Retrato paulistano – O Theatro Municipal

destaque
Fendi visa setor imobiliário e lança luxuoso empreendimento em Miami
18 de novembro de 2017

Grandioso

 

 

Theatro_Municipal_por_Sylvia_Masini (3)

 

Sinônimo de patrimônio da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal conta muitas histórias que vão além de seus concertos de música clássica ou óperas. Toda sua estrutura, afinal, remete à sociedade do início do século XX, que começava a se desenvolver – graças à indústria cafeeira – e que desejava prédios e monumentos que expressassem toda sua força e refinamento. Assim surgiu o Theatro, em 1911, um dos grandes símbolos das aspirações cosmopolitas da época e cartão postal da atualidade. Palco de eventos importantes, como a Semana de Arte Moderna, onze anos após a sua inauguração, recebeu artistas da envergadura dos compositores Heitor Villa-Lobos e Pietro Mascagni, assim como a bailarina Anna Pavlova, entre muitos outros.

 

Com arquitetura eclética de Ramos de Azevedo e dos italianos Cláudio e Domiziano Rossi, o Theatro tem inspiração europeia, com forte influência da Ópera de Paris, em um projeto com traços renascentistas e barrocos na fachada. Em seu interior, por sua vez, adornos e obras de arte trazem a aura da ascensão da elite paulistana, com muitos bustos, bronzes e afrescos. Vitrais, mosaicos, mármore e colunas neoclássicas também marcam essa arquitetura do luxo.

 

Theatro_Plateia_por_Ricardo Kleine_(1)

 

Com mais de uma centena de anos e tombado desde 1981, o Theatro Municipal já passou por três grandes reformas e renovações. A primeira incluiu novos pavimentos (para ampliar os camarins), reduziu os camarotes e instalou um órgão; a segunda, por sua vez, restaurou o prédio e implementou equipamentos modernizados. Em seu centenário que ocorreu a última intervenção, mais complexa: o espaço passou por uma renovação completa, recuperando vitrais e pinturas decorativas com base em fotos antigas, com o cuidado de preservar a memória do local.

 

Hoje, ele conta com corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano, Orquestra Experimental de Repertório, Escola Municipal de Música de São Paulo e pela Escola de Dança de São Paulo.

theatromunicipal.org.br/

 

Escadarias_e_Hall_por_Fatima Gilberti (138)

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Divulgação
Matéria Publicada em Revista Decorar 125.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *