Design para viver melhor

destaque
Tendência
13 de novembro de 2017
10 anos de Decorar
14 de novembro de 2017
destaque (5)

Novos tempos, novos espaços

 

 

 

Estamos bem no meio de uma revolução! De alguma forma, todos já sentimos e percebemos as grandes transformações que estão ocorrendo. Novos tempos, com mudanças de modelos e comportamentos, inevitavelmente vão exigir novos espaços e, como consequência, novos modos de projetar, construir, comercializar, integrar, harmonizar, habitar e coabitar.

 

Os clientes querem cada vez mais acesso em vez de posse. Saímos de uma lógica de produtos para uma lógica de serviços. Então, como serão as novas formas de morar? Como serão os espaços de trabalho? Como será a atuação de arquitetos, construtores, designers de interiores, decoradores, paisagistas, organizadores pessoais, designers de mobiliário, designers têxteis etc.?

 

Um cenário com muitas perguntas e poucas certezas nos leva a abraçar uma atitude mais aberta em relação ao novo e uma busca por outras formas de pensar e agir. Uma coisa sabemos: a disrupção será constante.

 

 

Design1

 

 

No livro “A Revolução do Design – conexões para o século XXI”, nos dedicamos a pensar várias dessas questões a partir da lógica do design. Por que design? Mais do que substituir a engenharia, a arquitetura, o marketing ou qualquer outra disciplina, o design propõe um jeito mais contemporâneo e colaborativo de resolver problemas e gerenciar projetos.

 

O design abraça e interliga saberes e agrega uma nova mentalidade (mindset), um jeito diferente de atuar – que leva em conta aspectos fundamentais, como propósito e empatia, ou seja, posiciona o ser humano no centro da conversa.

 

Funciona como um motor de inovação, que possibilita novos modelos de negócios, dá abertura a ideias e, com isso, viabiliza futuros possíveis e desejáveis. Nesse contexto, o IED, faculdade internacional de design, tem a alegria de aceitar o convite para iniciar uma travessia com os ilustres leitores e leitoras de Decorar.

 

Unimos nossas comemorações de 50 anos no mundo à celebração dos 10 anos da Revista, que sempre colocou o ser humano em suas capas, apostando no diferencial das inteligências criativas, um valor que compartilhamos.

 

 

 

 

* Victor Falasca Megido é diretor geral do Instituto Europeu de Design – IED Brasil e organizador do livro “A Revolução do Design – conexões para o século XXI” (Editora Gente).

 

Por  Victor Falasca Megido*
Imagens Vitor Gracia/IED
Matéria Publicada em Revista Decorar 125.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *