O exuberante Japan House

DESTAQUE
Valorizando saúde e bem estar, empreendimentos em Miami apostam no esporte e entretenimento
23 de julho de 2017
Elegância e criatividade traz sofisticação sem excessos e destaca detalhes em meio a tons neutros
29 de julho de 2017
DESTAQUE

Culturas em conexão

Com projeto assinado pelo japonês Kengo Kuma, novo centro cultural aproxima Japão e Brasil por meio da arte

 

 

Japan House1

 

Impossível caminhar pela avenida Paulista sem prestar atenção na fachada do recém-inaugurado Japan House. O prédio se sobressai entre os arranha-céus com sua cortina de réguas de madeira feitas por artesãos japoneses ao lado de uma parede de cobogós brasileiros, um elo entre as duas culturas. E esse é justamente o objetivo do projeto global do governo japonês, que busca atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo ao difundir sua cultura, arte e tecnologia, sem, é claro, deixar suas raízes milenares.

 

Esse novo centro cultural é o primeiro a ser concluído – estão na lista ainda Londres e Los Angeles, grandes cidades globalizadas – e ocupa uma área de 2.500 m² dividida em três andares. Seu projeto foi pensado pelo consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, responsável pelo estádio dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, em parceria com o escritório nacional FGMF Arquitetos. De uso misto, o prédio deve sediar diversos workshops e palestras, além de abrigar este ano oito exposições, com curadoria de Marcello Dantas. O espaço ainda conta com um café e um restaurante, além de lojas com itens típicos da cultura nipônica. Um grande espaço multimídia abriga 1.900 livros selecionados por Yoshitaka Haba.

 

“São oportunidades de engajamento, surpresa e inspiração para que os brasileiros de hoje descubram e se encontrem com o Japão contemporâneo”

Angela Hirata, presidente da Japan House São Paulo

 

japanhouse.jp/saopaulo

 

 

Japan House2

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Carol Quintanilha e Rogério Cassimiro
Matéria Publicada em Revista Decorar 120.

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!