Colecionar é uma arte

destaque
EstiloTecno
19 de maio de 2017
destaque
Puro Design
15 de junho de 2017

Colecionar é uma arte

Colecionismo é o ato de reunir experiências, vivências e grandes memórias de uma vida e, às vezes, agregar lembranças de pessoas queridas que passaram por nossas existências, como móveis, objetos e obras de arte de família, de amigos ou de personagens importantes com as quais nos identificamos

 

Este projeto da arquiteta Cristiana Mascarenhas foi idealizado para um casal de colecionadores de arte comtemporânea, que comprou um apartamento no Upper East Side novaiorquino para abrigar a exclusiva coleção. O imóvel fica no Chatham Building, um dos edifícios projetados pelo aclamado arquiteto Robert Stern. Entre os moradores das construções que saíram de sua prancheta há estrelados como Robert de Niro, Marc Jacobs, Sting e Denzel Washingnton. A arquiteta carioca Cristiana Mascarenhas, um dos grandes destaques deste seleto grupo de profissionais brasileiros que se estabeleceram em Manhatan, foi convidada a concretizar o sonho do casal.

 

colecionar2

No amplo living, o sofá Maxalto /B&B Italia sobressai sobre a parede cinza. Acompanhando as janelas, um balcão-biblioteca abriga livros, esculturas e objetos. Destaque para a poltrona de Wladimir Kagan e a escultura de luz  de Olafur Eliasson.

 

Admiradora da coleção, priorizou a luminotécnica e modificou a planta original para valorizar o conteúdo. As obras espalhadas por este apartamento compõem com móveis vintages e outrosde produção atual. Logo na entrada a poltrona roxa, a banqueta e a mesinha de madeira vintage, do alemão Wladimir Kagan, já nos dizem sobre o que está por vir.

 

colecionar1

No canto da sala de jantar, o quadro de Frank Stella e a escultura prateleira de
espelho de Rashid Johnson são algumas surpresas da coleção.

 

Descendente de uma família de artesãos da marcenaria, inspirou-se no Bauhaus e no modernismo americano para produzir seus móveis.

Na sala, um generoso sofá Maxalto /B&B Italia faz contraponto a uma mesa de centro da Baxter. Sobre ele, quadro de Kara Walker, artista negra contemporânea, que explora as questões raciaise temas atuais da sociedade. Ao lado, uma escultura de luz do dinamarquês Olafur Eliasson, que costuma produzir instalações de grande escala, utilizando os elementos da natureza como matéria-prima.

Na sala de jantar, os detaques são duas obras de artistas contemporâneos com linguagens muito diversas: uma escultura em espelho de Rashid Johnson, artista contemporâneo que trabalha com escultura e fotografia que frequentemente incorpora em suas criações como sabão, cera e fitas de VHS; e um poderoso quadro de Frank Stella arremata o ambiente.

 

colecionar3

A mesa Saarinem de mármore e o lustre de Serge Mouille reinam entre os aparadores vintages na sala de jantar.

 

colecionar4

A sala de TV também foi pensada sem modéstia. O sofá Carlyle divide o espaço com a poltrona vintage e o pufe em capitonê.

 

O mobiliário é um charme só: o aparador vintage escandinavo faz par perfeito com o lustre nada modesto de Serge Mouille e a mesa Saarinen de mármore preto. Na parede externa do lavabo, reina outra obra de Olafur Eliasson. Para o ambiente, uma atração a mais aos amigos que visitam o apartamento e se deparam com um divertido espelho que flerta com a arte concreta e um tapete presenteado ao casal por um dos grandes galeristas novaiorquinos.

O quarto do casal, apesar de parecer sério, também exibe pitadas calientes com muita arte. O revestimento de palha da parede e o sofisticado veludo azul da elegante cama, que foi comprada na DWR – Design Within Reach, dá sobriedade ao espaço com um toque contemporâneo.

 

colecionar5

À esquerda do lavabo, outra obra de Olafur Eliasson. À direita, espelho e tapete que parodiam com a arte concreta.

 

colecionar6

A elegante suíte do casal foi revestida com palha e mobiliada com cama da DWR.
Na cabeceira, uma foto de Mangold.

 

 

Por Beto Cocenza
Imagens Costas Picadas
Matéria Publicada Revista Decorar 115

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!