamente por duas peças – uma estrutura simples de aço carbono e uma grande faixa de feltro. O charme do projeto está na montagem da peça com tecnologia de ponta. O corte do material é tão preciso quanto a sua instalação no suporte de aço, desta forma o movimento provocado pelo tensionamento do feltro faz com que o mesmo se abra como uma cauda de pavão.

Dror Benshetrit

 

 

Para a fábrica alemã de cerâmicas Rosenthal, o designer usou humor e senso crítico ao criar um vaso com aparência quebrada. O conceito mostra a fragilidade dos objetos e a efemeridade da posse que se tem sobre as coisas materiais.

Dror Benshetrit2

 

 

Para a prestigiada marca norte-americana de malas Tumi, Dror trouxe inovação com dobras, sistemas de fechamentos e formatos. Além dos elementos técnicos, criou uma linda capa de couro que cobre parte dos produtos, com formas geométricas duras e resistentes, mas com muita suavidade e maciez ao toque.

Dror Benshetrit3

 

 

A instalação de 9 m de altura em Brancott Vineyard, em Marlborough, Nova Zelândia, é baseada no sistema modular QuaDror, uma série de unidades interligadas que formam uma grade com padrão geométrico, uma referência às fileiras uniformes de vinhas.

Dror Benshetrit4

 

 

Versão reduzida feita de aço preto, que funciona como adega.

Dror Benshetrit5

 

 

 

SERVIÇO

Data: de 7 a 9 de agosto

Local: Lounge Bienal – Parque do Ibirapuera

Inscrições pelo site: www.boomspdesign.com.br

Acompanhe as novidades sobre o evento no Instagram: @boomspdesign

 

 

 

Por Beto Cocenza, curador do BOOMSPDESIGN
Imagens Divulgação
Matéria Publicada em Revista Decorar 120.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!