Arquitetura modernista brasileira inspira design de Antonio da Motta

destaque
Grandes destaques da Maison & Objet
10 de julho de 2017
DESTAQUE
Décor puro estilo
18 de julho de 2017
destaque

Globe-trotter criativo

 

Antonio da Motta é um globe-trotter criativo nato. Nasceu artista, na Bahia de todos os santos, onde se formou em design de interiores. Aprimorou-se em arquitetura e design nos Estados Unidos, quando sua formação em artes pela Universidade da Pensilvânia deu base ao espírito livre e “xereta” natural deste baiano com DNA cosmopolita. É admirado e colecionado pelo jetset, artistas de Hollywood, grandes empresários e afins. Já teve estúdio em Nova York, cidade onde vem expondo desde 1993.

Há dois anos vem desenvolvendo uma requintada coleção para a empresa inglesa de móveis artesanais Alexander Lamont, que produz com artesãos habilidosos e um time restrito de designers. A coleção inspirada no modernismo brasileiro tem referências importantes da paisagem urbana e da exuberante natureza carioca: a orla de Copacabana, o modernismo brasileiro, os movimentos curvilíneos da costa fluminense, as ondas…

 

 

globe-trotter 2

 

 

A mesa Oscar utiliza bronze para sustentar sua estrutura, um tampo robusto com acabamento de laca.  A peça grita e pede por ajudaquando as colunas do Palácio do Alvorada são propositalmente posicionadas de cabeça para baixo – desenho atual, já que a capital nacional atualmente encontra-se de cabeça para baixo.

 

 

 

 

globe-trotter 1

 

 

 

 

A luminária Sapucaí utiliza dois minérios quase antagônicos em suas resistências. Produzida com a delicada mica dourada e o duro aço inox, é uma peça reflexiva e cheia de movimento, que demonstra sua inspiração primeira: a avenida ícone do carnaval brasileiro.

 

 

 

 

 

 

globe-trotter 3

 

 

 

O Flamengo e seu grandioso e controverso aterro teve as mãos de Lota de Macedo Soares e Burle Marx para dar cor e movimento ao local, uma inspiração para a peça da coleção que mais causa impacto, o biombo Flamengo. Produzido com machetaria de palha de palmeiras asiáticas, possui ângulos e linhas cobertos por laca com prata em sua composição. Uma coleção linda e completa, cuja grande dúvida seria qual escolher para meu cliente ou para minha casa.

 

 

 

 

 

Por Beto Cocenza, curador do BOOMSPDESIGN
Imagens Marc Schultz
Matéria Publicada em Revista Decorar 119.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!