Espaços integrados ampliados por espelhos e materiais nobres ditam a tônica do projeto

destaque
Revestimentos naturais e tons claros garantem aconchego à projeto
16 de junho de 2017
destaque
Edifício ícone em Miami
26 de junho de 2017
destaque

Por Marcela Millan

 

Design cosmopolita

Projeto preza por materiais nobres e pontuais peças de design para conferir ar elegante e sofisticado.

 

Projeto1

O hall social do apartamento reformado por Eduardo e Márcia Batistelli tem mármore Navona e Sivec no piso e paredes revestidas com Ipê. A generosa porta pivotante foi feita em marcenaria, na mesma madeira que a parede. Em primeiro plano, a mesa Timbó (Vermeil), tem tampo em ébano. Sobre ela, lustre Baccarat. O grande destaque é para a chaise longue Rio, desenhada por Oscar Niemeyer.

 

Quando o casal de empresários com dois filhos decidiu buscar um apartamento mais próximo da escola das crianças, não teve dúvidas em procurar Eduardo e Márcia Batistelli. Clientes há mais de dez anos do escritório Batistelli Arquiteturan e Design, eles confiaram seu novo imóvel de 734 m² à dupla, que já conhecia bem seus desejos e estilo e conseguiria tocar a reforma do projeto de interiores com facilidade. E, para eles, a palavra-chave era integração, com foco nos ambientes sociais. “O casal adora receber e apesar do apartamento originalmente não ter terraço gourmet, criamos toda infraestrutura para comportar uma churrasqueira e cooktop à gás munidos por coifa industrial potente, evitando que o cheiro se espalhe pelo ambiente”, contam os profissionais.

 

As mudanças na planta original não se restringiram a isso. Enquanto um terraço foi transformado no espaço gourmet, o hall teve as portas originais trocadas por portas pivotantes de Ipê, feitas em marcenaria, que, abertas, alcançam um vão de 3 m. A remoção de caixilhos no living e jantar garantiu integração entre eles e acesso livre à área externa. “Uma intervenção a se destacar foi a instalação de jardins verticais nos balcões do living e jantar. Com isso os moradores ganharam privacidade”.

 

 

Espaços integrados ampliados por espelhos e materiais nobres ditam a tônica do projeto

 

Projeto2

Deste ângulo, note como living e jantar são integrados e como as paredes revestidas com espelhos potencializam ainda mais a sensação de amplitude. Na sala de estar, o sofá Monotti (Atrium) convida à conversas e é amparado pela mesa de centro em laca, desenhada pelo escritório. O espaço é delimitado pelo tapete (by Kamy).

 

Projeto3

A sala de jantar tem mesa de laca contemporânea e cadeiras estilo francês, com acabamento em folha de ouro e veludo – ambas desenhadas pelo escritório. Para apoio, ela recebeu dois buffets que emolduram o jardim vertical, com portas e paredes espelhados. Sobre eles, um par de candelabros (Baccarat).

 

Bastante amplo, o apartamento recebeu materiais nobres e tons neutros. Nas áreas sociais, os mármores navona e branco sivek impermeabilizados imperam no piso, ao passo que algumas paredes são de ipê ou laca. Muitos espelhos proporcionam ainda mais amplitude. O decór é clean, com poucas peças – mas todas de personalidade e design. “O mobiliário foi garimpado peça à peça, equilibrando o contemporâneo e o clássico”. Isso resultou em ambientes elegantes e sofisticados, com um estilo que a dupla definiu como cosmopolita.

 

Projeto4

Aqui, o óleo sobre tela de Carlos Araújo rouba a cena, conferindo personalidade. Como a idéia era ter poucos mobiliários mas muito design, as duas poltronas são modelo Cortina Arm Chair, da Monotti (Atrium).

 

Projeto5

Living e home theater também são integrados, com porta de correr embutida. Note como o jardim vertical traz frescor e confere privacidade aos moradores.

 

Quando necessário, o escritório desenvolveu todo um projeto de marcenaria com móveis complementares para o home theater, living e sala de jantar . A automação total veio para trazer conforto e comodidade, permitindo cenários luminotécnicos, cortinas comandadas, home theater com telão de 105 polegadas e som ambiente integrado. “O projeto luminotécnico foi elaborado de forma a destacar quadros, objetos de arte, e o mobiliário através de cenas comandadas nos painéis de automação e IPAD. Na área central, entre o living e o jantar temos um Lustre Baccarat, o primeiro com lâmpadas LED da América Latina”, ressaltam.

 

Projeto6

O espaço gourmet, que ocupou o lugar de um dos terraços, ganhou também mais uma área social. O sofá em formato de L (Casa Matriz) conversa com a chaise-longe Ming (Èrea), convidando ao relaxamento. Ao fundo, a bancada em silestone com banquetas fica próxima à churrasqueira. Note, à direita, a luminária Fortuny – um luxo, desenhada por Mariano Fortuny há mais de uma centena de anos!

 

 

Projeto7

Aconchegante, o home theater recebeu um tapete claro (by kamy), que abriga um espaçoso sofá,assinado por Jader Almeida (Dpot). Ele é amparado por poltronas JJ, de Antonio Citterio, e puffs, ambos em couro.
A marcenaria foi escolhida para o móvel que abriga o telão.

 

 

 

“Um projeto ousado, com detalhes complexos, atmosfera cosmopolita e sofisticada que traduz a identidade.”

Eduardo e Márcia Batistelli, arquitetos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens Mabel Feres e Roberta Dabdad (Estúdio X+X)