Projeto de Selma Tammaro torna natureza parte da casa

destaque
Tendências para inspirar – o que rolou na Casa Cor 2017
9 de agosto de 2017
DESTAQUE
Sofisticação e boas ideias conferem amplitude e aconchego ao apê de 57 m² deste projeto
17 de agosto de 2017
destaque

Tudo é azul

Vidro conecta a área interna com a natureza e traz a praia para dentro de casa

 

 

Selma1

A área externa é um dos maiores atrativos da casa. A piscina retangular – 12 m x 5 m – conta com diversas profundidades, de 1,5 m até 0,30 m, revestida com pedra Aqua Marine, da Palimanan, ao passo que a borda é de mármore. Ao seu redor, móveis de fibra sintética e alumínio, da Artefacto.

 

De sua prancheta já saíram inúmeros projetos à beira-mar, que combinam luxo e aconchego. Há mais de 38 anos no mercado, Selma Tammaro tem seu nome marcado internacional e nacionalmente, com uma arquitetura de alto padrão que prima pela satisfação do cliente – algo mais do que atingido nessa casa em Caraguatatuba, que conta com uma vista privilegiada da praia de Tabatinga. Aqui, como na música Tout est Bleu, de Ame Strong, também ouvida pela voz de Bebel Gilberto, “tudo é azul”. “Priorizamos a paisagem natural. Da porta de entrada avista-se a ilha que divide a baia do mar aberto. Com esse detalhe, a residência ganhou uma amplidão infinita, além de absorver para seu interior toda a beleza daquela natureza única”, expõe a arquiteta, que, com seu olhar apurado, tornou a casa quase uma moldura para a vista.

 

Com terreno de 800 m² e área construída de 600 m², a residência conta com 27 ambientes, dentre eles seis suítes e diversas áreas de lazer e descontração, para receber a grande família – um casal com dois filhos casados, que levam a alegria de dois netos. “A casa serve de apoio para o casal de empresários que possuem escritório tanto na capital quanto no litoral paulista”, explica Selma. O imóvel também é sede de diversas confraternizações, e a natureza traz a tranquilidade desejada pela família. “Um refúgio com spa para curtir com os netos, uma piscina da cor do mar e do céu… Muita luz natural e praticidade”, sintetiza.

 

“Do amanhecer ao pôr do sol , as janelas são quadros naturais que se harmonizam, tornando a casa parte da natureza”
Selma Tammaro, arquiteta e design de interiores

 

Selma2

Grandes aberturas que permitem a iluminação natural fazem parte do projeto – aqui, o living é banhado pelo sol através de um domo na cobertura da casa. O décor prioriza o conforto, com tons neutros e eventuais pontos de azul e verde.

 

Selma4

A residência serve como moldura para a bela vista incorporada ao projeto. Note como as grandes esquadrias e aberturas conferem luz natural e ventilação.

 

Selma5

O detalhe mostra o uso de seixos telados, da Palimanan, que remete à areia, e móveis Artefacto.

 

Seguindo um estilo contemporâneo e descontraído, o projeto tem o vidro como material principal, para tornar a casa integrada ao exterior. No interior, verde, azul, lilás e off-white evocam a vida marinha. Ali, o living é o centro dos ambientes, integrado com sala de TV e jantar, bar e varanda. “É um projeto moderno e preocupado com a preservação do meio ambiente. Ele tem aquecimento solar, iluminação total com lâmpadas LED, telhado verde, cores em materiais reciclados e ainda conta com piso drenante em pontos específicos da casa, absorvendo cerca de 70% da água para reuso”, conta. Uma abertura zenital ainda proporciona iluminação natural para as áreas de estar, closet e banheiro.

 

Selma6

Piscina projetada com diferentes níveis – duas prainhas, área de recreação com chafariz e cascata, além de um spa.

 

Selma7

No segundo pavimento, obras de arte da família trazem um ar de galeria. Repare como a porta de correr tem grafismos que lembram ondas do mar. Abaixo, armário planejado com o mesmo motivo esconde o bar, que acomoda taças e objetos da família.

 

Selma8

O escritório bem equipado também oferece vista externa, mas pode ser privativo com o fechamento das persianas Amorim.

 

Com paisagismo feito em parceria com Alex Hanazaki, a área externa contempla um jardim verde com spa e lareira no telhado da casa, além do jardim e da piscina que, com seu desenho retangular, foi pensada para várias opções de uso e se comunica tanto com a casa quanto com o mar. A vegetação é toda tropical, com muitas espécies de palmeiras e bromélias. Trepadeiras, bambus, minicostelas de adão e antúrios, entre outras complementam o paisagismo – iluminado de forma pontual para valorizar as palmeiras e alguns grupos de plantas.

 

Selma9

Bem equipada, a cozinha gourmet tem bancada de porcelanato em um discreto tom de azul com mesa acoplada, para refeições rápidas ou confraternizações ao lado do chef. As cadeiras são rústicas, bem ao estilo praiano.

 

Selma10

O living é o ambiente central, integrado com o bar, sala de TV, sala de jantar e varanda. Seu mobiliário, disposto de forma clássica, é resistente à maresia. Eles repousam sobre um tapete rústico da by Kamy.

 

 

Selma3

PERFIL

Naturalidade: brasileira
Formação: Arquitetura e Técnico em Edificações e Decoração de Interiores
Onde estudou: FAU Farias Brito, hoje UniG – Universidade de Guarulhos, e Mackenzie
Tempo de atividade: 38 anos
Áreas de atuação: arquitetura, interiores, paisagismo, iluminação
Número de projetos em andamento: 14
Regiões onde se localiza a maior parte de seus projetos: litoral norte e capital
Número de colaboradores no escritório: 7 arquitetos e 3 estagiários
Mostras que participou: Casa Cor, Casa Trio, Mostra B&C, Mostra HL, Mostra MMOrar
Prêmios: Olga Krell, Tile Brasil, FastShop, Docol, Todeschini
Estilo que adota: contemporâneo
Morar bem é: ter conforto
Bom design é: aquele que emociona e acolhe
Luxo é: o que te faz bem
O cliente ideal é: aquele que te lança desafios
Referências que pautam seus projetos: iluminação natural, sustentabilidade e natureza
Quatro características que definem seu estilo: grandes panos de vidro, portas altas fora do padrão, transparência, integração de ambientes
Um mobiliário: Banco Folha, de Ricardo Pessuto
Uma obra de arte: A Última Ceia, de Leonardo da Vinci
Um revestimento: Limestone
Uma obra de arquitetura: Catedral Sagrada Família, em Barcelona, de Antoni Gaudí

 

“No decorrer do curso comecei a me apaixonar pela arquitetura e tudo que ela abrangia”

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Renato Elkis, Phoética Ateliê Fotográfico e Celina Germer
Matéria Publicada em Revista Decorar 121.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!