Informal e aconchegante, projeto de Renata Foganholi prima por decoração contemporânea e espaços integrados

Décor deste projeto busca resgatar e redefinir as memórias dos moradores
31 de dezembro de 2017
Lavabos com muita personalidade e estilo, propostas para surpreender os convidados!
9 de Janeiro de 2018

Boa mudança

Arquiteta projeta cobertura para família que morava em casa de grandes dimensões se adaptar facilmente à mudança

 

 

 

projeto1

Com pé-direito duplo marcado pelo pendente São Judas Prime, o living conta com um longo sofá da VMobili, ótimo para acomodar as pessoas durante longas conversas. As poltronas com revestimento estampado trazem a alegria desejada pelo casal, assim como o tapete Arabesco.

 

Apesar de sempre ter morado em casa, a família composta por um casal de empresários e dois filhos adolescentes buscou um apartamento para seu novo lar por questões de segurança. Localizada no Jardim Anália Franco, a cobertura escolhida soma 466 m² divididos em dois pavimentos, cujo projeto é de autoria da arquiteta Renata Foganholi, que alinhou sua expertise com um olhar carinhoso. Afinal, a máxima era transformar o novo espaço em um lar aconchegante e agradável para uma família acostumada com uma casa de grandes dimensões curtir e receber amigos, seja em pequenos encontros ou em festas.

 

projeto2

Deste ângulo, note a integração do estar com o jantar. A área externa, por sua vez, é separada por portas de correr de vidro, assim as áreas se “conversam”. As cortinas Wallcovering controlam a incidência de luz natural.

 

projeto3

A coluna em drywall revestida de madeira delimita os ambientes, mas não os segrega, e ainda reforça o pé-direito alongado. O vaso com planta é sempre bem-vindo, já que traz o frescor típico das casas. Objetos decorativos da Via Classic e da LS Selection.

 

“Eles gostam de uma decoração bastante contemporânea, com cores vivas e muito conforto”, explica Renata, que sempre trabalha lado a lado com seus clientes, para conhecê-los melhor e entender seus desejos. Assim, para este projeto ela seguiu a linha de espaços ideais para receber, com materiais diferenciados e cores bem alegres.

 

“O projeto ideal é aquele que responde a todas as expectativas dos clientes”.

Renata Foganholi, arquiteta

 

projeto4

Informal e aconchegante, o home theater – integrado com o living – também foi composto com mobiliário VMobili, aliado com o móvel planejado da Florense que abriga o sistema de áudio e vídeo da Cocuroci Home. O tapete geométrico e almofadas de diferentes estampas alegram o espaço.

 

projeto5

No detalhe, poltronas com design de Charles Eames.

 

projeto6

A mesa redonda de vidro e as confortáveis cadeiras de madeira e tecido são ideais para reunir a família e os amigos na sala de jantar. Ao fundo, repare na parede revestida de espelho, com aparador de mármore bronze Armani, que compõe com buffet e adega.

 

Em seu projeto, não houve necessidade de alterar a planta original da cobertura, e a profissional valeu-se do pé-direito duplo do living, que é pensado de forma simétrica e cheia de conforto. “A principal alteração ocorreu nos revestimentos dos espaços, como no banheiro, na cozinha e no terraço”, explica. No décor, os móveis soltos e cuidadosamente escolhidos predominam no living, enquanto os quatro dormitórios, cozinha e lavanderia contam com marcenaria planejada. Obras de arte e esculturas unidas a revestimentos de destaque, como espelhos e pastilhas, trazem as cores e a personalidade desejadas trabalhadas com muita sutileza.

 

projeto7

Na área externa, o revestimento laranja contrasta com a madeira de demolição da parede e a mesa da Inove. Informal, o espaço conta ainda com churrasqueira, bancada e ilha de quartzo silestone.

 

projeto8

Ainda na área externa, a piscina foi revestida com pastilhas vermelhas da Bollpi, fugindo do tradicional. Sobre ela, a cobertura retrátil é de vidro, permitindo entrada de luz natural.

 

projeto9

A escadaria com degraus de mármore e guarda-corpo de vidro leva ao segundo pavimento, onde se encontra a área íntima.

 

projeto10

Na parede, obras de arte trazem cor e personalidade. O paisagismo traz frescor, fazendo o apartamento ter ares de casa.

 

Para conforto, o imóvel contou com automação e ar-condicionado, além de projeto luminotécnico que previu spots embutidos com lâmpadas de LED, auxiliado por pendentes e lustres decorativos, cheios de elegância e design.

A área externa conta até mesmo com uma piscina particular revestida com pastilhas vermelhas. A proprietária se surpreendeu com a fácil adaptação da família que veio de uma casa com uma metragem bem maior. “Agora tudo está prático, integrado e conseguimos ficar mais próximos. Quando estou na cozinha, converso com meu marido que está na varanda degustando uma cerveja, o seu hobby”, exemplifica a proprietária.

Um apê com ares de casa, mas com a segurança e a privacidade desejada.

 

projeto11

Chegando ao andar superior, uma grande mesa de centro da Florense marca o home office, com acabamento de laca preta alto brilho, além de uma cadeira Charles Eames. A estante com nichos avançados acomoda objetos e livros dos proprietários.

 

projeto12

O quarto do casal chama a atenção pela cabeceira revestida de tecido, da Atual Tapeçaria, e ripas laqueadas. Na parede, escultura de metal de Fabian Branco. Criados-mudos e marcenaria Florense.

 

projeto13

No banheiro do casal, muito mármore, espelho e pastilhas, além de uma deliciosa banheira, que convida a relaxar. A bancada é de mármore botticino clássico, da Eccomarmi Marmoraria. Uma estrutura redonda de laca acomoda um espelho do mesmo formato, da Sumaré. Metais Hansgroe.

 

projeto14

 

PERFIL

 

Renata Foganholi

Formação: arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e pós-graduação em design de interiores pela FAAP
Tempo de atuação: 18 anos
Estilo: contemporâneo e moderno
Morar bem é: estar em paz consigo mesmo em seu lar, ter o prazer de voltar para a casa depois do trabalho e ainda aproveitar seu espaço com a família
Bom design é: conforto, prazer; é aquilo que agrada aos olhos
Sustentabilidade é: pensar o presente focado no amanhã
Luxo é: ser feliz com o que você pode ter no momento e não ficar vivendo de futuro
O cliente ideal é: aquele que participa de todas as decisões com o arquiteto, que curte cada novo detalhe que vai acontecendo no projeto e que vibra com você
Referências que pautam seus projetos: atenção dada ao cliente, desde a entrevista até a entrega do projeto final
Uma obra de arte: a que agrada aos olhos, emociona
Um revestimento: madeira, por ser um dos materiais mais versáteis para se trabalhar
Um mobiliário: aquele que você pega a prancheta e vai desenhando até conseguir transportar o seu objetivo para o papel
Uma obra de arquitetura: Ópera de Sydney, do arquiteto Jorn Utzon, de 1973

 

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Sergio Israel
Matéria Publicada em Revista Decorar 126.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *