Espaços integrados ampliados por espelhos e materiais nobres ditam a tônica do projeto

DESTAQUE
Tons neutros clarearam e ampliaram esse projeto de estilo neoclássico
19 de junho de 2017
DESTAQUE
Guia de compras ABC
19 de junho de 2017
DESTAQUE

Por Marcela Millan

 

Design cosmopolita

Projeto preza por materiais nobres e pontuais peças de design para conferir ar elegante e sofisticado.

 

Projeto1

O hall social do apartamento reformado por Eduardo e Márcia Batistelli tem mármore Navona e Sivec no piso e paredes revestidas com Ipê. A generosa porta pivotante foi feita em marcenaria, na mesma madeira que a parede. Em primeiro plano, a mesa Timbó (Vermeil), tem tampo em ébano. Sobre ela, lustre Baccarat. O grande destaque é para a chaise longue Rio, desenhada por Oscar Niemeyer.

 

Quando o casal de empresários com dois filhos decidiu buscar um apartamento mais próximo da escola das crianças, não teve dúvidas em procurar Eduardo e Márcia Batistelli. Clientes há mais de dez anos do escritório Batistelli Arquiteturan e Design, eles confiaram seu novo imóvel de 734 m² à dupla, que já conhecia bem seus desejos e estilo e conseguiria tocar a reforma do projeto de interiores com facilidade. E, para eles, a palavra-chave era integração, com foco nos ambientes sociais. “O casal adora receber e apesar do apartamento originalmente não ter terraço gourmet, criamos toda infraestrutura para comportar uma churrasqueira e cooktop à gás munidos por coifa industrial potente, evitando que o cheiro se espalhe pelo ambiente”, contam os profissionais.

 

As mudanças na planta original não se restringiram a isso. Enquanto um terraço foi transformado no espaço gourmet, o hall teve as portas originais trocadas por portas pivotantes de Ipê, feitas em marcenaria, que, abertas, alcançam um vão de 3 m. A remoção de caixilhos no living e jantar garantiu integração entre eles e acesso livre à área externa. “Uma intervenção a se destacar foi a instalação de jardins verticais nos balcões do living e jantar. Com isso os moradores ganharam privacidade”.

 

 

Espaços integrados ampliados por espelhos e materiais nobres ditam a tônica do projeto

 

Projeto2

Deste ângulo, note como living e jantar são integrados e como as paredes revestidas com espelhos potencializam ainda mais a sensação de amplitude. Na sala de estar, o sofá Monotti (Atrium) convida à conversas e é amparado pela mesa de centro em laca, desenhada pelo escritório. O espaço é delimitado pelo tapete (by Kamy).

 

Projeto3

A sala de jantar tem mesa de laca contemporânea e cadeiras estilo francês, com acabamento em folha de ouro e veludo – ambas desenhadas pelo escritório. Para apoio, ela recebeu dois buffets que emolduram o jardim vertical, com portas e paredes espelhados. Sobre eles, um par de candelabros (Baccarat).

 

Bastante amplo, o apartamento recebeu materiais nobres e tons neutros. Nas áreas sociais, os mármores navona e branco sivek impermeabilizados imperam no piso, ao passo que algumas paredes são de ipê ou laca. Muitos espelhos proporcionam ainda mais amplitude. O decór é clean, com poucas peças – mas todas de personalidade e design. “O mobiliário foi garimpado peça à peça, equilibrando o contemporâneo e o clássico”. Isso resultou em ambientes elegantes e sofisticados, com um estilo que a dupla definiu como cosmopolita.

 

Projeto4

Aqui, o óleo sobre tela de Carlos Araújo rouba a cena, conferindo personalidade. Como a idéia era ter poucos mobiliários mas muito design, as duas poltronas são modelo Cortina Arm Chair, da Monotti (Atrium).

 

Projeto5

Living e home theater também são integrados, com porta de correr embutida. Note como o jardim vertical traz frescor e confere privacidade aos moradores.

 

Quando necessário, o escritório desenvolveu todo um projeto de marcenaria com móveis complementares para o home theater, living e sala de jantar . A automação total veio para trazer conforto e comodidade, permitindo cenários luminotécnicos, cortinas comandadas, home theater com telão de 105 polegadas e som ambiente integrado. “O projeto luminotécnico foi elaborado de forma a destacar quadros, objetos de arte, e o mobiliário através de cenas comandadas nos painéis de automação e IPAD. Na área central, entre o living e o jantar temos um Lustre Baccarat, o primeiro com lâmpadas LED da América Latina”, ressaltam.

 

Projeto6

O espaço gourmet, que ocupou o lugar de um dos terraços, ganhou também mais uma área social. O sofá em formato de L (Casa Matriz) conversa com a chaise-longe Ming (Èrea), convidando ao relaxamento. Ao fundo, a bancada em silestone com banquetas fica próxima à churrasqueira. Note, à direita, a luminária Fortuny – um luxo, desenhada por Mariano Fortuny há mais de uma centena de anos!

 

 

Projeto7

Aconchegante, o home theater recebeu um tapete claro (by kamy), que abriga um espaçoso sofá,assinado por Jader Almeida (Dpot). Ele é amparado por poltronas JJ, de Antonio Citterio, e puffs, ambos em couro.
A marcenaria foi escolhida para o móvel que abriga o telão.

 

 

 

“Um projeto ousado, com detalhes complexos, atmosfera cosmopolita e sofisticada que traduz a identidade.”

Eduardo e Márcia Batistelli, arquitetos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens Mabel Feres e Roberta Dabdad (Estúdio X+X)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *